segunda-feira, 20 de março de 2023

Nefertiti, a Rainha do Egito

Título no Brasil: Nefertiti, a Rainha do Egito
Título Original: Nefertite, regina del Nilo
Ano de Lançamento: 1961
País: Itália 
Estúdio: Max Pictures
Direção: Fernando Cerchio
Roteiro: John Byrne, Fernando Cerchio
Elenco: Jeanne Crain, Vincent Price, Edmund Purdom, Amedeo Nazzari, Liana Orfei, Carlo D'Angelo

Sinopse:
Essa produção italiana rodada nos grandes estúdios Cinecittà  em Roma conta a história da famosa rainha do Egito Nefertiti. Dona de uma beleza espetacular, ele se tornou uma das mulheres mais poderosas do mundo antigo, dominando vastos territórios por toda a África e Oriente Médio 

Comentários:
Depois que Cleópatra foi produzida e causou toda aquela comoção no mundo do cinema, os produtores se apressaram em ir atrás da histórias de outras rainhas do Egito antigo. Essa figura histórica era uma das mais cotadas e realmente fizeram um bom filme sobre essa soberana do mundo antigo. Até porque o cinema italiano tinha mais ferramentas para contar essa história. Em Roma havia grandes estúdios de produções de filmes épicos, tanto que até mesmo produções americanas eram filmadas por lá. O filme assim tinha o que era preciso para ser realizado. E considero um bom épico sobre o Egito dos faraós, inclusive contando com um bom elenco de apoio com nomes conhecidos como o Rei do Terror no cinema norte-americano, ninguém menos do que Vincent Price. Em conclusão temos aqui um bom filme. Claro que o roteiro é bem romantizado, para que o enredo funcione melhor nas teas de cinema. A fidelidade histórica é deixada em segundo plano, até porque não se sabe muito sobre essa rainha. Ela ficou muito popular por causa do belo busto que foi encontrado nas areias do deserto e que está reproduzido no poster do filme. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. O Egito era pródigo em mulheres cheges de estado. As mulheres de hoje, mesmo as que se acham feministas e empoderadas nunca sentiram o que é ter o poder de uma Cleópatra, Nefertiti.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Olhe essa crítica do Agente Elvis.
    https://youtu.be/rOYTEqcfPNU

    ResponderExcluir
  3. Rainhas de poder absoluto... E o Agente Elvis segue causano polêmicas...

    ResponderExcluir