terça-feira, 27 de novembro de 2007

Cantores do Passado: Eddie Fisher

Infelizmente vários grandes cantores do passado foram injustamente esquecidos após seu auge de sucesso. Isso aconteceu muito por aqui no Brasil mas também lá fora. Os motivos são muitos, algumas vezes o artista briga com seus empresários ou a gravadora e acabam no ostracismo. Em outros casos escândalos pessoais acabam por afundar a carreira do artista. Um caso assim aconteceu com o bom cantor Eddie Fisher. Hoje pouca gente consegue associar o nome dele a alguma canção. Uma pena. Mesmo nos Estados Unidos seu nome só surge na imprensa por causa de sua atribulada vida pessoal. Para quem não lembra Eddie Fisher foi um dos vários maridos da estrela Elizabeth Taylor. O pior é que seu casamento com Liz foi realizado em clima de grande escândalo pessoal pois na época ele era casado com outra atriz, grande amiga de Liz, Debbie Reynolds. Ela era como a namoradinha da América e todos ficaram chocados com o mal caratismo de Fisher ao trocar Debbie por Elizabeth Taylor (que naqueles anos já havia ganhado sua fama de colecionar diamantes e... maridos). Eddie Fisher então foi tachado de mal caráter, traidor e outras coisas piores. A imprensa sensacionalista o elegeu como alvo principal e assim não havia semana em que não havia alguma reportagem destruindo sua reputação nas bancas.

O casamento diante de tantas pressões foi um fracasso e acabou levando para o ralo a carreira de Fisher junto, que repito, era um grande cantor, um intérprete de grandes recursos vocais. Seu estilo estava mais próximo do de Pat Boone, pois ambos tinham vozes poderosas, mas ao contrário de Boone, Fisher preferia um repertório de canções românticas com temática mais adulta (Já Boone tentava rivalizar com Elvis Presley pelo gosto do público jovem). Fisher, antes dos problemas pessoais, nunca chegou a ser um estouro de vendas. Era considerado um cantor romântico de sucessos esparsos (geralmente ele conseguia com muito esforço um primeiro lugar em anos alternados nas principais paradas mas tinha público fiel que segurava sempre suas vendas em um patamar aceitável por sua gravadora). Mesmo assim seus hits mais famosos ainda hoje povoam a cultura musical americana (por aqui Eddie Fisher nunca conseguiu maior projeção pois o Brasil tinha seus próprios grandes cantores nesse estilo).

Hoje provavelmente canções como "Oh My Papa" (primeiro lugar de vendas em 1953) vai soar datada e fora de moda entre os jovens, mas mesmo assim vale o registro de sua ótima performance, mesmo numa melodia e letra melosas. Na minha opinião sua melhor interpretação é "Wish You Were Here" (que tem um lindo arranjo de orquestra ao velho estilo). Aqui o cantor deixa o vozeirão em segundo plano para cantar suavemente - o que soava bem melhor, principalmente por seu timbre de voz. Outro destaque é o último grande sucesso de Eddie, a boa "I Need You Now", com refrão pegajoso, o que era adequado a quem tentava levantar a carreira a todo custo. Enfim, depois de colecionar esses sucessos Eddie Fisher ainda tentou um retorno, inclusive na TV, mas era tarde demais. A traição dele para com Debbie Reynolds pegou muito mal e depois de anos de estampa em revistas de fofocas seus discos não conseguiam mais vender bem. Ele trocou de gravadora, foi para uma menor mas essa não conseguiu mais superar a avalanche de péssimas notas na imprensa. Suas canções ainda eram boas - e bem interpretadas, mas o público simplesmente passou a ignorar o que ele produzia. Desiludido deixou a música nos anos 1960. Recentemente sua filha, Carrie Fisher (ela mesma, a Princesa Leia de Guerra nas Estrelas), lançou uma biografa em que comenta seu relacionamento com o pai. Outro produto tipicamente de fofocas. Deixe isso pra lá e procure conhecer apenas o Eddie Fisher cantor. Você terá bons momentos com belas canções, certamente.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Cantores do Passado: Eddie Fisher
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir