domingo, 25 de novembro de 2007

Charles Chaplin - Hollywood Boulevard - Parte 4

Charles Chaplin não gostou muito dos primeiros filmes que fez ao chegar nos Estados Unidos. Ele havia sido contratado pelo produtor Mack Sennett, para atuar numa série de filmes curtos, de meia hora de duração. Eram chamados de filmes de dois rolos, os mais simples da Keystone Film Company, uma produtora especializada em comédias rápidas. Na época o maior sucesso do estúdio eram os filmes estrelados por uma trupe de policiais desastrados, os Keystone Cops.

Chaplin veio para se tornar a estrela mais popular do estúdio, mas isso iria demorar ainda algum tempo. Mack Sennett errou ao colocar Chaplin para atuar numa série de comédias pastelões sem muito capricho, sem maiores cuidados. Também se equivocou ao escalar velhos diretores de teatro burlesco para dirigir Chaplin. Ele conhecia todos os truques desse tipo de comédia e se sentia farto de repetir as mesmas coisas sempre, comédia pastelão após comédia pastelão. Ele queria algo diferente.

Havia uma jovem atriz chamada Mabel Normand, uma graça de pessoa com quem Chaplin havia contracenado algumas vezes. Ele tinha 20 e poucos anos e quase nenhuma experiência a mais no teatro e cinema. Sennett era apaixonado secretamente por ela e por isso a colocou para dirigir Chaplin. O comediante achou a situação absurda, não porque não gostasse dela, mas sim porque ele, Chaplin, era muito mais experiente e teria muito mais a contribuir na direção de seus próprios filmes. Na verdade já nessa fase muito inicial de sua carreira, Chaplin queria ser cineasta, pois ideias não lhe faltavam (e nem talento).

Mesmo assim por ordem do estúdio Chaplin foi lá trabalhar sendo dirigido pela beldade Mabel Normand. Esses primeiros filmes pecam pela ingenuidade extrema e por Chaplin ainda não ter criado totalmente seu mais famoso personagem, o do Vagabundo. Ora Chaplin aparecia como o bêbado que tentava manter a dignidade mesmo estando completamente embriagado (dizem que inspirado no próprio pai), ora como o romântico almofadinha que não conseguia convencer a bela garota a se tornar sua namorada. Apareceu também como policial na trupe dos Keustone Cops, mas sem se destacar muito. Só depois de muita conversa foi que finalmente o produtor Mack Sennett aceitou que Chaplin viesse a dirigir seus primeiros filmes de comédia. Uma gênio estava nascendo na sétima arte.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário