segunda-feira, 8 de abril de 2019

O Sétimo Filho

A única coisa que me fez assistir a esse filme foi a presença de Jeff Bridges no elenco. Ele, em minha opinião, está naquela categoria de atores que fazem o cinéfilo encarar qualquer coisa, mesmo filmes fracos ou meramente medianos. Nessa última categoria se classifica esse filme de fantasia, meio fora de moda, com roteiro cheio de clichês. A Universal gastou quase 100 milhões de dólares em sua produção, mas o resultado final é bem decepcionante. Bridges interpreta um caçador de bruxas e feiticeiras na idade média. Uma de suas principais rivais é a misteriosa Malkin (interpretada por Julianne Moore, outro bom motivo para assistir). O tal sétimo filho é o assistente de Bridges na estória. Deveria ser o protagonista, mas o ator que o interpreta, chamado Ben Barnes, quase coloca tudo a perder. Ele é bem ruinzinho.

Assim sobram efeitos especiais (alguns bem feitos, outros nem tanto), um clima de aventura medieval e um roteiro bem fraquinho, que só serve para dar uma desculpa para as cenas de ação. O interessante é que o filme foi feito visando atrair o público da China. Isso mesmo, é uma produção entre China e Estados Unidos. Nos cinemas americanos o filme fracassou, mas conseguiu gerar lucro no país da grande muralha. Então o estúdio se saiu com uma desculpa esfarrapada, dizendo que o roteiro não era lá essas coisas porque foi simplificado, para o público chinês. Justificando assim parece até que o público chinês de cinema não prima muito pela inteligência. Melhor teria sido o silêncio. No final das contas o filme não me aborreceu, embora igualmente não tenha me surpreendido em nada. Em termos de originalidade nesse universo de fantasia, não há nada mesmo a encontrar. Tudo mais do mesmo.

O Sétimo Filho (Seventh Son, Estados Unidos, China, 2014) Direção: Sergei Bodrov / Roteiro: Charles Leavitt , Steven Knight / Elenco: Jeff Bridges, Julianne Moore, Ben Barnes, Alicia Vikander / Sinopse: O Mestre Gregory (Bridges) ganha a vida caçando feiticeiras e bruxas. Agora terá seu maior desafio, enfrentar a poderosa Malkin (Moore) que busca vingança, pois no passado foi aprisionada por ele em uma cova, bem no meio do deserto.

Pablo Aluísio.

Um comentário: