Quando os Beatles gravaram suas novas músicas e as lançaram no single "She Loves You / I'll Get You" eles acreditaram que tinham acertado em cheio. Afinal o compacto lançado na Inglaterra e em diversos países da Europa imediatamente fez um belo sucesso. Número 1 em diversas paradas. John Lennon acreditou que finalmente essa música seria lançada na América pelo selo Capitol com toda a publicidade que tinha direito. Só que isso não aconteceu!
Para surpresa completa de John e dos demais Beatles, a Capitol recusou a música. O diretor musical da gravadora americana afirmou que a música era muito fraca e que não faria sucesso nenhum nas rádios americanas. Claro que ele estava muito enganado sobre isso, mas seu veto valeu. A Capitol arquivou o single e ficou esperando por algo melhor vindo daqueles cabeludos ingleses.
John Lennon ficou muito chateado. Como Paul McCartney diria anos depois, os Beatles compunham suas músicas nessa fase pensando no sucesso comercial. Eles queriam o sucesso e nada seria mais consagrador do que fazer sucesso nos Estados Unidos e na América. Com as portas fechadas daquele jeito, iria ser complicado. Curiosamente o single finalmente seria lançado, só que meses mais tarde quando a Beatlemania tomava conta dos Estados Unidos durante a primeira turnê do grupo naquele país. Para John Lennon aquilo só podia ser piada. Afinal a rejeição inicial lhe deixou bem chateado.
Já o lado B era bem conhecido dos brasileiros. Isso mesmo, o público brasileiro ouviu essas músicas primeiro do que os americanos. E I'll Get You fazia parte do repertório do disco brazuca "The Beatles Again" que só saiu no Brasil. Com capa medonha de feia, esse disco tinha uma excelente seleção musical, provando que pelo menos na EMI brasileira eles sabiam muito bem o que estavam fazendo.
Pablo Aluísio.
De novo estamos naquela: se diretores de gravadora e produtores, soubessem o que fará sucesso, seriam trilionários.
ResponderExcluirE depois de alguns anos as próprias gravadoras se tornaram obsoletas...
ResponderExcluir