sábado, 4 de março de 2023

A Sombra de Stalin

Título no Brasil: A Sombra de Stalin
Título Original:  Mr. Jones
Ano de Lançamento: 2019
País: Reino Unido, Ucrânia, Polônia 
Estúdio: Crab Apple Films
Direção: Agnieszka Holland
Roteiro: Andrea Chalupa
Elenco: James Norton, Vanessa Kirby, Peter Sarsgaard, Joseph Mawle, Kenneth Cranham, Celyn Jones

Sinopse:
um jornalista  galês resolve colocar em prática um plano ousado, para muitos um plano impossível. Ele viaja para a União Soviética com o firme propósito de entrevistar o ditador Stálin. Chegando na URSS ele descobre muita miséria e desigualdades sociais, algo que o regime comunista prometeu acabar e que agora tenta esconder de todas as formas. 

Comentários:
Muito bom esse filme do ponto de vista histórico e político, pois desvenda a promiscua relação que existia entre alguns jornalistas estrangeiros que viviam em Moscou e a realidade que eles insistiam em encobrir do público do resto do mundo. De forma clara, o protagonista desse filme, baseado em fatos reais, é bom frisar, escancarou a verdade por trás da propaganda de massa do partido comunista da URSS. O povo sofria muito com a tirania do regime soviético, além de existir fome real em muitas províncias distantes do centro do poder, inclusive na Ucrânia, naquele momento dominada pelos soviéticos, sofrendo uma infame política de fome oficial determinada pelo regime. Os russos queriam punir os ucranianos por suas posições de luta por independência. Logo se vê que esse problema vem de longe em termos históricos. Assim deixo a recomendação desse filme. Não é uma produção de encher os olhos, como se fazia no passado de Hollywood, mas principalmente conta uma história importante que merece ser conhecida nos dias atuais. A mensagem é importante. Abaixo toda forma de opressão ideológica e política.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. O Stalin foi um assassino, um genicida, do mesmo nível do Hitler, se não foi pior. O por quê do comunismo não ser execrado como o nazismo pra mim é um mistério inexplicável.

    ResponderExcluir
  2. Todo regime autoritário e ditatorial deva ser rechaçado. Eu acredito que o fator de igualdade social romanceou os regimes comunistas, embora a brutalidade deles não sobreviva a nenhuma romantização minimamente racional.

    ResponderExcluir