quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

O Lobo Viking

O Lobo Viking
Um grupo de Vikings fazendo um saque na Normandia acaba encontrando um estranho animal em uma abadia isolada. Eles resolvem trazer o bicho para casa, mas no meio da viagem, ele acaba atacando todos os guerreiros do barco Viking. Um massacre! Mil anos depois tudo vira lenda a ser passada oralmente de geração em geração. Entretanto ataques dessas estranhas criaturas começam a acontecer em uma pequena cidade no interior gelado da Noruega. E tudo leva a crer que não se trata de um lobo comum. Pesquisas demonstram que não poderia ser um lobo qualquer, pois suas presas e suas marcas deixadas nas vítimas são grandes demais. Uma policial desta cidadezinha começa a investigar e acaba descobrindo algo realmente surpreendente. 

Pelo visto a Noruega virou mesmo um polo de produção de filmes de cultura pop. Como podemos ver no caso desse novo filme, que acabou sendo um dos filmes mais vistos da Netflix nesta semana. Devo dizer que é um filme legal, apesar de alguns deslizes pontuais. Acredito que o monstro clássico do lobisomem sempre poderá gerar bons filmes, desde que surjam boas ideias originais por trás de seu ressurgimento nas telas. Eu também gostei bastante do desenho do monstro aqui, parecendo mais um lobo sarnento, um bicho rabugento bem nojento. Tem que ser assim mesmo! No começo, os ataques só surgem em uma visão subjetiva, mas depois o monstro aparece melhor, em closes mais bem elaborados. A computação digital está boa e o filme, de maneira geral, é um pop pipoca bem satisfatório. Conta com um roteiro básico, mas eficiente, deixando até mesmo uma porta aberta para futuras continuações. Você quer algo mais cultura pop do que isso?

O Lobo Viking (Vikingulven, Noruega, 2022) Direção: Stig Svendsen / Roteiro: Espen Aukan, Stig Svendsen / Elenco: Liv Mjönes, Elli Rhiannon, Müller Osborne, Arthur Hakalahti / Sinopse: Jovens são atacados por uma estranha fera em uma Floresta do interior da Noruega. E tudo parece ter uma ligação com uma antiga lenda dos tempos dos Vikings.

Pablo Aluísio.

O Céu da Meia-Noite

Título no Brasil: O Céu da Meia-Noite
Título Original: The Midnight Sky
Ano de Lançamento: 2020
País: Estados Unidos
Estúdio: Netflix
Direção: George Clooney
Roteiro: Mark L. Smith
Elenco: George Clooney, Kyle Chandler, Felicity Jones, David Oyelowo, Caoilinn Springall, Sophie Rundle

Sinopse:
Depois de uma catástrofe de proporções mundiais, um cientista é deixado para trás em um estação no Ártico. Ele tenta entrar em contato com uma nave espacial que está retornando à Terra após explorar um satélite do planeta Júpiter. O lugar parece ser adequado para a vida. O cientista tenta avisar aos astronautas que não voltem, pois não há mais para onde voltar.

Comentários:
Assistindo a esse filme, cheguei na conclusão que o ator George Clooney tem uma certa obsessão com esse tipo de história. Um tipo de enredo que mistura fixação com o futuro, com devaneios filosóficos. Aqui, ele tenta algum tipo de salvação para um planeta Terra devastado. O que aconteceu com a Terra? O roteiro não explica. Foi uma catástrofe natural, como uma questão de aquecimento global ou foi uma guerra nuclear entre grandes potências? Fica a dúvida! De qualquer forma, o planeta está destruído e a humanidade, em sua enorme parte, já pereceu. Esse personagem do Clooney só está vivo porque está no Ártico, onde a contaminação e os efeitos dessa catástrofe ainda não chegaram. O filme tem um desenvolvimento lento e contemplativo, o que me levou a lembrar de Solaris, outro filme estrelado pelo ator nessa mesma linha. Realmente, há certas semelhanças entre os dois filmes, mas esse aqui tem pretensões mais modestas do ponto de vista filosófico. A questão da garotinha, que passa a acompanhar o cientista e depois a revelação sobre sua real existência, é um plot twist interessante, mas não muito surpreendente. Em geral, até gostei do filme, apesar de ter certas ressalvas.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

