quinta-feira, 25 de maio de 2023

Tina Turner

Tina Turner
Ontem tivemos a triste notícia da morte da cantora Tina Turner. Realmente esse tem sido um mês terrível para o mundo da música. Primeiro perdemos Rita Lee, agora Tina Turner. Duas cantoras que deixam um legado enorme para a música. Em termos de Tina Turner eu me lembro essencialmente de sua fase nos anos 80. Isso é fácil de explicar. Eu vivi essa época, vi o seu sucesso. Era um hit atrás do outro tocando nas rádios. Sem dúvida foi o período de auge em sua carreira, vendendo milhões de cópias de seus álbuns, fazendo grandes shows ao redor do mundo com destaque para sua apresentação no Rio de Janeiro, onde se apresentou para mais de 180 mil pessoas em pleno Maracanã lotado.

O interessante sobre tudo isso é que foi na década de 80 em que ela superou uma fase muito ruim de sua vida pessoal e profissional. Era o momento de superação. Ela deixava para trás um passado de muitos abusos físicos e psicológicos de seu marido, um sujeito completamente crápula e asqueroso que a explorava de todas as formas. Ike Turner foi o símbolo pereito do machismo tóxico e violento. Deixou marcas psicológicas profundas na artista. 

E foi justamente nos anos 80 que ela procurava deixar tudo isso para trás. Foi seu momento de se reinventar como cantora, como pessoa e como artista. Se tornou um grande símbolo do poder de superação pessoal. E foi justamente nesse tempo de renascimento que eu a descobri como grande intérprete de verdadeiros hinos das paradas de sucesso. De fato, se você foi jovem naquela década era simplesmente impossível não conhecer algum de seus grandes sucessos. Sua musicalidade estava no ar, o tempo todo. 

Infelizmente a vida humana tem seu ciclo final. Ela morreu na Suíça aos 83 anos de idade. Já estava aposentada e vinha sofrendo com perdas em sua vida pessoal. Dois de seus filhos tinham falecido, um bem recentemente. Isso obviamente arrasa com qualquer mãe. Enfim, Tina Turner, grande cantora que foi, também nos deixou uma bela lição de superação. Sempre buscar pelo momento atual, procurando se superar sempre, deixando no passado as coisas ruins que nos fizeram sofrer. 

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. Bom, pra dar a devida dimensão do foi Tina Turner, na decada de '60, ninguém menos que o gênio mundial Elvis Presley, fazia questão de ir assitir o show "Ike and Tina", e todos nós sabemos que não era por causa do Ike.

    ResponderExcluir