quinta-feira, 11 de abril de 2019

Trágica Emboscada

Título no Brasil: Trágica Emboscada
Título Original: The Savage
Ano de Produção: 1952
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: George Marshall
Roteiro: L.L. Foreman, Sydney Boehm
Elenco: Charlton Heston, Susan Morrow, Peter Hansen

Sinopse:
Quando apenas era uma criança, James 'Jim' Aherne Jr (Charlton Heston) presenciou toda a sua família ser morta durante um ataque de nativos à caravana na qual viajava. Resgatado por uma tribo rival Sioux acaba sendo adotado pelo cacique de seu novo clã. Os anos passam e ele recebe o nome de "War Bonnet" entre seus pares. Com a quebra de um tratado firmado entre as tropas da cavalaria e a tribo Sioux, os tambores de guerra voltam a soar nas montanhas. A questão é: será que Aherne estará mesmo disposto a enfrentar o homem branco em um campo de batalha ou sua lealdade aos índios falará mais alto?

Comentários:
Charlton Heston aqui interpreta um homem branco criado no meio dos índios Sioux, o que não deixa de ser muito curioso, pois o ator acabou desenvolvendo uma de suas atuações mais físicas, já que "The Savage" é em essência um bangue-bangue típico dos anos 50, com muitas cenas de combate e ação envolvendo índios e a cavalaria americana. O tom dramático é dado pela dualidade vivida pela personagem de Heston, afinal se ele é um branco de nascença como se comportará caso exploda uma guerra entre os soldados e os índios Sioux? Um dos destaques da produção vem da bonita fotografia. O filme foi todo rodado na Carolina do Sul, nas montanhas conhecidas como Black Hills, uma região muito agraciada por belezas naturais. O roteiro só deixa a desejar mesmo na indecisão quase sempre constante do personagem principal, pois Inicialmente ele se coloca ao lado da paz, porém depois que sua irmã adotiva é morta por engano por soldados, ele volta atrás para armar um emboscada fatal para os militares enviados por Washington. E isso é apenas o começo pois haverá ao longo do filme outras reviravoltas. Charlton Heston também surge meio esquisito com figurinos indígenas e cabelos com trancinhas. Para quem o associa a filmes como "Ben Hur" e "Os Dez Mandamentos" certamente haverá uma dose de surpresa com seu visual fora do comum. No mais é isso, uma boa fita, valorizada também por um certo romantismo em relação ao estilo de vida e cultura dos Sioux.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Conspiração

Charlie Sheen interpreta Bobby Bishop, um jovem e promissor assessor do Presidente dos Estados Unidos. Sua vida profissional, como se pode perceber, está no auge. Tudo muda quando ele é procurado por um antigo professor da universidade de Direito, que lhe avisa que há uma grande conspiração envolvendo sociedades secretas, como a maçonaria, se formando para tirar o Presidente do poder. Agora ele é o alvo! Filme com roteiro muito bom que acabou fracassando nas bilheterias por culpa do ator Charlie Sheen. Como se sabe Sheen esteve sempre envolvido em escândalos e polêmicas. No começo da carreira Hollywood tentou transformá-lo em um novo Tom Cruise, mas isso obviamente não deu certo. Aliás Sheen ainda não perdeu o jeito para se envolver em todos os tipos de problemas. Recentemente ele assumiu estar com AIDS, além de ser viciado em crack. Deixando isso tudo de lado, todas as revistas de fofocas e a vida escandalosa de Sheen e suas matérias na imprensa marrom, sensacionalista, esse "Shadow Conspiracy" serviu para demonstrar o quanto ele poderia ser interessante apenas atuando nas telas de cinema.

O roteiro tem ótimas sacadas e o elenco é dos melhores, com direito a uma pontinha do escritor Gore Vidal como um senador conservador, mulherengo e crápula. A ironia veio no fato de que Vidal era um dos grandes representantes do movimento gay nos EUA. No mais o filme disseca o lado da podridão da política americana, com seus conchavos e conspirações. Esse é considerado também o filme mais inteligente do cineasta George P. Cosmatos, mais conhecido por "Rambo II - A Missão" e "Stallone Cobra". Infelizmente como o filme fracassou esse também acabou sendo seu último filme. Em Hollywood dificilmente se dá uma segunda chance a um diretor, não importando seus sucessos do passado.

Conspiração (Shadow Conspiracy, Estados Unidos, 1997) Estúdio: Hollywood Pictures / Direção: George P. Cosmatos / Roteiro: Adi Hasak, Ric Gibbs / Elenco: Charlie Sheen, Donald Sutherland, Linda Hamilton, Ben Gazzara, Stephen Lang, Gore Vidal. / Sinopse: Uma grande conspiração se instala nos mais altos escalões do poder dos Estados Unidos. Salve-se quem puder!

Pablo Aluísio.

Ninguém Deseja a Noite

Josephine Peary (Juliette Binoche) é uma francesa que decide ir até a gelada e distante Groenlândia (uma ilha próxima ao polo norte do planeta) em busca do marido, um aventureiro que está em busca de glória nas neves da região. Durante sua expedição Josephine acaba conhecendo uma nativa chamada Allaka (Rinko Kikuchi) do povo esquimó, criando uma nova visão da vida e do mundo. O grande mérito desse filme vem da presença da sempre interessante Juliette Binoche. Ela interpreta essa mulher, fútil, mas corajosa, que decide ir até uma região distante e isolada do mundo em busca de aventuras e novas experiências pessoais.

Como se pode perceber temos aqui um filme com teor até mesmo feminista. Não é para menos, o filme foi dirigido por uma cineasta, Isabel Coixet, que valoriza a todo momento aspectos pessoais de sua protagonista. Apesar de ser passado na Groenlândia (os jogadores de War se lembram bem desse lugar), a produção não tem a pretensão de ser uma aventura na neve ou algo parecido. Ao contrário disso valoriza aspectos humanos dos personagens em geral. Como é um filme francês era até mesmo previsível que algo assim acontecesse. Há inclusive um forte teor social, da velha escola, colocando os nativos como pessoas ingênuas e boas que supostamente seriam corrompidas pelos valores da civilização! Pois é, um novo retrato do velho estigma do "bom selvagem".

Ninguém Deseja a Noite (Nadie Quiere La Noche, França, Espanha, 2015) Estúdio: Audiovisual Aval SGR / Direção: Isabel Coixet / Roteiro: Miguel Barros / Elenco: Juliette Binoche, Rinko Kikuchi, Gabriel Byrne / Sinopse: Uma francesa decide ir morar numa longe e fria ilha, distante de tudo e todos.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 9 de abril de 2019

Amor Estranho Amor

Walter Hugo Khouri foi um caso único no cinema brasileiro. Com excelentes contatos na Embrafilme conseguiu manter uma média fantástica de produções regulares ao longo de toda a sua carreira (foram no total 27 filmes, praticamente um a cada ano). Isso em um tempo em que era muito complicado para um cineasta manter qualquer regularidade em sua filmografia. Pois bem, Khouri fazia um cinema de autor, onde seu principal protagonista era quase sempre um alter ego dele mesmo. O que notabilizou esse filme para sempre, tornando o mais conhecido de toda a sua filmografia, foi o fato de trazer a até então modelo Xuxa Meneghel interpretando a personagem Tamara, uma prostituta que acaba seduzindo um jovem menino no bordel onde trabalha. Obviamente que um papel assim tão explosivo acabou cobrando um preço e tanto para Xuxa, uma vez que em poucos anos ela se tornaria uma badalada apresentadora infantil da Rede Globo, vendendo milhões de discos e fazendo um enorme sucesso em seu auge, entre as crianças. De repente sua presença nesse filme se tornou extremamente embaraçosa, fazendo com que ela conseguisse banir o filme das locadoras e depois de praticamente todos os lugares possíveis. Com a internet a coisa ficou bem mais complicada para ela pois as suas cenas podem ser facilmente encontradas. Antes de procurar é bom saber que não são sensuais ou excitantes, mas apenas deprimentes.

E afinal de contas qual foi o motivo para tanto escândalo? Além de surgir nua em cena há uma sequência em particular no filme em que ela seduz e leva para a cama um garoto - uma coisa simplesmente inimaginável no mundo de hoje, mas que na época de lançamento do filme soava até mesmo como algo natural tendo em vista a história que o diretor queria contar. "Amor Estranho Amor" não é, revisto hoje em dia, um belo exemplo do cinema nacional. Na verdade pode até ser considerada uma pornochanchada tardia, já na decadência do gênero. Não há como negar que o filme acabou se notabilizando mesmo por outras coisas (a nudez da Xuxa, por exemplo) e não por suas qualidades artísticas. Mesmo assim vale a pena ser visto nem que seja uma única vez para matar a curiosidade. Como obra cinematográfica porém realmente deixa bem a desejar. É bem apelativa e sem muito conteúdo.

Amor Estranho Amor (Brasil, 1982) Direção: Walter Hugo Khouri / Roteiro: Walter Hugo Khouri / Elenco: Vera Fischer, Tarcísio Meira, Xuxa Meneghel, Marcelo Ribeiro / Sinopse: Homem relembra seu passado, inclusive sobre suas primeiras experiências sexuais.

Pablo Aluísio.

Cidade Oculta

Eu me recordo que esse filme nacional foi lançado em VHS no Brasil no selo Manchete Vídeo. E depois de algum tempo foi exibido na própria Rede Manchete, canal que hoje não mais existe. Como eu era um adolescente cheio de hormônios explodindo por todos os lados, o que mais me chamou atenção aqui foi a presença da atriz Carla Camurati. Eu achava ela linda. Uma bonita loira de olhos azuis que de vez em quando presenteava seus fãs com generosas cenas de nudez. Nesse "Cidade Oculta" ela não se desnudou tanto como em outros filmes, mas isso não importava. Nos anos 80 um seio à mostra já era uma vitória e tanto.

Em relação ao filme em si foi até elogiado pela crítica da época. Não era comum, ou melhor dizendo, era praticamente zero a chance de um filme brasileiro tentar seguir os passos do cinema noir dos Estados Unidos. Esse filme tentou justamente isso. O resultado pode ser considerado um pouco irregular, mas a coragem dos realizadores em ir por esse caminho merece todos os nossos elogios.

Cidade Oculta (Brasil, 1986) Direção: Chico Botelho / Roteiro: Arrigo Barnabé, Chico Botelho / Elenco: Arrigo Barnabé, Carla Camurati, Cláudio Mamberti / Sinopse: Na noite de Sâo Paulo se misturam os mais variados tipos que vão de ladrões, policiais corruptos e mulheres fatais.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 8 de abril de 2019

A Mula

Clint Eastwood tem 88 anos de idade. Aposentadoria? Nem pensar! Tanto que nesse seu novo filme ele não se contentou em apenas atuar. Ele também produziu, dirigiu e escreveu parte do roteiro! Incrível mesmo sua disposição para seguir em frente no cinema. E como não poderia deixar de ser, ele aqui interpreta um octogenário que vê sua vida mudar. Sua fazendinha de plantação de flores é tomada pelo banco. Sem dinheiro e com problemas na família ele decide então aceitar um serviço que parece fácil (mas só parece). Ele deve ir até uma garagem de um posto de gasolina para receber uma "encomenda" a ser levada até um certo destino. O pagamento é excepcional. Claro que ele sabe que se trata de drogas, mas como já está no final de sua jornada nem pensa muito e aceita o tal serviço.

