terça-feira, 14 de março de 2023

A Morte de Audie Murphy

A Morte de Audie Murphy
Herói de guerra e astro de cinema, de filmes de faroeste, o ator Audie Murphy encontrou seu destino final quando o avião onde estava bateu no alto de uma montanha em Roanoke, no estado norte-americano da Virginia. Ele estava viajando ao lado de seis empresários da construção civil. Audie estava procurando por uma nova atividade produtiva para financiamento após sua carreira no cinema entrar em declínio. Ele havia cumprido seu longo contrato com a Universal Pictures e após isso o estúdio não teve muito interesse em renovar o acordo. Os tempos eram outros e os filmes de western já não eram tao lucrativos como no passado. 

O ator também passava por sérios problemas pessoais. Após o divórcio de sua primeira esposa, a atriz Wanda Hendrix, as coisas iam mal. Ela levou grande parte de sua fortuna ganha em mais de dez anos de carreira no cinema. Para complicar ainda mais sua situação, sua nova jovem esposa, a aeromoça Pamela Murphy, também havia investido mal o dinheiro que sobrara. Sem alternativas, o ator decidiu entrar com um processo para declarar sua falência pessoal. Isso lhe daria tempo para tentar levantar sua vida, procurar por novos caminhos. Era o que ele estava tentando fazer quando entrou naquele avião. 

Ele mesmo havia fretado o bimotor para fazer uma viagem de 80 quilômetros, saindo de Atlanta em direção a uma cidade onde o ator pretendia investir seus recursos numa fábrica de construção de equipamentos metálicos usados nas construções de casas e hotéis. Junto a ele viajava seis empresários que também tinham a intenção de investir no novo empreendimento. 

O avião decolou sem problemas de Atlanta, mas quando passava pelos arredores das montanhas rochosas encontrou mau tempo pela frente. Segundo investigações policiais, o que ocorreu foi que o piloto Herman Butler provavelmente perdeu sua capacidade de visualização ao redor do avião quando sobrevoava essas altas montanhas. A incapacidade de ver em frente causou o acidente. O avião bateu de frente com a montanha Brush. Com a forte colisão a aeronave imediatamente explodiu. Todos os tripulantes e passageiros, inclusive Audie Murphy, tiveram morte instantânea. Chegava ao fim a vida do militar norte-americano mais condecorado da segunda guerra mundial e também um querido ídolo das matinês dos filmes de western. Audie Murphy morreu no dia 28 de maio de 1971. Ele tinha 45 anos de idade e deixou um casal de filhos adolescentes. Ele foi sepultado no cemitério nacional de Arlington para veteranos de guerra, em Washington, DC. 

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. Que ironia absurda um herói da segunda guerra, um conflito altamente mortal, sobreviver a tudo e vir a morrer num prosaico acidente de avião. E o pior: por viajar apenas 80 km, que poderiam ter sido feitos facilmente de carro. O destino e caprichoso.

    ResponderExcluir
  2. Escapou dos nazistas, escapou dos fascistas, dos japoneses...
    Mas não escapou desse bimotor e da montanha...

    ResponderExcluir