O Estranho que Nós Amamos

Título no Brasil: O Estranho que Nós Amamos
Título Original:  The Beguiled
Ano de Lançamento: 1971
País: Estados Unidos
Estúdio: The Malpaso Company
Direção: Don Siegel
Roteiro: Albert Maltz, Irene Kamp
Elenco: Clint Eastwood, Geraldine Page, Elizabeth Hartman, Jo Ann Harris, Darleen Carr, Melody Thomas Scott

Sinopse:
Durante a guerra civil nos Estados Unidos, um soldado do exército da União é resgatado por um grupo de mulheres que vivem isoladas, tentando sobreviver em um rancho no sul do país. O soldado, muito ferido, é levado para o local e elas começam a tratar dele. Essa situação acaba criando uma grande tensão por causa de sua presença naquele local.

Comentários:
O roteiro desse filme foi baseado no romance escrito por Thomas Cullinan. Esse foi o primeiro grande diferencial em relação a outros filmes de faroeste do ator Clint Eastwood. Isso porque a história valorizava muito mais o relacionamento humano entre os personagens, sendo a ação deixada em segundo plano. O filme investe bastante na dualidade de se ter um soldado da União sendo tratado por mulheres sulistas, ou seja, ela estavam ajudando o inimigo de guerra. Isso por si só já seria ruim o bastante, mas ainda havia a questão da tensão sexual envolvida com a presença de um homem como ele no meio de tantas mulheres solitárias e abandonadas à própria sorte. Esse filme já demonstrava que Clint Eastwood estava preocupado em investir mais no conteúdo dramático de seus filmes. Para isso, ele produziu o filme e trouxe para dirigi-lo o excelente cineasta Don Siegel. O resultado é muito bom. Um filme realmente marcante. Houve, inclusive, um remake recente, mas esqueça esse novo filme. Embora seja até bem feito, não se compara esse original dos anos 70. Clint Eastwood estava em plena forma. Esbanjando carisma e boa atuação em um filme realmente acima da média.

Pablo Aluísio.

O Tesouro de Pancho Villa

Título no Brasil: O Tesouro de Pancho Villa
Título Original: The Treasure of Pancho Villa
Ano de Lançamento: 1955
País: Estados Unidos
Estúdio: RKO Radio Pictures
Direção: George Sherman
Roteiro: Niven Busch
Elenco: Rory Calhoun, Shelley Winters, Gilbert Roland, Joseph Calleia, Fanny Schiller, Pascual García Peña

Sinopse:
México, 1915. O ladrão de bancos americano Tom Bryan (Rory Calhoun) vai ao México para ajudar Pancho Villa na entrega de um valioso carregamento de ouro. O bando de leais apoiadores de Villa precisa do tesouro para colocar seu líder no poder. Não vai ser nada fácil enfrentar todos os seus inimigos.

Comentários:
O ator Rory Calhoun teve uma longa carreira em Hollywood, atuando em mais de 120 filmes ao longo de sua trajetória. Infelizmente, quando estava se tornando um astro, principalmente ao estrelar filmes de faroeste, ele foi alvo de boatos maldosos, afirmando que era gay. Para a sociedade preconceituosa da época, isso significava o fim de uma promissora carreira no cinema. De qualquer maneira, os filmes de western em que atuou são muito bons de forma em geral. Esse aqui foi dirigido pelo ótimo diretor George Sherman, que tinha nome de herói da guerra civil americana. Ele, em determinada época de sua carreira, se especializou em filmes de faroeste. E dirigiu algumas dos melhores produções desse gênero cinematográfico. Esse filme aqui se notabilizou por fazer mais sucesso no exterior do que dentro dos Estados Unidos. No México foi um grande sucesso de bilheteria, o que era se esperar. Afinal, o roteiro tratava da história daquele país.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

A Malvada

Título no Brasil: A Malvada
Título Original: All About Eve
Ano de Lançamento: 1950
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Joseph L. Mankiewicz
Roteiro: Joseph L. Mankiewicz
Elenco: Bette Davis, Anne Baxter, Marilyn Monroe, George Sanders, Celeste Holm, Hugh Marlowe

Sinopse:
Margo (Bette Davis), uma veterana atriz de teatro, com a chegada da idade, começa a se sentir prejudicada. Além disso, ela precisa enfrentar a acirrada concorrência de atrizes mais jovens, entre elas um ambiciosa mulher que trabalha como sua assistente pessoal. Filme vencedor de 6 Oscars entre eles o de melhor filme, melhor direção e melhor roteiro.

Comentários:
Esse filme é considerado o melhor da carreira de Bette Davis por muitos críticos de cinema. Ela fez tantos filmes maravilhosos que, em minha opinião, é complicado afirmar qual seria realmente o seu melhor filme. Mas de qualquer modo, esse é seguramente um dos mais consagradores de sua atuação. Essa foi uma atriz realmente diferenciada, que enchia os olhos do público com seu talento espetacular. O roteiro do filme trata de questões extremamente relevantes, como o ressentimento, a ambição, a ganância e até mesmo a inveja que impera nos meios artisticos. A personagem Eve surge extremamente complexa no roteiro. Ela age como cortadinha, uma mulher boazinha, mas que no fundo esconde a alma de uma mulher ambiciosa que apenas quer subir na vida de qualquer jeito. Ótima interpretação da atriz Anne Baxter. 

Em termos de elenco, outro destaque vem com a presença de uma jovem Marilyn Monroe, interpretando uma bela loira platinada que serve de troféu para um figurão do meio teatral durante uma festa. Ela tem apenas duas cenas no filme, mas chama bastante atenção por causa de seu figurino elegante e de sua exuberante beleza. Eu considero esse um roteiro tecnicamente perfeito, sem nuances negativas. Entretanto, é bom chamar a atenção para um certo moralismo que não tem mais sentido nos dias de hoje. Em determinado momento, a personagem Eve é condenada por relacionamentos de seu passado, por ter se relacionado com um homem casado. Isso não seria um crime. De qualquer forma o filme é excelente, acima de qualquer crítica mais mordaz. Merece nota máxima em termos de sétima arte!

Pablo Aluísio.

Luzes da Ribalta

Título no Brasil: Luzes da Ribalta
Título Original: Limelight
Ano de Lançamento: 1952
País: Estados Unidos
Estúdio: Charles Chaplin Productions
Direção: Charles Chaplin
Roteiro: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Claire Bloom, Buster Keaton, Nigel Bruce, Sydney Chaplin, Norman Lloyd

Sinopse:
Calvero (Charles Chaplin) é um velho palhaço de circo, um veterano artista do teatro burlesco. Idoso, descobre que a vida pode ser ainda mais dura. Ele busca encontrar um novo sentido para sua existência. E ele acaba encontrando uma bailarina com problemas de depressão e auto estima. Juntos, os dois vão tentar encontrar o caminho para a felicidade. Filme premiado com o Oscar na categoria de melhor música original.

Comentários:
Todos pensavam que Chaplin já estava aposentado, que não mais voltaria ao cinema. Então ele escreveu a história desse filme. Uma verdadeira obra-prima. Chaplin usou a imagem do palhaço triste. O artista, que faz milhares de pessoas de seu público rirem e terem momentos de felicidade, ao mesmo tempo que cultiva uma personalidade complicada, complexa, entristecida. É uma imagem no espelho do próprio Chaplin. Seu autorretrato definitivo no cinema. O seu personagem passa longe do mundo da malandragem do vagabundo de bom coração Carlitos. É um homem amargurado, mas ainda tentando encontrar um sentido para a vida, uma forma de ser feliz, mesmo no momento final de sua existência. Extremamente bem escrito como personagem, Calvero se revela de uma riqueza interior excepcional. Chaplin mostrou mais uma vez como era um grande artista, um dos maiores nomes da história da sétima arte. Nesse filme ele expôs sua alma sem medo.

