segunda-feira, 15 de maio de 2023

Golias Contra os Bárbaros

Título no Brasil: Golias Contra os Bárbaros
Título Original: Il terrore dei barbari
Ano de Lançamento: 1959
País: Itália
Estúdio: Alta Vista
Direção: Carlo Campogalliani
Roteiro: Gino Mangini, Emimmo Salvi
Elenco: Steve Reeves, Chelo Alonso, Bruce Cabot, Giulia Rubini, Arturo Dominici, Livio Lorenzon

Sinopse:
Um grupo violento de bárbaros vindos das florestas do norte da Europa invadem uma pequena vila e matam quase todos os seus moradores. Um jovem chamado Emiliano (Steve Reeves) decide então se levantar contra essas tribos invasores. Usando o nome de Golias ele parte para o massacre dos assassinos.

Comentários:
Algumas pessoas pensam que o cinema brucutu nasceu nos anos 80 com Stallone e Arnold Schwarzenegger e todos aqueles fortões. Nada mais equivocado. Antes de todos eles existiu Steve Reeves, o verdadeiro pioneiro dos filmes estrelados por homens musculosos e violentos, com espadas na mão, derrotando todo um enorme exército inimigo, lutando praticamente sozinho! E essa produção foi apenas mais um desses filmes de ação e violência estrelado por ele. Realmente era um ator que chamava a atenção. Steve Reeves era halterofilista e convencia plenamente em todos os personagens que exigiam um físico acima dos meros mortais. Não é á toa que ficou tão conhecido pelos filmes de Hércules que interpretou. Aqui ele remete a outro personagem da mitologia antiga, o gigante Golias. Não ficou nada a dever para essa lenda dos textos antigos. Em termos históricos o roteiro obviamente tem pouca credibilidade. Se existiu, o Golias do velho testamento teria vivido entre os séculos X e IX antes de Cristo. A crise romana contra os bárbaros ocorreu muitos séculos depois; De qualquer forma vale como diversão, afinal de contas era esse o objetivo de filmes como esse naquela época.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. E o Steve Reeves tinha um grande vantagem sobre os outros brcutus do cinema, um rosto bem talhado, perfeito para as telas grandes.

    ResponderExcluir
  2. Ele foi um brucutu raiz da história do cinema... rsrs

    ResponderExcluir