sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Frank Sinatra - The Voice - Parte 4

Os problemas de memorização foram ficando cada vez piores, mas Frank Sinatra se recusou a deixar os palcos. Ele cumpria longas e pesadas turnês, mesmo sem ter a condição perfeita para isso. O resultado foi que Sinatra entrou em uma montanha russa. Numa noite conseguia se apresentar bem, escondendo seus problemas de memória. Outras vezes fazia concertos tão desastrosos que todos ficavam embaraçados. Em um palco perto de Nova Iorque Sinatra reconheceu o fracasso de sua apresentação. Sem meias palavras olhou para o público e disse no microfone: "Na saída peguem o dinheiro dos ingressos de volta!".

No meio da conturbada carreira nos palcos coisas boas aconteceram nos estúdios. Um produtor teve a brilhante ideia de colocar Sinatra para cantar duetos com outros grandes nomes da música. Sinatra foi informado do projeto e disse que toparia, desde que os outros artistas viessem até ele. O velho cantor não estava disposto a cruzar o mundo de avião para cantar com esses caras. No final nada disso era necessário. Sinatra gravaria sua parte e os demais cantores e cantoras fariam sua parte em cima de suas gravações. E assim foi feito. Sinatra nunca se encontrou com os demais vocalistas. Tudo foi unido pela tecnologia. O resultado foi excelente. O disco "Duets" acabou se tornando o álbum mais vendido de toda a carreira de Sinatra. Em poucos dias vendeu 3 milhões de cópias, algo que ele nunca havia feito. Era um novo sopro de vida em sua vida musical.

Na vida pessoal Sinatra continuou bebendo muito. Ele estava sempre atrás de alguém para sentar com ele à mesa para passar horas e horas bebendo. Seus velhos amigos estavam praticamente todos mortos. Dean Martin havia morrido já há alguns anos. Eles tinham tido problemas e Martin já estava fora da agenda de Sinatra há bastante tempo. Ele também voltou-se a um velho hobby que amava: colecionar trenzinhos de brinquedo. Sinatra tinha uma imensa coleção de trens. Quando soube que havia sido lançada uma nova linha de modernos trenzinhos na Alemanha, em réplicas perfeitas de trens do século XVIII, nem pensou duas vezes. Pegou seu jatinho e foi para a Europa só para comprar esses brinquedos. Sinatra abriu também sua imensa coleção para as crianças. Ele mandava trazer colegiais de escolas perto de sua casa para que também curtissem os trenzinhos. Sua esposa Barbara confessou numa entrevista que Sinatra mandou até mesmo confeccionar um chapéu de maquinista para essas ocasiões. Ele adorava o hobby e ficava encantando com o espanto dos estudantes no meio de todas aquelas peças raras. Sinatra então os incentivava: "Vamos lá, brinquem, fiquem à vontade!" Entre a garotada ele também acabava virando uma criança.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário