domingo, 19 de agosto de 2018

Napoleão

Essa é uma minissérie que chegou a ser lançada no Brasil no mercado de vídeo. Quando começa encontramos o imperador francês já decaído e vencido, exilado na ilha de Elba. Os ingleses o enviaram para lá para que fosse abandonado e esquecido até sua morte. Caso o tivessem matado teriam criado um mártir e isso definitivamente não era o desejo dos seus principais inimigos. É um produto muito bem cuidado, muito bem produzido. A reconstituição de época é primorosa com capricho em cada detalhe histórico. O ator que interpreta Napoleão, chamado Christian Clavier, também é muito parecido com o imperador. Além disso é bom ator, o que acrescenta muito no resultado final. Em termos de fidelidade da história também não há nada a criticar em seu roteiro.

Eu sempre considerei Napoleão Bonaparte uma das figuras mais contraditórias que já existiu. Auto proclamado herdeiro dos ideais da revolução francesa, assim que assumiu o poder começou a se comportar como um antigo monarca dos tempos do absolutismo. Esqueceu os fundamentos da República francesa e se tornou imperador - um título de nobreza que dizia querer destruir. Dizia-se libertador, mas invadiu as demais nações, levando milhares de pessoas à morte. Era realmente um sanguinário e um hipócrita. Nessa série temos mais uma oportunidade de focar em sua controversa figura. Assista e tire suas próprias conclusões.

Napoleão (Napoléon, França, 2002) Direção: Yves Simoneau / Roteiro: Didier Decoin, Max Gallo / Elenco: Christian Clavier, Isabella Rossellini, Gérard Depardieu / Sinopse: Após alguns anos da Revolução Francesa um jovem e desconhecido militar chamado Napoleão Bonaparte assume o poder na França. Sedento por glória e poder infinito, ele decide conquistar toda a Europa, levando seus exércitos a combaterem todas as nações que ficassem em seu caminho, mas acaba sendo vencido nas frias e selvagens estepes russas. Com seu exército em frangalhos após essa desastrosa campanha militar, acaba sendo derrotado pelos ingleses que o enviam para uma ilha remota no meio do oceano.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. "Auto proclamado herdeiro dos ideais da revolução francesa, assim que assumiu o poder começou a se comportar como um antigo monarca dos tempos do absolutismo". Caramba, parece que a história recente do Brasil repetiu essa situação, só que em vez da ilha de Elba é uma cela em Curitiba. Bem disse o Nietzsche, parafraseado, "tudo na vida é um eterno retorno".

    ResponderExcluir
  2. Passou a vida pedindo voto para ser eleito e tirar os políticos ladrões do poder! Ao chegar lá virou o quê? Isso mesmo... um político ladrão!

    ResponderExcluir
  3. Pablo:

    Não tem na a ver com o post acima.

    Eu assisti a serie Bates Motel e um dos motivos pra eu cumprir o calvário de acompanhar cinco temporadas de uma série foi a interpretação do Freddie Highmore como Norman Bates. Bom, achei esse ator extraordinário, afinal era o icônico Norma Bates de Psicose, jovem (algo com o jovem Don Corleone com o Robert de Niro).
    Bom, segunda feira passada veio o jato de água fria. Passou na Tela Quente uma especie de piloto de série chamado "The Good Doctor - O Bom Doutor" e o ator principal é o Freddie Highmore que, para resumir, é o House com autismo (o criador é o mesmo) e foi justamente na interpretação do Freddie Highmore para esse novo personagem que a coisa pegou. Não dá pra acreditar, mas parece que estamos vendo o Norman Bates em surto operando pessoas em um hospital. Muito ruim ao ponto de dar vergonha alheia. Todos os cacoetes de olhar vidrado e tudo mais que fez o Normam Bates tão perfeito está nesse The Good Doctor. Ou seja, seja, virou Norman Bates com jeito de retardado e genial como o House, que por sua vez já era o Sherlock Holmes. Pablo, acho que estamos chegando no fim da era de ouro das séries americanas. A exaustão está evidente.

    PS: Acredite, a Globo intitulou o filme/série assim mesmo: "The Good Doctor - O Bom Doutor". Cara, é o fim.

    ResponderExcluir
  4. Conheço esse ator desde garotinho. Pois é, ele conseguiu fazer a transição da carreira infantil para a adulta. Sabe, eu já me acostumei com ele fazendo o Norman Bates, mas nunca consegui gostar totalmente, até porque Norman para mim sempre foi o Anthony Perkins. De qualquer maneira ele tem seu jeito esquisito, que combina bem com o papel. Em relação a essa outra série que vc citou, bem, não vou opinar porque nunca assisti, mas fiquei pelo menos um pouco interessado.

    ResponderExcluir