terça-feira, 7 de março de 2023

As Duas Faces de Zorro

Título no Brasil: As Duas Faces de Zorro
Título Original: Zorro: The Gay Blade
Ano de Lançamento: 1981
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Peter Medak
Roteiro: Hal Dresner, Greg Alt
Elenco: George Hamilton, Lauren Hutton, Brenda Vaccaro, Ron Leibman, Donovan Scott, Carolyn Seymour

Sinopse:
No século XIX um jovem nobre chamado Don Diego Vega (George Hamilton) passa a assumir a identidade do Zorro, um espadachim todo vestido de negro, para ajudar e distribuir justiça entre os mais fracos e oprimidos. E assim logo se  torna uma lenda na região da Califórnia onde passa a agir nas noites escuras das vilas locais. 

Comentários:
Mais uma versão para o cinema do personagem Zorro. O diferencial aqui veio do elemento humor. O ator George Hamilton, o eterno galã de bronzeado perfeito, esbanja carisma e bom humor quando interpreta um afetado e afeminado nobre Don Diego. Ele se veste com roupas cor-de-rosa e parece ser mais uma caricatura de um homossexual em piadas de bar. Tudo para disfarçar o fato de que nas madrugadas se torna o corajoso e excelente espadachim Zorro. Afinal quem poderia desconfiar que aquele homossexual seria na realidade o justiceiro mascarado? Hoje em dia, claro, algo assim tão exagerado iria levantar muitas polêmicas e o filme poderia até ser acusado de ser meio homofóbico. Só que obviamente não era essa a intenção dos produtores e dos roteiristas. O filme apenas apela, em algumas situações, para um tipo mais exagerado de humor. Descaracterizou o personagem original? Sim, um pouco, mas entenddo que tudo foi feito tentando tornar o filme mais divertido para o público da época. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. O George Hamilton sempre teve fama de canastrão. Se você o vir na plateia do show do Elvis (Elvis That's The Way It Is), ou subetuindo o Tom Hagen em O Poderoso Chefao 3 como o conselheiro do veho Michael Corleone, dá pra perceber que ele era um canastrão em tempo integral e não só se auto interpretando nos filmes. Levando isso em consideração, até que ele vai muito bem nesse The Gay Blade.

    ResponderExcluir
  2. Dele só se esperava duas coisas em seus filmes: Que fosse canastrão e que estivesse com o bronze em dia rsrsrsrs

    ResponderExcluir