segunda-feira, 1 de maio de 2023

Muralhas de Sangue

Título no Brasil: Muralhas de Sangue
Título Original: One Minute to Zero
Ano de Lançamento: 1952
País: Estados Unidos
Estúdio: RKO Radio Pictures
Direção: Tay Garnett
Roteiro: Milton Krims, William Wister Haines
Elenco: Robert Mitchum, Ann Blyth, Richard Egan, William Talman, Charles McGraw, Eduard Franz

Sinopse:
Durante os primeiros dias da Guerra da Coréia, o coronel do Exército dos EUA Steve Janowski (Robert Mitchum) é um dos muitos conselheiros militares que treinam o exército sul-coreano e tem a tarefa de evacuar os civis americanos da zona de guerra. Filme com história baseada em fatos históricos reais. 

Comentários:
Um bom filme sobre a guerra da Coreia. O diretor foi um pouco criticado porque na realidade ele parecia mais preocupado com a história dramática do filme, colocando-se ali seu lado romântico, do que com as cenas de ação no campo de batalha. Essa foi uma crítica justa, mas por outro lado, também deve ser amenizada, pois desenvolver bem os personagens de um filme é um mérito da direção e não uma falha. Entretanto a maior controvérsia do filme veio de uma cena em particular mostrando civis indefesos sendo atacados por militares americanos. É bom lembrar que esse filme foi lançado enquanto a guerra acontecia e uma cena chocante como essa poderia causar danos às imagens das forças armadas americanas, o que causou um grande mal estar entre o estúdio e o departamento de defesa. O que aconteceu na realidade foi que o produtor desse filme foi o milionário excêntrico Howard Hughes e ele tinha diversas diferenças com o governo americano. Então aproveitou a história do filme para jogar algumas farpas contra seu alvo preferido. Além disso apenas falou a verdade. De fato as forças armadas dos Estados Unidos cometeram violações de direitos humanos contra populações civis durante essa guerra. Um fato mais do que lamentável. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. "mostrando civis indefesos sendo atacados por militares americanos."
    Acho que nem o americano bronco do meio oeste acredita que nas inúmeras invasões americana, seja na América Central, do Sul, Asia, ou Oriente Médio, populações indefesas não tenham sido agredidas, violentadas, e ate extermindas, por soldados americanos. Isso é a essência da guerra de conquista desde antes de Alexande o Grande.

    ResponderExcluir
  2. Verdade absoluta, o imperialismo passa por cima do ser humano quando quer impor sua vontade. Os americanos é que se gostam de promover a imagem de heróis do mundo, mas sabemos muito bem que isso é puramente ficcional.

    ResponderExcluir