quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Cantores do Passado: Frank Sinatra

Eu sempre tive uma relação de amor e ódio em relação a Frank Sinatra. Sua personalidade não era das mais admiráveis. Ele era arrogante, chato, andava com mafiosos (se era mafioso também não posso afirmar) e para piorar tudo gostava de fazer o tipo cafajeste, tratando mal as mulheres, quando não as explorava de forma vergonhosa (recentemente vários fatos desprezíveis foram revelados sobre seu affair com o mito Marilyn Monroe). Enfim, Frank Sinatra definitivamente não foi um santo em vida. Tinha muitos defeitos, sabia disso e em várias ocasiões não fez a menor cerimônia em escondê-los. Apesar de tudo isso não há como não ficar maravilhado ao ouvir alguns de seus álbuns. Seguramente o apelido que ganhou da imprensa americana, "A Voz", é mais do que merecido. Sinatra cantava demais, cantava lindamente, de forma magistral. Sua voz é tão singular que mesmo após tantos anos nunca ouvi nada parecido. Também é inconfundível, não importa onde você esteja, no momento em que alguma canção com Frank Sinatra é tocada você sabe exatamente de quem se trata mesmo que nunca tenha ouvido a música antes.

Curiosamente minha vivência cultural com Sinatra vem de longe. Ainda muito jovem tive acesso a uma bela coleção de discos do cantor. Esses álbuns que ouvia em minha adolescência acabaram por moldar meu gosto pessoal em relação à obra de Sinatra. A minha fase preferida do "Old Blue Eyes" vai do disco "Songs For Young Lovers" de 1954 até "Come Swing With Me" de 1961, ou seja, trocando em miúdos, tenho muita afinidade pela fase que o cantor passou na gravadora Capitol. Interessante é que essa nem é considerada pela crítica especializada como sua fase mais inspirada ou seu auge artístico. Do ponto de vista comercial sim, foi uma época dourada para Sinatra, mas nem todos os álbuns dessa fase fizeram a cabeça dos críticos americanos. Isso é bem fácil de compreender. Sinatra foi para a Capitol logo quando o Rock começava a dar seus primeiros passos. Até aquele momento ele não tinha enfrentado uma concorrência tão forte como a que estava por vir. Isso mudou totalmente quando o novo estilo musical invadiu as paradas de sucesso. Vários novos artistas tomaram de assalto os primeiros lugares deixando cantores como Sinatra sem muita reação, até porque eles nunca tinham presenciado algo parecido antes.

Para sobreviver então Sinatra e cia tiveram que se adaptar e isso ocorreu justamente em seus anos na Capitol. Os discos do cantor nessa época me chamam atenção porque tentam conciliar o que havia de mais tradicional com os novos ares que a música americana soprava naquele momento histórico. Os discos tentam dialogar com os jovens. As capas são bem produzidas, chamativas, coloridas. São de certa maneira discos conceituais, como por exemplo, "Come Fly With Me" cujo conceito mais parece uma peça publicitária feita em alguma agência como a que vemos no seriado "Mad Men". Ou então o apelo surge bem mais cru, quase descarado como o que ouvimos em "Songs for Swingin' Lovers!", lançado em plena febre do rock onde o artista tenta de todas as formas dialogar com a juventude transviada daqueles anos. Apesar dos esforços e dos bons números de vendas o fato foi que mesmo na Capitol, com todo o seu marketing e tentativa de remodelação para o público jovem, Sinatra foi perdendo espaço nas paradas. Sua música foi muito associado ao "som dos coroas" e assim Frank logo foi rotulado de cafona e velharia, até porque é natural que as gerações mais novas venham a rejeitar os ídolos da geração passada. Isso é próprio do Homo Sapiens embora é claro seja uma tremenda injustiça com todos esses artistas, vamos convir.

Mas como diz o ditado nada melhor do que um dia após o outro. A música de Frank Sinatra só cresceu com o passar das décadas. Hoje Sinatra e sua voz maravilhosa passam por um renascer induvidoso. Suas músicas reconquistaram o brilho dos anos de ouro do cantor. Os jovens da nossa era estão redescobrindo seu legado. Ninguém mais ouve Sinatra hoje em dia e rotula sua obra como cafona ou ultrapassada. Muito longe disso. Pelo contrário, suas canções estão em praticamente todas as comédias românticas de Hollywood, sua música é hoje considerada sofisticada e de bom gosto. Ele é tocado em ambientes finos e de alto nível. Sem o ser humano manchando sua própria reputação como ele fez várias vezes em vida sobrou apenas a boa música, essa seguramente imortal.

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. O único disco que tinha em casa era o Sinatra ao vivo no Brasil, da RGE, capa e interior da capa desenhados. Nunca ouvi direito esse disco, até acabei dando o disco para um amigo meu que conhecia mais. Hoje é aquela coisa, quero conhecer a obra dele, mas não sei por onde começar, o que você me indica Pablo?

    ResponderExcluir
  2. Eu indicaria justamente os discos dos anos Capitol. Não vou recomendar nenhum título do tipo "Melhores sucessos" ou "Grandes sucessos" porque seria banal demais. Indico os seguintes discos: "Come Fly with Me", "Come Dance with Me!", "Songs for Swingin' Lovers!" e caso esteja num clima mais romântico e intimista "In the Wee Small Hours".

    Abraços
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  3. Pablo:

    Eu assisti antes de ontem, no Tele Cine Cult, o Professor Aloprado, com o Jerry Lewis e o Budy Love que ele interpreta é uma paródia maravilhosa da persona do Frak Sinatra; ele nos mostra mais sobre o jeito do Sinatra nesta paródia do que todas as biografias não autorizadas (autorizadas não valem, pois são auto-elogios)que já escreveram até hoje. O Jerry Lewis, como o proprio Frank Sintra já declarou, é genial.

    ResponderExcluir
  4. Sim, Budy Love é uma paródia mas não só de Frank Sinatra mas de Dean Martin também. Não fazia pouco tempo que a dupla Marin / Lewis havia rompido e pensando em seu ex colega Jerry acabou trazendo para o personagem vários trejeitos do Rat Pack (grupo do qual Sinatra e Martin faziam parte).

    ResponderExcluir
  5. sINATRA NÃO DEVERIA TER MORRIDO. oUÇO-O DURANTE HORAS, cOMEÇANDO POR MY WAY. dICÇÃO PERFEITA AGUDO (SEM RESPIRAÇÃO ) INIGUALÁVEL. aGUDO, FÁCIL E BELISSIMO. eLE VOLTARÁ. dEUS EXISTE.

    ResponderExcluir
  6. cURIOSIDADE.: A VERSÃO DE MY WAY, EM PORTUGUÊS TEM 293 PALAVRAS. dIFICILIMA CANTAR NA NOSSA LÍNGUA. aNALISANDO. a LETRA NÃO LEVARIA NOTA 1OO, MAS A MELODIA E A VOZ DO fRANK DÁ-LHE UMA NOTA SEM LIMITE. pAUL aNKA ,UM DOS TRÊS AUTORES DA MÚSICA, NÃO CHEGA NEM AOS JOELHOS DO sINATRA. sŹINHO OU EM DUETO COM fRANK.oUÇAM.

    ResponderExcluir
  7. vALE A PENA ( CONFESSO QUE ME SURPRENDI ) OUVIR mY WAY (MEU JEITO) INTERPRETADA POR eLVIS pRESLEY. nO YOUTUB, 'CLARO.

    ResponderExcluir
  8. Cantores do Passado: Frank Sinatra
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir