quarta-feira, 8 de março de 2023

Muito Além de Rangum

Título no Brasil: Muito Além de Rangum
Título Original: Beyond Rangoon
Ano de Lançamento: 1995
País: Estados Unidos
Estúdio: Castle Rock
Direção: John Boorman
Roteiro: Alex Lasker, Bill Rubenstein
Elenco: Patricia Arquette, Frances McDormand, U Aung Ko, Adelle Lutz, Victor Slezak, Spalding Gray

Sinopse:
A norte-americana Laura Bowman (Patricia Arquette) está tentando juntar os cacos de sua vida após o assassinato de seu marido e filho, e sai de férias com sua irmã para a Birmânia. Depois de perder seu passaporte em um comício político, ela fica sozinha por alguns dias, durante os quais se envolve com estudantes que lutam pela democracia. E vai sentir na pele os horrores de uma ditadura militar sanguinária.

Comentários:
Para minha tristeza pessoal vejo hoje em dia no Brasil pessoas pedindo por um regime de ditadura militar, debochando dos direitos humanos. Essas pessoas são totalmente estúpidas e ignorantes e pelo visto não possuem o menor conhecimento histórico do que acontece quando ditaduras militares assumem o poder e passam por cima do Estado democrático de direito. A história desse filme é um bom exemplo disso. Imagine uma norte-americana que sempre viveu na democracia sendo jogada bem no meio de uma ditadura militar linha dura no sudeste asiático. A história que é baseada em fatos reais expressa, de maneira até didática, o que vem a acontecer com ela. Só se sente na pele a importância dos valores democráticos quando eles deixam de existir. Só se entende perfeitamente a importância dos direitos humanos quando do seus direitos são violentamente violados. Essa é a grande lição desse filme. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Bom Pablo:
    Tem a democracia americana, e a democracia pra eleger mega ladrões como presidente da república.
    Coisa complexa.

    ResponderExcluir
  2. Nao se deve destruir o regime político certo por causa do chamado voto errado. Como dizia Churchill: "Que o povo erre por último"

    ResponderExcluir