domingo, 19 de agosto de 2018

O Segredo Dos Kennedy

Já conhecia a história desse filme por alto, por cima. Ele conta um mal explicado acidente envolvendo o candidato a presidente dos Estados Unidos Ted Kennedy (Jason Clarke). Ele era o irmão mais jovem da família Kennedy e uma das esperanças do clã em retornar para a Casa Branca, só que deu tudo errado. O filme de certa forma abraça a versão oficial dos acontecimentos, porém segundo muitos livros escritos havia algo maior por trás da morte de uma jovem assessora chamada Mary Jo Kopechne. Depois de uma festa numa casa de praia, o casal saiu de carro à noite. Kennedy havia bebido muito e acabou perdendo a direção do veículo que saiu da estrada e caiu em uma enseada. Com o carro virado de cabeça para baixo, Mary Jo acabou morrendo. Ted, por outro lado, conseguiu escapar.

Assim que saiu da água qual seria a atitude certa a tomar? Ora, chamar a polícia e os bombeiros para tentar salvar a vida da moça. Só que Ted não agiu assim. Ele simplesmente se levantou e foi embora, sem prestar socorro, muito provavelmente com medo do escândalo que seria armado pela imprensa. Acabou assim omitindo socorro, sendo enquadrado até mesmo em homicídio culposo. Só que assim que se soube do ocorrido a máquina de acobertamento dos Kennedy entrou em movimento, abafando o caso, jogando toda a sujeita para debaixo do tapete. Com isso ficou tudo nas sombras. Para se ter uma ideia nem mesmo uma autópsia foi realizada no corpo da jovem. A impressão no final que tive do senador Ted Kennedy após assistir ao filme foi a de que ele era na realidade um pusilânime, um bobão ainda preocupado com a opinião do pai, naquela altura um homem já destruído pelo derrame que sofreu, preso a uma cadeira de rodas, mas ainda capaz de articular coisas bem erradas do ponto de vista ético. No geral é um bom filme, porém com esse claro viés de passar pano em cima do covarde Ted Kennedy, o mais inexpressivo dos irmãos da família. Provavelmente se fosse de outro modo o filme nem teria sido produzido justamente por causa de problemas legais. A família Kennedy nem deixaria o filme sair.

O Segredo Dos Kennedy (Chappaquiddick, Estados Unidos, 2017) Direção: John Curran / Roteiro: Taylor Allen, Andrew Logan / Elenco: Jason Clarke, Kate Mara, Ed Helms, Bruce Dern / Sinopse: Com anseios de um dia se tornar presidente como seu irmão mais velho, John Kennedy, o jovem senador Ted decide se candidatar à presidência dos Estados Unidos, só que tudo dá errado quando um acidente de um carro dirigido por ele custa a vida de uma jovem assessora, Mary Jo Kopechne. Filme baseado em fatos reais.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Pablo:

    Eu tenho aqui em casa um livro chamado A Maldição dos Kennedy. Meu amigo, essa gente sabe ser canalha de várias formas. E olhe que mesmo esse livro, que expõe muito da podridão desse clã, não vai a fundo na questão do Joseph Kennedy, o patriarca da família, ser associado de gangsteres notórios no tempo da lei seca, tanto que, já na década de "60, até pediu ajuda a estes pare eleger o John Kennedy presidente. Bom, como tudo que se faz assim traz resultados inesperados, deu no que deu.

    Esse episodio do Ted aparece no livro, e acredite, se o Calígula estive junto com o Ted diria: "cara, pega leve".

    ResponderExcluir
  3. Esse é o problema básico desse filme. Seu roteiro não consegue (ou não quer mesmo por causa de um processo) mostrar as diversas versões do que realmente teria ocorrido. Ficou tudo no meio do caminho. Não há a exploração adequada da sordidez desse clã familiar.

    ResponderExcluir