quarta-feira, 17 de maio de 2023

Elvis Presley - For LP Fans Only - Parte 1

Em 1958 Elvis Presley se tornou oficialmente um soldado do exército dos Estados Unidos. Ele foi enviado para a Alemanha para uma divisão de tanques localizada na fronteira e sua carreira simplesmente parou. Não haveria mais shows e nem gravações em estúdio. Elvis estaria fora do jogo por dois longos anos, nos quais ele iria congelar na fria região próxima a Frankfurt. Nada de músicas novas, melodias românticas, rocks ou filmes em Hollywood.

Durante esse longo período fora, a RCA Victor não poderia ficar sem discos novos de sua maior estrela. No auge do sucesso, no pique da glória, Elvis conseguia vender mais que todos os demais artistas do selo juntos. Ele era um cantor indispensável para a saúde comercial da gravadora. Uma coisa era certa: o mercado não podia ficar sem discos novos de Elvis. Era preciso encontrar alguma saída, alguma solução para esse problema.

Assim a gravadora começou o lançamento de uma série de coletâneas. Usando fotos novas do artista, criava-se uma ilusão de que era um álbum novinho em folha do Rei do Rock. Só que na verdade todas as faixas eram meras rerises. Algumas até bem-vindas, pois só tinham sido lançadas antes pela Sun Records. E como se sabe a pequena gravadora de Memphis não tinha alcance nacional e nem muito menos internacional. Seus compactos foram vendidos em números limitados de cópias. Dar ao fã de Elvis na época a chance de ouvir as primeiras gravações do cantor, ainda no comecinho da carreira, não era ruim, pelo contrário, era um deleite para os colecionadores. Nasceu assim esse LP feito somente para fãs.

E foi através desse disco que muita gente ouviu pela primeira vez a música "That's All Right" que foi a primeira música gravada por Elvis Presley a ser lançada comercialmente. Chegou ao mercado pela primeira vez em um pequeno single da Sun Records. Foi gravada em julho de 1954, com um Elvis de apenas 19 anos de idade. Na época ele era motorista de caminhão da companhia de energia elétrica de Memphis. Composta originalmente por um artista negro chamado Arthur Crudup, o "Big Boy", essa música foi virada pelo avesso por Elvis. No estúdio ele deu seu toque pessoal para a baladinha country e acabou mudando a história da música mundial.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Elvis Presley
    For LP Fans Only
    Pablo Aluìsio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Você já pensou que talvez essa ida do Elvis ao exército por dois anos pode ter salvado a sua carreira por preservar a sua imagem?
    Eu digo isso porque nesse mesmo período a maior parte dos grande roqueiros ou foram pra cadeia, ou morreram, ou tiveram as suas reputações destruidas pelos defensores do American Way of Life.
    O Exército matou o Elvis artista gênio do rock, mas preservou o entertainer.

    ResponderExcluir
  3. Muitos defendem essa tese. Eu penso que se aconteceu foi por mero acaso do destino...

    ResponderExcluir