Título Original: Screaming Eagles
Ano de Lançamento: 1956
País: Estados Unidos
Estúdio: Allied Artists Pictures
Direção: Charles F. Haas
Roteiro: Robert Presnell Jr, Virginia Kellogg
Elenco: Tom Tryon, Edward G. Robinson Jr, Jan Merlin, Alvy Moore, Jacqueline Beer, Ralph Votrian
Sinopse:
Ninho de Águias é um drama histórico de guerra sobre paraquedistas da 101ª Divisão Aerotransportada lutando durante a Invasão do Dia D em junho de 1944, em plena virada da Segunda Guerra Mundial. Screaming Eagles era o apelido da Divisão, dado pelos próprios soldados. Roteiro baseado em fatos históricos reais ocorridos durante o maior conflito bélico da história da humanidade.
Comentários:
Bom filme de guerra que tenta ser o mais historicamente preciso. Contou inclusive com a ajuda de alguns veteranos que realmente estavam no front de guerra, servindo exatamente na divisão retratada na produção. O tom obviamente é bem patriótico e em certos casos até ufanista. Afinal a Segunda guerra mundial foi uma guerra justa, quando os americanos lutaram contra o fascismo e o nazismo que tentavam dominar o mundo. O clima mais realista e ácido que iria predominar nos filmes de guerra do futuro só viriam após o desastroso envolvimento dos Estados Unidos na guerra do Vietnã. Aqui todos os personagens são tratados como verdadeiros heróis, o que efetivamente foram na história real retratada pelo roteiro desse filme, que é muito bem escrito. Mostra a importância das divisões de paraquedistas que eram enviadas até mesmo para combater atrás das linhas inimigas em operações de alto risco estratégico e elevado custo humano pois as baixas costumavam ser bem elevadas.
Pablo Aluísio.
Cinema Clássico
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Sobre a violência e o número de baixas do dia D, O Resgate do Sodado Ruan, do Steven Spielberg, não deixa a menor dúvida.
ResponderExcluirMuitos militares morreram em combate nessas missões...
ResponderExcluir