Pablo Aluísio.

domingo, 5 de fevereiro de 2023

A Escola do Bem e do Mal

Título no Brasil: A Escola do Bem e do Mal
Título Original: The School for Good and Evil
Ano de Lançamento: 2022
País: Estados Unidos
Estúdio: Feigco Entertainment
Direção: Paul Feig
Roteiro: David Magee
Elenco: Sophia Anne Caruso, Sofia Wylie, Cate Blanchett, 
Liam Woon, Rachel Bloom, Kit Young

Sinopse:
Duas garotas, jovens adolescentes, são escolhidas para irem estudar em escolas de magia e bruxaria. Uma das escolas ensina magia do bem e a outra ensina magia do mal. E sobre as duas, se esconde uma figura sinistra, um antigo bruxo do passado que quer destruir com tudo, sem deixar vestígios.

Comentários:
Primeiro vou destacar alguns pontos positivos. A direção de arte é sublime. Cenários, figurinos, ambientações, maquiagem, tudo é de uma produção realmente classe A. Chega a ser um filme bonito de se assistir. Porém de que vale tanto luxo se há uma falta de originalidade absurda e completa na história? Não tem como fugir da comparação. Esse filme tem sinais até mesmo de plágio com os filmes e livros de Harry Potter! Basta ler a sinopse para ver as semelhanças. Escola de magia e bruxaria com jovens, um sinistro mago do passado que quer acabar com tudo, professores de magia... Tudo o que você viu em Harry Potter está aqui! E com a falta de originalidade, vem também a decepção de se estar assistindo um filme que, na realidade, sendo bem sincero, é apenas um genérico do Harry Potter. Eu sei que tudo é baseado em livros que são até populares entre jovens, mas a verdade é que tudo é muito derivativo, realmente. Chegamos em certos momentos a ter até mesmo vergonha alheia da cópia. Não adianta apenas fazer uma produção luxuosa classe A, tem que ter originalidade, ideas novas por trás, porque caso contrário não se sustenta.

Pablo Aluísio.

Dupla Jornada

Título no Brasil: Dupla Jornada
Título Original: Day Shift
Ano de Lançamento: 2022
País: Estados Unidos
Estúdio: Impossible Dream Entertainment
Direção: J.J. Perry
Roteiro: Tyler Tice
Elenco: Jamie Foxx, Snoop Dogg, Scott Adkins, Dave Franco, Natasha Liu Bordizzo, Karla Souza

Sinopse:
Bud Jablonski (Jamie Foxx) tem uma dupla jornada de trabalho todos os dias. Pelas manhãs, trabalha limpando piscinas de pessoas ricas e de noite caça vampiros pelas ruas escuras e sombrias de Los Angeles.

Comentários:
Eu não tenho nada contra filmes que trazem os vampiros para os nossos dias, para o cotidiano atual. Excelentes filmes já foram feitos nesse estilo, usando essa premissa, inclusive em um passado recente. O que eu não gosto é quando usam vampiros como monstros idiotas, como no caso desse filme. O modo em que agem, o jeito que se comportam, está mais para zumbis. Sejamos sinceros, que roteiro fraco! Parece que alguém de LA teve uma ideia estúpida qualquer e a vendeu para uma companhia cinematográfica. E sabe se lá a razão caiu nas graças do ator Jamie Foxx, o que trouxe o orçamento e financiamento para o filme ser produzido. Onde ele estava com a cabeça? Um ator tão bom, tão respeitado, se meter numa fria dessas? O problema é que o roteiro continua idiota e não tem salvação. É um filme ruim, sem graça, em que nem as cenas de ação importam. E no critério terror pode esquecer, porque esses vampiros não vão dar medo em absolutamente ninguém! Em conclusão, temos aqui um filme muito ruim. Tem um roteiro muito mal feito. Não vá perder seu tempo assistindo essa bela porcaria.

Pablo Aluísio.