segunda-feira, 1 de maio de 2023

Quando o Coração Floresce

Título no Brasil: Quando o Coração Floresce
Título Original: Summertime
Ano de Lançamento: 1955
País: Estados Unidos
Estúdio: United Artists
Direção: David Lean
Roteiro: Arthur Laurents, H.E. Bates
Elenco: Katharine Hepburn, Rossano Brazzi, Isa Miranda, Darren McGavin, Mari Aldon, Jeremy Spenser

Sinopse:
A norte-americana Jane Hudson (Katharine Hepburn) viaja de Ohio para Veneza. Jane é uma mulher solteira e solitária de meia-idade que economizou dinheiro para a viagem dos seus sonhos. Ela espera encontrar o amor de sua vida nessa jornada. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor atriz (Katharine Hepburn) e melhor direção (David Lean). 

Comentários:
Quando eu penso em filmes românticos dos anos 50 eu não penso imediatamente no nome da atriz Katharine Hepburn. Ela sempre interpretou personagens femininas mais fortes, nada a ver com mulheres românticas demais. Só que para toda regra existe uma exceção e esse filme se enquadra bem nisso. E o que mais me surpreende é saber que ela foi indicada ao Oscar de melhor atriz por esse papel, que achei até mesmo leve, romantizado em excesso. Não entendi a razão de ser lembrada no prêmio mais importante do ano para atrizes. Para cinéfilos em geral entretanto o grande atrativo vem do fato do filme ter sido dirigido pelo excelente mestre da sétima arte David Lean. Aqui já demonstrava todo o seu talento, procurando tirar todo o proveito de Veneza, uma das cidades reconhecidamente mais românticas do mundo. E nesse aspecto o cineasta certamente foi mais do que bem sucedido. O que já era belo ficou ainda mais bonito na perspectiva de suas lentes de cinema. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pior eu que conheci a Katharine Hepburn no filme "Uma Aventura na África" aonde era chamada pelo Humphrey Bogart de "velha, magrela, feia" e foi essa a impressão que levei dela pra sempre. Como dizem "a primeira impressão..."

    ResponderExcluir
  2. A primeira impressão é a que fica, diz o ditado popular...

    ResponderExcluir