segunda-feira, 8 de maio de 2023

Salomão e a Rainha de Sabá

Título no Brasil: Salomão e a Rainha de Sabá
Título Original: Solomon and Sheba
Ano de Lançamento: 1959
País: Estados Unidos
Estúdio: United Artists
Direção: King Vidor
Roteiro: Crane Wilbur, Anthony Veiller
Elenco: Yul Brynner, Gina Lollobrigida, George Sanders, Marisa Pavan, David Farrar, John Crawford

Sinopse:
Depois de se tornar rei do antigo Israel, Salomão (Yul Brynner) enfrenta ameaças vindas de seu ciumento e despossuído irmão Adonias, o Faraó egípcio e a intrigante Rainha de Sabá (Gina Lollobrigida). Filme com roteiro adaptado dos textos antigos do velho testamento bíblico. 

Comentários:
Dentro do ciclo de adaptações cinematográficas baseadas em histórias do velho testamento esse filme até se destaca. Tem excelente produção e conta com um elenco realmente espetacular. O ator Yul Brynner já vinha se destacando nesse tipo de personagem pois ele havia interpretado faraós e líderes orientais exóticos em filmes anteriores. E dentro do que sabia fazer, estava muito bem. Em termos de elenco eu destacaria mesmo a estrela italiana Gina Lollobrigida. No auge de sua beleza, esbanjou à vontade muita sensualidade e glamour em seu papel de rainha devoradora de homens. Luxúria pura, em estado latente, sensualidade completa. É de se deixar corado os carolas que foram assistir ao filme por causa dos textos bíblicos que lhe deram origem. Aliás essa velha mitologia em torno de Salomão poderia ter sido mais explorado pelo cinema, afinal são tantas histórias interessantes que certamente renderiam bons filmes. De qualquer forma a bilheteria não foi tão boa quanto o estúdio esperava, o que de certa maneira fez com que esse ciclo de filmes baseados na antiguidade fossem colocados em segundo plano em Hollywood. 

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Yul Brynner assumiu o papel às pressas depois de Tyrone Powell simplesmente ter um infarto fulminante durante as filmagens!

    ResponderExcluir
  2. E ele era um grande favorito desse diretor. Fizeram vários filmes juntos.

    ResponderExcluir
  3. Yul Brynner, o eterno rei do Sião em "O Rei e Eu". Esse ator mostrou que o homem pode ser bonito mesmo sendo careca numa época que isso era impensável, uma era pre Jason Statham, The Rock e mais um monte de carecas galas de hoje em dia.

    ResponderExcluir
  4. O que poderíamos chamar hoje de ator característico, ideal para determinados tipos de personagens...

    ResponderExcluir