sábado, 18 de março de 2023

Os Banshees de Inisherin

Título no Brasil: Os Banshees de Inisherin
Título Original: The Banshees of Inisherin
Ano de Lançamento: 2022
País: Reino Unido, Estados Unidos
Estúdio: Searchlight Pictures
Direção: Martin McDonagh
Roteiro: Martin McDonagh
Elenco: Colin Farrell, Brendan Gleeson, Kerry Condon, Pat Shortt, Barry Keoghan, David Pearse

Sinopse:
Pádraic (Colin Farrell) e Colm Doherty (Brendan Gleeson) são amigos, dados como melhores amigos em uma pequena vilazinha localizada numa ilha da costa da Irlanda. Pádraic é leiteiro, homem simples, vive com seus animais em uma pequena propriedade rural. Doherty tem maiores pretensões intelectuais e artísticas, toca violino e sonha em escrever uma grande música antes de morrer. E de repente, a amizade deles acaba, o que vai mexer com a vida de praticamente todos os moradores daquela região. 

Comentários:
Mais um bom filme que foi esnobado pelo Oscar. Concorreu em várias categorias e saiu de mãos abanando. Provavelmente se fosse um filme mequetrefe seria premiado fartamente. Mas deixemos isso de lado. O verdadeiro valor desse roteiro vem da valorização dos sentimentos humanos. A historia se passa em uma pequena comunidade localizada em uma ilha na costa da Irlanda. Um lugar onde poucas pessoas moram. O leiteiro interpretado pelo ator Colin Farrell fica indignado depois que seu principal amigo na ilha deixa de falar com ele. Imagine, ter um amigo ali é importante. É uma comunidade rural, nem tem tantas pessoas assim para se fazer uma boa amizade. A amizade é um aspecto de muito valor. Estamos falando de cem anos atrás quando a história se passa. Então o filme desenvolve essa rejeição inexplicável que nasce entre uma amizade de longos anos, construída ao longo do tempo em conversas sem fim no pub da pequenina vila. Eu gostei de tudo nesse filme. Elenco excelente, roteiro humano e inteligente, com finos toques de humor negro. Em suma, um excelente filme dessa safra. E por ser bom demais, claro, não iria ganhar mesmo nenhum Oscar! Sinal dos novos tempos! 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo:
    Nesses novos tempos de streaming os poderosos do cinema estão vendo seu fim, então o Oscar, que é uma premiação comercial, sempre vai privilegiar os super heróis e a lacracão esquerdista. Não tem espaço para a qualidade. Vamos mal.

    ResponderExcluir
  2. O Oscar deveria premiar o melhor, simples...

    ResponderExcluir