quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Mercadores de Intrigas

Título no Brasil: Mercadores de Intrigas
Título Original: South of St. Louis
Ano de Produção: 1949
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Ray Enright
Roteiro: Zachary Gold, James R. Webb
Elenco: Joel McCrea, Alexis Smith, Zachary Scott
  
Sinopse:
Após retornar de uma viagem o rancheiro Kip Davis (Joel McCrea) descobre que seu rancho foi devastado e incendiado por tropas da União durante a Guerra Civil Americana. Revoltado e procurando por vingança ele decide ajudar o exército confederado inimigo, contrabandeando armas e munições na fronteira entre Estados Unidos e México. Seu objetivo é sobreviver às conturbadas viagens pois a região está sob forte controle dos soldados do norte. A pena para quem ajudar os rebeldes é a forca.

Comentários:
Um western onde os mocinhos são os confederados, os rebeldes, os sulistas, num dos conflitos mais sangrentos da história dos Estados Unidos, a Guerra Civil Americana. Logo no começo do filme Kip Davis (Joel McCrea) chega em seu rancho chamado "3 sinos" (o nome se dá porque na verdade pertence a três sócios, amigos de Kip). Tudo está queimado e destruído. A quadrilha de Luke Cottrell (Victor Jory), um bando de guerrilheiros pagos pelo exército da União, não deixou absolutamente nada de pé. Esse personagem realmente existiu e era tão violento e brutal ao lado de seus homens que a população civil os chamavam de "gorilas". Pois bem, após destruírem tudo pelo qual lutou em sua vida por anos, Davis resolve ir até a cidade fronteiriça de Brownsville para acertar contas com Cottrell e seus bandoleiros. A cena em que ambos se encontram finalmente é ótima, uma longa sequência para quem gosta de brigas com punhos! Mais tarde, ainda nessa mesma localidade Kip Davis aceita o convite de uma cantora de saloon, Rouge de Lisle (Alexis Smith), para levar um carregamento até o outro lado da fronteira, em uma região dominado pelo exército confederado. 

Inicialmente Davis pensa ser uma carga de móveis e coisas sem grande importância, mas depois descobre que na verdade são armas e munições para o exército rebelde do sul. Como é um sulista nato e está completamente revoltado com as barbaridades cometidas pelo exército do norte, decide se assumir como contrabandista de armas. Afinal de contas em uma guerra há mais de uma maneira de se lutar pelo lado que se acredita. O ator Joel McCrea continua com sua boa presença de cena. Ele era um daqueles tipos de atores que convenciam plenamente como cowboys do velho oeste. Rude, mas honesto, resolve lutar a guerra ao seu modo. A atriz Alexis Smith que interpreta a artista de cabarés Rouge realmente exagera nas caras e bocas, criando até mesmo situações de humor involuntário com seus exageros cênicos. No meio de tiros, duelos e perseguições de caravanas e diligências, "South of St. Louis" pode ser considerado um bom faroeste, bem produzido, com roteiro bem escrito e estória interessante. Além do mais o resultado final é valorizado por um argumento que fugia dos padrões da época, em que personagens de pura ficção e reais convivem em um mundo devastado pela guerra que em essência era lutada mesmo por irmãos de uma mesma pátria.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.5

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir