quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Arranha-Céu

Esse filme está mais ou menos há duas semanas em cartaz nos cinemas brasileiros. É uma nova investida da indústria cinematográfica americana no concorrido mercado chinês. O enredo se passa em Hong Kong. O maior arranha-céu do mundo é construído justamente lá. Um colosso que é tão algo que chega a ultrapassar as nuvens. Para melhorar seu sistema de segurança é contratado um ex-agente do FBI chamado Will Sawyer (Dwayne Johnson). Ele deixou o FBI após uma operação mal sucedida em que seus companheiros foram mortos e ele próprio perdeu sua perna. Agora é a hora de recomeçar e trabalhar nesse arranha-céu se torna uma excelente oportunidade de voltar ao mercado de trabalho.

O problema é que ele retorna no exato momento em que um grupo de terroristas decide incendiar o prédio. Para piorar a família de Sawyer também está em um dos andares. A partir daí é aquilo que já sabemos bem o que vai acontecer. O prédio sendo dominado pelas chamas enquanto The Rock tenta salvar sua família, ao mesmo tempo em que tenta impedir o pior, a destruição pelo fogo de todo o arranha-céu.

É um filme pipoca, feito mesmo para o lado mais comercial do cinemão americano. O público chinês é levado a se identificar com o filme não apenas pelo fato do filme se passar em Hong Kong, mas também pelos diversos personagens chineses que desfilam pela tela. Em um filme assim também seria de se esperar ter o melhor em termos de efeitos especiais. O curioso é que a computação gráfica, mesmo nos dias de hoje, nem sempre consegue ser muito convincente na recriação do fogo. Eu pude perceber bem isso em alguns momentos do filme. Nem tudo é muito convincente. No mais esse "Arranha-Céu" segue o básico nesse tipo de filme. Muita ação, cenas espetaculares e inverossímeis e um roteiro apenas básico, para amarrar tudo o que acontece. Fora isso nada de muito diferente do que já vimos antes.

Arranha-Céu: Coragem Sem Limite (Skyscraper, Estados Unidos, China, 2018) Direção: Rawson Marshall Thurber / Roteiro: Rawson Marshall Thurber / Elenco: Dwayne Johnson, Neve Campbell, Chin Han / Sinopse: O maior arranha-céu do mundo, localizado em Hong Kong, vira alvo de terroristas que começam um grande incêndio criminoso em um de seus andares. Para conter a tragédia e salvar sua família, o chefe de segurança Will Sawyer (Dwayne Johnson) fará o possível para evitar o pior.

Pablo Aluísio.

2 comentários: