sábado, 6 de maio de 2023

O Exorcista do Papa

Título no Brasil: O Exorcista do Papa
Título Original: The Pope's Exorcist
Ano de Lançamento: 2023
País: Estados Unidos
Estúdio: Screen Gems
Direção: Julius Avery
Roteiro: Michael Petroni, Evan Spiliotopoulos
Elenco: Russell Crowe, Franco Nero, Peter DeSouza-Feighoney, Daniel Zovatto, Laurel Marsden, Alex Essoe

Sinopse:
Uma família norte-americana se muda para um imóvel que no passado foi uma abadia usada pela inquisição durante os anos mais terríveis de tortura e caça aos hereges em solo europeu. A mãe, viúva, quer reformar o lugar para vender, mas antes disso o seu filho caçula começa a mostrar sinais de possessão demoníaca. O Vaticano então envia um padre exorcista para resolver espiritualmente a situação.

Comentários:
Esse tipo de filme sobre exorcismo está bem saturado. Ainda existem filmes que tentam tratar da luta do bem contra o mal no mundo espiritual de forma mais inteligente, mais sutil, de maneira mais intelectualizada. Esses se salvam da mediocridade. Entretanto existem filmes com roteiros mais rasteiros que mostram tudo na base da pancadaria, do quebra-pau generalizado. Infelizmente é o caso desse filme onde a sutileza e o suspense passaram longe. O roteiro até apresenta uma boa narrativa sobre o passado desse demônio Asmodeus com a inquisição espanhola, mas tudo superficial. A impressão que tive foi que os roteiristas acreditam que o público que vai assistir ao filme não tem muita inteligência. Tudo é bem explicadinho para a tal geração Marvel entender tudinho, sem problemas... Com isso nem mesmo essa ideia original se sustenta muito. Em termos de elenco o mais curioso foi ver o ator Franco Nero (O Django do western spaghetti) interpretando o Papa. O roteiro não o nomea por respeito, mas fica bem óbvio que se trataria do Papa João Paulo II. Pena que nem sua presença é melhor aproveitada. Assim o saldo é negativo. Esse é um filme que não me provocou nada, nem muito interesse e nem muito menos o que um filme de terror deveria despertar em seu público, o medo. O velho e bom padre Gabriele Amorth merecia coisa melhor.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Das farsas, fraudes, vigarices, da igreja, acho que o "exorcismo" é a mais deplorável. Como com o que se sabe no seculo 21 essa farsa ainda é levada a serio por um número considerável de pessoas é um completo mistério.

    ResponderExcluir
  2. O exorcismo não passa de um ritual onde um padre faz várias orações; No cinema entretanto virou um quebra-pau espiritual... rsrs

    ResponderExcluir