terça-feira, 6 de novembro de 2007

O Grande Segredo

Gary Cooper foi um dos grandes astros de Hollywood nos anos dourados do cinema americano. Como cinéfilo sempre me interessei em assistir filmes antigos e clássicos e Cooper sempre despertou minha atenção em especial. Isso é fácil de explicar porque quanto mais raro se torna a filmografia de um ator do passado mais me interesso em sua carreira e em conhecer seus filmes. Gary Cooper se enquadra perfeitamente nessa situação. Embora tenha feito mais de cem filmes em sua longa carreira em Hollywood raros são os títulos disponíveis do ator para assistir no Brasil. Como todo grande astro ele tinha grande prestígio entre os fãs de cinema no passado, porém o que se percebe é que o fato de ter morrido há quase cinquenta anos dificulta e muito o acesso aos seus filmes. Tirando seus grandes sucessos (como o clássico do Western Matar ou Morrer ou então Sargento York), que foram regularmente lançados por aqui, nada mais se encontra. 

A realidade é que existe uma lacuna enorme de títulos pois quase 90% de sua obra cinematográfica permanece inédita em nosso país. Então foi com grande satisfação que recentemente tive a oportunidade de assistir um de seus filmes menos conhecidos. Trata-se de O Grande Segredo, filme de espionagem de 1946, lançado logo após o final da II Grande Guerra Mundial. O interessante dessa película é que aqui Cooper foi dirigido por um dos grandes diretores da história do cinema, Fritz Lang. Só por essa razão o filme já seria extremamente curioso, para não dizer obrigatório. Confesso que pouco sabia sobre o roteiro, a repercussão ou a importância desse momento de Cooper no cinema, que para minha surpresa foi quase que completamente esquecido.

O astro, que sempre se dava melhor em filmes de Western aqui faz um papel bem atípico em sua carreira, interpretando um cientista recrutado pelo órgão governamental de inteligência norte-americano. Sua missão é tentar resgatar uma importante cientista que poderia ser usada pelos alemães para a construção da bomba atômica nazista. O filme tem ótimo desenvolvimento e diálogos. Cooper está bem contido em sua interpretação. Geralmente ele interpretava o tipo caladão e tímido, porém virtuoso ao extremo. Aqui ele troca o rifle pelo giz. Não deixa de ser engraçada a cena em que ele aparece fazendo cálculos para "passar o tempo"! O filme é pura diversão e deve ter empolgado bastante os militares recém chegados na volta ao lar depois do fim da Guerra. 

Se tenho uma crítica a fazer em relação ao filme é em razão de seu final, que lembra bastante o epílogo do clássico Casablanca. Mas isso é de menor importância. O que realmente importa é que isso em nada comprometeu a ótima experiência de conhecer mais um filme da extensa - e bastante desconhecida - filmografia do mito Gary Cooper. Agora com o surgimento do Blu Ray bem que as produtoras poderiam olhar com mais atenção a quase completa ausência de filmes de Cooper no mercado brasileiro. Os admiradores da época de ouro de Hollywood agradeceriam bastante.

O Grande Segredo (Cloak and Dagger, Estados Unidos, 1946) Direção: Fritz Lang / Roteiro: Albert Maltz, Ring Lardner Jr./ Elenco: Gary Cooper, Robert Alda, Lilli Palmer / Sinopse: Gary Cooper interpreta um cientista recrutado pelo órgão governamental de inteligência norte-americana. Sua missão é tentar resgatar uma importante cientista que poderia ser usada pelos alemães para a construção da bomba atômica nazista.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Gary Cooper é meu herói... em todos os sentidos.
    Minha eterna paixão , desde os 5 anos de idade.
    Sou colecionadora voraz de seus filmes, e já adquiri quase todos da fase falada e alguns da fase muda.Mesmo que convertidos de VHS.
    É surpreendente como Gary consegue ser um ator versátil e esbanjar talento e prender a nossa atenção em todos os seus filmes.
    Um de meus filmes preferidos é VONTADE INDÔMITA, que eu já ví muitas vezes, vale a pena ver sua atuação com Patricia Nell
    E sob a direção de Frank Capra realizou filmes memoráveis.
    Gary Cooper é mais que maravilhoso, é fantasticamente perfeito.
    Mas ver todos seus filmes lançados no BRASIL é um sonho que tenho também.Quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, vamos torcer para que a obra do grande mito Gary Cooper chegue ao grande público, para que todos possam conhecer esse grande astro da era de ouro de Hollywood.

    ResponderExcluir
  3. Nascido em 7 de maio de 1901 em Helena, Montana (EUA) como Frank James Cooper. Gary Cooper foi um dos melhores atores de todos os tempos de Holywood. De postura clássica e jeito de galã o lacônico Cooper foi protagonista de três dos maiores filmes que eu vi na vida: "Por quem os Sinos Dobram" (1943) - Baseado no livro homônimo de Ernest Hemingway e dirigido por Sam Wood. "Sargento York" (1941), com direção do lendário Howard Hawks e responsável pelo primeiro Oscar de Cooper. E o clássico, "Matar ou Morrer" (1952), dirigido por Fred Zinnemann e vencedor de quatro Oscars (entre eles o segundo de Cooper como melhor ator) e quatro Globos de Ouro.
    Poucos sabem mas Charles Henry Cooper - pai de Gary Cooper - não só era Advogado e Juíz da Suprema Corte do Estado de Montana, como também vaqueiro e cowboy. Cooper, certa vez, e já doente, numa entrevista para uma revista de cinema, lembrou de como foi criado no Rancho de seu pai e de como os duelos e tiroteios fizeram parte de sua infância. Ou seja, Cooper havia vivido num ambiente verdadeiro de faroeste. E isto, o influenciou bastante em suas atuações futuras nos filmes do mesmo gênero.

    ResponderExcluir
  4. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir