quarta-feira, 10 de abril de 2019

Ninguém Deseja a Noite

Josephine Peary (Juliette Binoche) é uma francesa que decide ir até a gelada e distante Groenlândia (uma ilha próxima ao polo norte do planeta) em busca do marido, um aventureiro que está em busca de glória nas neves da região. Durante sua expedição Josephine acaba conhecendo uma nativa chamada Allaka (Rinko Kikuchi) do povo esquimó, criando uma nova visão da vida e do mundo. O grande mérito desse filme vem da presença da sempre interessante Juliette Binoche. Ela interpreta essa mulher, fútil, mas corajosa, que decide ir até uma região distante e isolada do mundo em busca de aventuras e novas experiências pessoais.

Como se pode perceber temos aqui um filme com teor até mesmo feminista. Não é para menos, o filme foi dirigido por uma cineasta, Isabel Coixet, que valoriza a todo momento aspectos pessoais de sua protagonista. Apesar de ser passado na Groenlândia (os jogadores de War se lembram bem desse lugar), a produção não tem a pretensão de ser uma aventura na neve ou algo parecido. Ao contrário disso valoriza aspectos humanos dos personagens em geral. Como é um filme francês era até mesmo previsível que algo assim acontecesse. Há inclusive um forte teor social, da velha escola, colocando os nativos como pessoas ingênuas e boas que supostamente seriam corrompidas pelos valores da civilização! Pois é, um novo retrato do velho estigma do "bom selvagem".

Ninguém Deseja a Noite (Nadie Quiere La Noche, França, Espanha, 2015) Estúdio: Audiovisual Aval SGR / Direção: Isabel Coixet / Roteiro: Miguel Barros / Elenco: Juliette Binoche, Rinko Kikuchi, Gabriel Byrne / Sinopse: Uma francesa decide ir morar numa longe e fria ilha, distante de tudo e todos.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário