quarta-feira, 31 de maio de 2023

Elvis Presley - For LP Fans Only - Parte 3

O rock "Shake, Rattle and Roll" se notabilizou e fez sucesso na voz de Bill Haley e seus Cometas. Ele foi uma espécie de pai cinquentão do Rock em seu surgimento, pois quando começou a fazer sucesso já tinha passado da idade de ser considerado um rockstar, tal como Elvis. Isso porém não o impediu de fazer muito sucesso, principalmente com seu clássico absoluto "Rock Around The Clock", considerado o primeiro grande sucesso de Rock´n´Roll nos Estados Unidos.

Elvis gravou pouco do material inesquecível e marcante de Bill Halley, mas o admirava bastante, tendo inclusive se encontrado pessoalmente com ele. É famosa a foto de Elvis, já devidamente fardado para o exército, ao lado de Halley. De qualquer maneira essa versão de Elvis não faria muito sucesso em sua voz pois seu potencial comercial já tinha se esgotado com o lançamento do single de Bill Haley.

A baladinha country "I'm Left, You're Right, She's Gone" foi gravada por Elvis Presley na Sun Records na data de 5 de março de 1955. É interessante notar que quando a Sun vendeu o passe de Elvis para a RCA Victor havia uma cláusula nesse contrato que dava para a nova gravadora direito a toda e qualquer gravação feita por Elvis no estúdio de Sam Phillips. Era o que se costumava chamar na época de "cláusula universal de direitos autorais".

Isso se referia a tudo, desde uma música completa gravada por Elvis na Sun, até pequenos takes, ensaios, restos de gravação, qualquer coisa, qualquer registro em áudio. E quando Elvis foi para a RCA também foram os tapes que ele havia gravado em Memphis. Alguns deles perfeitos e bem gravados, que não foram negligenciados pela gravadora de Nova Iorque. Assim essa música não deixou também de ter seu espaço nesse álbum com o selo da multinacional. E esse country foi até bem comercializado pela gravadora pois disquinhos de jukebox foram enviados para a região sul, principalmente ali perto do Arkansas, onde acabou fazendo bastante sucesso.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Bom Pablo: o Elvis, com seu gênio criativo instintivo, sem dúvida foi quem formatou o Rock and Roll como é conhecido até hoje, como a musica dos jovens, alegre, furiosa, contestadora, entretanto, a simples existência do Bill Haley fazendo muito sucesso com dois rocks dos mais genuínos, nos anos de 1953 e 1954 provam factualmente que o Elvis realmente não e o inventor do rock, como querem muitos fãs xiitas, mas sim seu, digamos, lapidador, aquele deu a sua forma definitiva.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você nesse aspecto. Aliás o Rock não tem um criador, mas sim criadores. É uma criação cultural coletiva onde cada artista trouxe sua contribuição pessoal.

    ResponderExcluir