terça-feira, 30 de maio de 2023

Godless

Godless
Quer uma boa dica de faroeste na Netflix? Eu indico essa minissérie chamada Godless. A história se passa em uma pequena cidade do velho oeste. É uma região de mineração e quando ocorre um grave acidente dentro dessa mina praticamente todos os homens morrem. Ficam apenas as mulheres, os idosos e as crianças. Uma situação delicada, ainda mais sabendo-se que uma quadrilha de bandoleiros liderados pelo assassino e "pastor" Frank Griffin (Jeff Daniels) está chegando na região em busca de vingança. Acontece que um dos bandidos de seu grupo fugiu com o dinheiro de um roubo a banco e ele se escondeu exatamente nessa região. Coloque na galeria de bons personagens também um xerife que está ficando cego e uma jovem viúva disposta a defender seu rancho de todas as formas. 

Western dos bons, com bom roteiro que valoriza cada personagem, dando espaço a cada um deles. Foi particularmente gratificante ver também um bom ator como Jeff Daniels voltando a fazer algo relevante. E ele está ótimo no papel desse bandido com inspirações religiosas. Uma bíblia e um colt ao lado, velho tema explorado nos antigos filmes de faroeste. Também vale salientar a boa presença da atriz Michelle Dockery que interpreta uma das personagens centrais, uma bela mulher, mas firme e forte que defende seu rancho de criação de cavalos. Quem está acostumado a vê-la na popular série inglesa Downton Abbey vai ter uma surpresa. A beleza feminina não significa fraqueza, muito pelo contrário. Enfim, gostei muito. Espero que a Netflix produza mais material nessa linha. Os assinantes agradecem. 

Godless (Estados Unidos, 2017) Direção: Scott Frank / Roteiro: Scott Frank / Elenco: Jeff Daniels, Michelle Dockery, Jack O'Connell, Merritt Wever, Thomas Brodie-Sangster / Sinopse: Uma quadrilha de bandoleiros liderados pelo procurado assassino Frank Griffin (Jeff Daniels) parte em direção a uma pequena cidade do velho oeste habitada apenas por mulheres, idosos e crianças. Ele quer vingança contra um de seus comparsas que fugiu levando todo o dinheiro de um roubo a banco. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Eu sei que o ator Jeff Daniels é muito bom, mas perdi completamente a condição de vê-lo como um bandido, ou qualquer personagem serio, depois do seu Dumber, Dumb and Dumber. É so olhar pra cara dele e me vem o Lóide.

    ResponderExcluir
  2. Ele está muito bem nesse papel, que aliás é um presente para qualquer ator de sua idade. Engraçado eu nunca faço esse tipo de associação imediata que você fez; Embora seja um filme muito popular da carreira dele, eu não faço essa estigmatização.

    ResponderExcluir