sábado, 11 de agosto de 2018

Megatubarão

O filme "Tubarão" de Steven Spielberg foi lançado há mais de 40 anos, mas continua a gerar filhotes bastardos. Fazer mais um filme sobre tubarões seria óbvio demais, então os roteiristas decidiram ir além. Ao invés de mostrar ataques de tubarões brancos eles foram ao passado atrás do maior de todos os tubarões que já existiram, o Megalodonte. Esse tubarão existiu na pré-história e seu tamanho era tão descomunal que os grandes tubarões da atualidade mais pareciam sardinhas perto dele. Então no filme temos uma equipe de pesquisa que sonda as profundezas da fossa das Marianas - o lugar onde o oceano tem a maior profundidade. Nessa expedição eles descobrem uma região inexplorada e lá acabam se deparando com um fóssil vivo, isso mesmo, o tubarão Megalodonte que ressurge de sua suposta extinção.

A partir desse ponto o filme segue o básico. Seres humanos nadando são comida fácil para esse monstro dos mares. Não se trata de um filme com produção barata, longe disso, custou 120 milhões de dólares para produzi-lo, mas a despeito disso também esqueceram de escrever um roteiro melhor, mais bem caprichado. A maior curiosidade em termos de elenco vem da presença do ator Jason Statham. Eu definitivamente não esperava ver ele saindo no braço com tubarões debaixo da água. Ele interpreta um especialista em resgate em profundezas que acaba falhando numa missão anterior onde alguns membros de sua equipe morreram. Agora, novamente contratado, ele tem uma nova chance de mostrar seu valor. Tudo mais do mesmo. De bom realmente há apenas os efeitos especiais, embora eu pessoalmente tenha percebido que o tal tubarão pré-histórico poderia ter sido melhor aproveitado.

Megatubarão (The Meg, Estados Unidos, 2018) Direção: Jon Turteltaub / Roteiro: Dean Georgaris, Jon Hoeber / Elenco: Jason Statham, Bingbing Li, Rainn Wilson / Sinopse: Jonas Taylor (Jason Statham) é um mergulhador especializado em resgate de águas profundas que é contratado para salvar uma equipe que desceu nas fossas das Marianas e lá foi atacada por uma enorme criatura. O que Taylor nem desconfia é que um Megalodonte, um tubarão gigantesco que supunha-se estava extinto, voltou das profundezas do oceano para espalhar terror e medo por onde nadar.

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★
    Cotação Geral: ★★
    Nota Geral: 5.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Pablo:

    Sobre esse filme, ou filmes de tubarão no geral, uma boa sacada foi da minha filha. Disse ela: "Um tubarão por mais gigantesco ou feroz que seja, não é um Tiranossauro Rex, Pterodáctilo (que voa!), ou qualquer outro animal, ou monstro, terrestre, ou seja, pra se livrar de um tubarão basta não ficar na água que tubarão algum pode nos fazer qualquer mal; pra que tanto terror"?
    Os roteirista deveriam consultar minha filha antes de cometerem esses desatinos tubarônicos. rsrss

    ResponderExcluir
  3. Estive em Recife há alguns anos e segui justamente esse conselho: não entre na água. Aliás há várias placas por todas as praias avisando os turistas que tem tubarão na água. Se quiserem tomar banho vão por sua conta e risco. Toda semana tem gente saindo sem perna e braço por lá...

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti ontem ao filme. Concordo com tudo o que o Pablo escreveu. Diante de uma ideia excelente e inusitada, os roteiristas tiveram nas mãos a chance de fazer um filme bem acima do lendário Tubarão do Spielberg, no entanto, não só erraram feio ao colocarem o "cara de pedra", Jason Statham no papel principal, como também exploraram muito mal a figura gigantesca e assustadora do megalodonte (que realmente existiu). Resultado: Statham continuou a ser o eterno canastrão monossilábico de sempre e o megalodonte não conseguiu meter medo em ninguém. Tiveram a grande chance de fazer um filme realmente assustador e que marcasse época como o Tubarão de 1975 marcou. Uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poir é Telmo, não foi dessa vez que acertaram mais uma vez com filmes de tubarões. Spielberg seque sendo imitado, mas sem sucesso...

      Excluir
    2. Verdade, Pablo. Até porque será difícil superar aquela música que martela minha cabeça até hoje quando entro no mar. kkkkk

      Excluir
    3. Gruda na mente. Provavelmente um dos temas mais simbólicos do cinema...

      Excluir