sexta-feira, 10 de agosto de 2018

A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata

Bom filme original da Netflix. A história é baseada em fatos reais. A jovem escritora Juliet Ashton (Lily James) recebe certo dia uma carta enviada por um de seus leitores. Ele é um fazendeiro na ilha de Guernsey, bem no meio do Canal da Mancha. Lugar isolado, com uma pequena vila e poucas pessoas. Ele conta na carta que fundou um clube de leitura entre os moradores. Eles se reúnem todas as semanas para falar sobre livros e romances que estavam lendo. O clube teria sido fundado justamente durante a ocupação nazista na ilha, durante a II Guerra Mundial. Fascinada com essa história Juliet então decide fazer uma visita na ilha, sem saber que isso mudaria sua vida para sempre.

O filme mescla romance, drama e amor à literatura. Na ilha a protagonista acaba se encantando pelas histórias do lugar e apesar de estar noiva de um militar em Londres acaba também se apaixonando por um jovem morador local. Assim ela decide fazer das suas experiências por lá o tema de seu novo livro. O foco passa a ser a história de uma jovem moradora de Guernsey que acabou se apaixonando por um soldado alemão durante a ocupação da ilha. Ela teve uma filha do militar e acabou caindo em desgraça depois, sendo levada para um campo de concentração na Polônia. Juliet conhece sua pequena filha e fica comovida com sua história. O filme assim vai se desenvolvendo, de forma mais lenta do que o habitual, para contar essa mescla de coisas fascinantes que vai envolvendo a vida da protagonista. A atriz inglesa Lily James é uma das queridinhas do cinema britânico e por isso o filme acabou sendo bastante comentado na Inglaterra. É um bom filme, ideal para os que gostam de literatura e histórias envolvendo escritoras durante a guerra.

A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata (The Guernsey Literary and Potato Peel Pie Society, Inglaterra, 2018) Direção: Mike Newell / Roteiro: Don Roos, Kevin Hood / Elenco: Lily James, Jessica Brown Findlay, Michiel Huisman, Nicolo Pasetti, Bronagh Gallagher, Katherine Parkinson / Sinopse: Logo após o fim da segunda guerra mundial a escritora Juliet Ashton (Lily James) recebe uma carta de um de seus leitores. Ele conta a ela que fundou um clube de leitura na ilha de Guernsey durante a ocupação nazista no lugar. A história acaba fascinando Juliet que decide ir até lá para conhecer os membros do clube.

Pablo Aluísio. 

5 comentários:

  1. Pablo:

    Você assiste a esses filmes porque tem que postar comentários, ou porque você gosta mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Eu assisto porque gosto de cinema mesmo. O blog é apenas consequência. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que você gosta de cinema eu sei, mas tem uns filmes...rsrsrs

      Excluir
  3. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  4. Você ficou impressionado pelo nome estranho do filme... rsrs

    ResponderExcluir