terça-feira, 9 de maio de 2023

Os Dois Sargentos do General Custer

Título no Brasil: Os Dois Sargentos do General Custer
Título Original: I due sergenti del generale Custer
Ano de Lançamento: 1965
País: Itália, Espanha
Estúdio: Balcázar Producciones Cinematográficas
Direção: Giorgio Simonelli
Roteiro: Alfonso Balcázar, Marcello Ciorciolini
Elenco: Franco Franchi, Ciccio Ingrassia, Margaret Lee, Fernando Sancho, Franco Giacobini, Ernesto Calindri

Sinopse:
Durante a guerra civil, dois soldados da União de origem siciliana, Ciccio e Franco, são presos e acusados ​​de deserção. A sorte de repente está do lado deles quando o exército da União Custer precisa de dois para uma operação de espionagem de emergência.

Comentários:
A história do General Custer já rendeu muitos flmes, livros e peças de teatro. Tudo fruto da tragédia que se abateu sobre ele e sua sétima cavalaria que foram dizimados no campo de batalha durante as chamadas guerras índigenas. Com certeza foi o evento do velho oeste envolvendo a cavalaria que mais deu origem a produtos da cultura pop. A tragédia e o massacre criaram uma forte sensação de choque no inconsciente coletivo e a arte se aproveitou disso. Esse filme aqui usa a figura do Custer apenas como pano de fundo. Esse western spaghetti também aproveita para trazer humor pois os dois atores principais do filme eram bem conhecidos na Itália justamente por trilharem e trabalharem nessa linha. Assim para quem deseja conhecer mais ou pelo menos assistir um filme mais sério ou histórico sobre Custer e a sétima cavalaria, esse filme obviamente não seria o mais indicado. 

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. O ator Fernando Sacho fez sucesso nessa época interpretando vilões mexicanos com grande carisma... Em 1962 apareceu também em Lawrence da Arábia fazendo um sargento turco que torturava o herói.

    ResponderExcluir
  2. Não deixa de ser curioso como hoje se usa o termo "dizimar" querendo dizer exterminar, quando na sua concepção original, no Império Romano, por exemplo, dizimar significava reduzir um batalhão em 10% do seu efetivo, ou seja, perder 100 soldados de um total de 1000.
    A língua vai se adaptando.

    ResponderExcluir