Assim se torna mais uma "mula" de um cartel de drogas mexicano. Como é um velho senhor não desperta suspeitas nos policiais que acaba esbarrando pelo caminho. É o "disfarce" perfeito. No começo as coisas vão muito bem. Ele ganha bastante dinheiro, a ponto inclusive de comprar uma nova camionete zero, último modelo, tinindo de nova. Porém aos poucos o cerco policial vai se fechando. A quantidade de drogas transportada é absurda, em certa ocasião ele chega a levar 300 kilos de uma cidade para outra e por isso o DEA (departamento anti-drogas) começa a ficar no seu encalço. Clint continua o mesmo ator carismático de sempre. Basta sua presença na tela para justificar qualquer filme, só que aqui, pela primeira vez, podemos ver com nitidez o peso da idade no ator. Ele tem uma certa dificuldade para falar e andar. As costas curvadas mostram os efeitos do tempo. Não é para menos, já que ele está próximo dos 90 anos! De qualquer maneira é sempre um prazer rever o bom e velho Clint. A dignidade pessoal aliás está mais forte e presente como nunca. Poucos conseguiram essa proeza.

A Mula (The Mule, Estados Unidos, 2018) Direção: Clint Eastwood / Roteiro: Clint Eastwood, Sam Dolnick, Nick Schenk / Elenco: Clint Eastwood, Bradley Cooper, Dianne Wiest, Laurence Fishburne, Taissa Farmiga, Michael Peña / Sinopse: Velho senhor, já na beira dos 90 anos, decide aceitar a oferta de serviço de "mula" de traficantes mexicanos. Ele terá que transportar drogas de uma cidade para outra em sua velha camionete. A intenção é despistar, com sua aparência de senhor idoso, a polícia que começa a investigar o caso.

Pablo Aluísio.

O Sétimo Filho

A única coisa que me fez assistir a esse filme foi a presença de Jeff Bridges no elenco. Ele, em minha opinião, está naquela categoria de atores que fazem o cinéfilo encarar qualquer coisa, mesmo filmes fracos ou meramente medianos. Nessa última categoria se classifica esse filme de fantasia, meio fora de moda, com roteiro cheio de clichês. A Universal gastou quase 100 milhões de dólares em sua produção, mas o resultado final é bem decepcionante. Bridges interpreta um caçador de bruxas e feiticeiras na idade média. Uma de suas principais rivais é a misteriosa Malkin (interpretada por Julianne Moore, outro bom motivo para assistir). O tal sétimo filho é o assistente de Bridges na estória. Deveria ser o protagonista, mas o ator que o interpreta, chamado Ben Barnes, quase coloca tudo a perder. Ele é bem ruinzinho.

Assim sobram efeitos especiais (alguns bem feitos, outros nem tanto), um clima de aventura medieval e um roteiro bem fraquinho, que só serve para dar uma desculpa para as cenas de ação. O interessante é que o filme foi feito visando atrair o público da China. Isso mesmo, é uma produção entre China e Estados Unidos. Nos cinemas americanos o filme fracassou, mas conseguiu gerar lucro no país da grande muralha. Então o estúdio se saiu com uma desculpa esfarrapada, dizendo que o roteiro não era lá essas coisas porque foi simplificado, para o público chinês. Justificando assim parece até que o público chinês de cinema não prima muito pela inteligência. Melhor teria sido o silêncio. No final das contas o filme não me aborreceu, embora igualmente não tenha me surpreendido em nada. Em termos de originalidade nesse universo de fantasia, não há nada mesmo a encontrar. Tudo mais do mesmo.

O Sétimo Filho (Seventh Son, Estados Unidos, China, 2014) Direção: Sergei Bodrov / Roteiro: Charles Leavitt , Steven Knight / Elenco: Jeff Bridges, Julianne Moore, Ben Barnes, Alicia Vikander / Sinopse: O Mestre Gregory (Bridges) ganha a vida caçando feiticeiras e bruxas. Agora terá seu maior desafio, enfrentar a poderosa Malkin (Moore) que busca vingança, pois no passado foi aprisionada por ele em uma cova, bem no meio do deserto.

Pablo Aluísio.

domingo, 7 de abril de 2019

Wild Bill - Uma Lenda No Oeste

Cinebiografia de Wild Bill Hickok, um dos mais conhecidos nomes da mitologia do velho oeste americano. Veterano da Guerra Civil americana, condutor de diligências, Xerife, jogador inveterado e pistoleiro de aluguel, Wild Bill foi um dos mais temidos homens de seu tempo. Extremamente hábil no gatilho ele desafiou grandes nomes de sua época.  A vida de Bill foi movimentada desde seus primeiros anos. Aos 18 anos se uniu às tropas do General Lee e foi lutar ao lado do exército da confederação. Lá conheceu e se tornou amigo de Buffalo Bill. Ao sair do exército foi perambular pelo oeste selvagem e se envolveu em vários duelos que ficaram famosos pois foram fartamente noticiados pela imprensa, garantindo sua fama em todo o país.

Lidar com um nome tão conhecido do velho oeste pode ser complicado. Felizmente o filme é muito bom, interessante e bem editado. Ao invés de contar cronologicamente a história de Wild Bill o diretor optou por narrar os últimos momentos de vida dele, onde aos poucos sua história é relembrada em diversos flashbacks (em preto e branco, na maioria das vezes). O filme é curto, pouco mais de 90 minutos, o que torna insuficiente para mostrar toda a vida do famoso personagem (que foi de tudo um pouco na vida, desde caçador de búfalos a xerife de cidades perigosas como Deadwood). Talvez apenas uma minissérie conseguiria contar todas as histórias envolvendo Wild Bill.

Tecnicamente muito bem escrito, o roteiro romanceou alguns aspectos da vida do famoso pistoleiro para trazer mais interesse à trama. São pequenas licenças que o roteirista pede para a história real dos fatos, nada muito comprometedor. A mais significativa dessas mudanças foi a relação que os roteiristas criaram entre o assassino de Wild Bill e um amor do passado dele, algo inexistente na vida do famoso pistoleiro. Obviamente que ambos os personagens existiram realmente, mas Jack McCall, o assassino de Bill (que seria enforcado por esse crime) não era filho de Susannah Moore, a antiga namorada de seu passado. Essa foi apenas uma tentativa de trazer mais dramaticidade ao filme.

Jeff Bridges está muito bem no papel e todo o elenco de apoio é acima da média, principalmente Ellen Barkin como Calamity Jane, outra personagem que foi imortalizada pelo cinema em diversos filmes ao longo desses anos. Fazendo às vezes de narrador o filme ainda traz o ótimo John Hurt no papel de um amigo inglês de Wild Bill. Jeff Bridges aliás sempre se sai muito bem em faroestes, não apenas por ter o tipo certo, como também por incorporar trejeitos da época de uma forma muito convincente. Cantor de música country nas horas vagas ele parece mesmo ter um afeto especial por todo esse universo. Enfim, "Wild Bill - Uma Lenda No Oeste" pode até não ser perfeito do ponto de vista histórico, porém é um faroeste acima da média que ajuda a resgatar essa importante figura do passado.

Wild Bill - Uma Lenda No Oeste (Wild Bill, Estados Unidos, 1995) Estúdio: United Artists / Direção: Walter Hill / Roteiro: Thomas Babe, baseado no livro de Peter Dexter / Elenco: Jeff Bridges, Ellen Barkin, John Hurt / Sinopse: o filme conta a história real do pistoleiro Wild Bill que fez fama no velho oeste americano. Filme indicado ao prêmio da National Society of Film Critics Awards na categoria de Melhor Ator (Jeff Bridges). Também indicado na mesma categoria no New York Film Critics Circle Awards.

Pablo Aluísio.