terça-feira, 9 de abril de 2019

Amor Estranho Amor

Walter Hugo Khouri foi um caso único no cinema brasileiro. Com excelentes contatos na Embrafilme conseguiu manter uma média fantástica de produções regulares ao longo de toda a sua carreira (foram no total 27 filmes, praticamente um a cada ano). Isso em um tempo em que era muito complicado para um cineasta manter qualquer regularidade em sua filmografia. Pois bem, Khouri fazia um cinema de autor, onde seu principal protagonista era quase sempre um alter ego dele mesmo. O que notabilizou esse filme para sempre, tornando o mais conhecido de toda a sua filmografia, foi o fato de trazer a até então modelo Xuxa Meneghel interpretando a personagem Tamara, uma prostituta que acaba seduzindo um jovem menino no bordel onde trabalha. Obviamente que um papel assim tão explosivo acabou cobrando um preço e tanto para Xuxa, uma vez que em poucos anos ela se tornaria uma badalada apresentadora infantil da Rede Globo, vendendo milhões de discos e fazendo um enorme sucesso em seu auge, entre as crianças. De repente sua presença nesse filme se tornou extremamente embaraçosa, fazendo com que ela conseguisse banir o filme das locadoras e depois de praticamente todos os lugares possíveis. Com a internet a coisa ficou bem mais complicada para ela pois as suas cenas podem ser facilmente encontradas. Antes de procurar é bom saber que não são sensuais ou excitantes, mas apenas deprimentes.

E afinal de contas qual foi o motivo para tanto escândalo? Além de surgir nua em cena há uma sequência em particular no filme em que ela seduz e leva para a cama um garoto - uma coisa simplesmente inimaginável no mundo de hoje, mas que na época de lançamento do filme soava até mesmo como algo natural tendo em vista a história que o diretor queria contar. "Amor Estranho Amor" não é, revisto hoje em dia, um belo exemplo do cinema nacional. Na verdade pode até ser considerada uma pornochanchada tardia, já na decadência do gênero. Não há como negar que o filme acabou se notabilizando mesmo por outras coisas (a nudez da Xuxa, por exemplo) e não por suas qualidades artísticas. Mesmo assim vale a pena ser visto nem que seja uma única vez para matar a curiosidade. Como obra cinematográfica porém realmente deixa bem a desejar. É bem apelativa e sem muito conteúdo.

Amor Estranho Amor (Brasil, 1982) Direção: Walter Hugo Khouri / Roteiro: Walter Hugo Khouri / Elenco: Vera Fischer, Tarcísio Meira, Xuxa Meneghel, Marcelo Ribeiro / Sinopse: Homem relembra seu passado, inclusive sobre suas primeiras experiências sexuais.

Pablo Aluísio.

Um comentário: