terça-feira, 27 de novembro de 2007

Cantores do Passado: Vic Damone

Uma das coisa mais marcantes do filme "Tarde Demais Para Esquecer" é a linda canção tema "An Affair to Remember" interpretada pelo cantor Vic Damone. Esse nova iorquino nascido no Brooklin teve uma carreira longa e muito bem sucedida tanto na indústria musical quanto na cinematográfica, chegando até a fazer bem sucedidos programas de tv nas décadas de 50 e 60. A história de Vic Damone lembra bastante a de outros grandes cantores americanos. Assim como Elvis ele começou a cantar em igrejas. Lá aprendeu as primeiras lições sobre entonações e canto. Mas foi com o sucesso de outro cantor ítalo-americano que Damone realmente pensou em levar sua carreira mais à sério. Na década de 40 com a explosão de Sinatra nos shows e nas paradas, Vic resolveu seguir seus passos. Conseguiu conhecer e contar com o apoio de Perry Como, outro cantor famoso da época que lhe abriu muitas portas. Assim em 1947 finalmente gravou seu primeiro disco "I Have But One Heart" na extinta Mercury Records.

Vic Damone não tinha a beleza vocal de Sinatra e nem a doçura do timbre de Dean Martin mas era muito disciplinado e esforçado. Ao longo dos anos sua voz foi ganhando cada vez mais corpo e força. Após algumas gravações finalmente alcançou o tom que procurava e foi assim que conseguiu seu primeiro grande sucesso, a balada "You're Breaking My Heart" que chegou ao topo da Billboard. A partir daí Damone não parou. Conseguiu pontas em filmes musicais e se tornou figurinha fácil nos programas de auditório nos EUA. A TV nascia naquele momento e ele soube muito bem explorar esse novo meio de comunicação. Em pouco tempo ganhou seu próprio programa na grade de uma das emissoras de maior audiência, a CBS, e assinou com a potente Capitol Records (a mesma gravadora de Sinatra na época).

A única coisa que atrapalhou Vic Damone nesse momento foi o surgimento avassalador de uma nova música que nascia nos EUA: O Rock´n´Roll. Como ele fazia a linha seguida por Frank Sinatra e Dean Martin logo quando o Rock estourou nas paradas seu espaço na mídia e no hit parade ficou reduzido. Em meados da década de 60 acabou rompendo com a Capitol e foi para a Warner que naquele momento tentava consolidar seu selo no mercado fonográfico. Aqui ele ainda conseguiu emplacar alguns sucessos discretos mas em termos gerais o jogo estava acabado. Nos anos 70, já com o peso da idade, se refugiou nos cassinos e casas de espetáculos de menor porte. Mesmo assim conseguiu formar um grupo fiel de fãs e admiradores até finalmente se aposentar dos palcos no começo da década de 80. No final o próprio Frank Sinatra elogiou sua voz e poderio vocal, algo aliás bem merecido. Damone foi artista multimídia muito antes desse termo se popularizar. Ele soube antes de muitos que não se devia subestimar nenhum meio de promoção de seus discos. Pensando assim conseguiu seu espaço. Hoje o cantor é reverenciado nos EUA e esporadicamente realiza algumas aparições especiais. Nada mal para o garoto do Brooklin que sonhava um dia ser como seu maior ídolo, Sinatra.

Pablo Aluísio.

Um comentário: