Título Original: Crack: Cocaine, Corruption & Conspiracy
Ano de Lançamento: 2021
País: Estados Unidos
Estúdio: Netflix
Direção: Stanley Nelson
Roteiro: Stanley Nelson
Elenco: Ronald Reagan, Nancy Reagan, Bill Clinton, George Bush, Oliver North, Elizabeth Hinton
Sinopse:
Documentário da Netflix mostrando a chegada do crack nas ruas das principais cidades norte-americanas durante a década de 1980. A nova droga, um subproduto químico da cocaína, devastou as periferias. Altamente viciante aterrorizou as comunidades pobres do país. Uma nova situação social para o qual o governo não estava preparado.
Comentários:
O crack chegou nos Estados Unidos nos anos 80 e foi uma explosão dentro daquela sociedade. Viciou milhões de pessoas e trouxe para os pobres os efeitos mais devastadores da própria cocaína que era considerada uma droga de ricos por causa de seu alto valor. Feito do lixo da coca, o crack era acessível aos mais pobres e essa foi uma combinação explosiva. Ao mesmo tempo o documentário mostra como o governo Reagan foi pego de surpresa. Pior do que isso, o próprio governo estava envolvido numa operação ilegal chamada "Contras da Nicarágua" que usou inclusive o tráfico de cocaína como arma de guerra contra o governo socialista que se instalava naquele pequeno país da América Central. Ou seja, tudo estava errado, no lugar errado, na pior época possível. Não é de se admirar que o tráfico de drogas, do crack, tenha obtido tanto sucesso nas ruas das grandes cidades. Uma verdadeira tragédia social que segue até os dias atuais .
Pablo Aluísio.
Documentário
ResponderExcluirPablo Aluísio.
A droga sintética não só libertou os traficantes de entorpecentes dos paises produtores de cocaina, como a Colômbia, por exemplo, uma vez que podiam produzir pedras de droga sintética em qualquer lugar, mas também inspirou a melhor serie de TV dos últimos tempos, Breaking Bad.
ResponderExcluirFácil de produzir, mais fácil ainda de vender...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirPois é: no âmago, a serie Breaking Bad se trata do gênio do tráfico Gus Fring querendo se libertar dos seus fornecedores de cocaina, um dos carteis mexicanos, e que vê no Walter White, um gênio da química, que já tinha uma produção independente do mais puro crack do mercado, e o contrata para produzir a droga em escala industrial em troca de varios milhões de dolares.
ResponderExcluir