domingo, 20 de maio de 2007

Almas Maculadas

Jornalista (Rock Hudson) resolve escrever uma matéria sobre um veterano da II Guerra Mundial, piloto condecorado (Robert Stack) que para sobreviver no pós guerra tem que se apresentar em parques de diversões em exibições aéreas onde faz acrobacias e disputa acirradas corridas com outros aviadores. "Almas Maculadas" é baseado em famoso livro do consagrado William Faulkner. Quem conhece a obra desse famoso escritor sabe o que encontrará em suas estórias: personagens marginais, à margem dos ricos e bem sucedidos, tentando sobreviver dentro do selvagem capitalismo americano. São seres que vivem um dia após o outro, sem grandes esperanças de que algo realmente vá melhorar em suas vidas. Isso se repete na trupe que vive ao lado do veterano aviador, sua esposa, a sensual e bonita LaVern Shummann (interpretada pela linda Dorothy Malone) e o fiel mecânico Jiggs (feito pelo bom ator Jack Carson).

A produção é estrelada por Rock Hudson, naquela altura já com status de super astro (tinha feito há pouco o grande sucesso "Assim Caminha a Humanidade"). Ele comparece com sua habitual boa presença em cena mas aos poucos vê seu personagem perdendo espaço para LaVern, a esposa do piloto veterano. Curioso mas a estrutura do livro foi realmente criada em torno dessa mulher, seus dramas, sua paixão não correspondida e a luta pela sobrevivência no dia a dia. Robert Stack que havia estado tão bem em "Palavras ao Vento" aqui perde espaço até porque seu personagem é antipático e nada carismático. A direção do grande Douglas Sirk se revela novamente bem sucedida ao lado de seu galã preferido, Rock Hudson. Aliás esse filme seria o último ao lado de Rock, o que realmente é de se lamentar. No saldo final adorei o resultado pois a melancolia e a desesperanças que vemos em cena é bastante fiel ao texto de Faulkner. Em essência é mais uma boa produção da filmografia do ator Rock Hudson.

Almas Maculadas (The Tarnished Angels, Estados Unidos, 1958) Direção: Douglas Sirk / Escritores: William Faulkner (romance) e George Zuckerman (roteiro) / Com Rock Hudson, Robert Stack, Doroth Malone e Jack Carson / Sinopse: Jornalista (Rock Hudson) resolve escrever uma matéria sobre um veterano da II Guerra Mundial, piloto condecorado (Robert Stack) que para sobreviver no pós guerra tem que se apresentar em parques de diversões em exibições aéreas onde faz acrobacias e disputa acirradas corridas com outros aviadores.

Pablo Aluísio. 

sábado, 19 de maio de 2007

Cinema Clássico - Rock Hudson, Marilyn Monroe



O Que Terá Acontecido a Baby Jane?

O que se pode dizer ainda desse clássico absoluto? É um dos filmes mais importantes da carreira de Bette Davis. O fato é que o filme recebeu esse título de obra prima merecidamente. A dupla central de atrizes literalmente forma a espinha dorsal do filme. Embora Joan Crawford esteja muito bem, principalmente nas cenas em que relembra seu passado glorioso há muito perdido, é Bette Davis quem brilha. Levando sua atuação a um novo patamar, Bette Davis encarna a estranha personagem Baby Jane Hudson, uma antiga atriz, que foi muito popular quando criança, mas que depois que cresceu viu sua carreira fracassar. Ela é corroída pela inveja de sua irmã Blanche. Interessante notar que vem de longe a tragédia que envolve astros mirins como vemos no argumento desse filme.

O interessante desse filme é que Bette Davis e Joan Crawford realmente se odiavam na vida real. Elas competiam em Hollywood há décadas. O clima de rivalidade acabou dando origem a uma inimizade profunda entre elas. Não se suportavam. Nem a presença da colega era suportada. Isso obviamente ajudou no filme, já que suas personagens também não conseguem conviver em paz. Outro ponto digno de nota é que na vida real a pessoa mais perversa entre elas não era Bette Davis, mas sim Joan Crawford, dito por muitas pessoas dentro da indústria cinematográfica como completamente desequilibrada.

Em ternos de elenco de apoio quem está muito bem é o ator Victor Buono. Fazendo o papel de um adulto com mentalidade de criança, que ainda mora com a mãe, o obeso personagem dá um toque a mais de melancolia a um argumento já bem servido disso. Por fim a direção de Robert Aldrich é de excelente nível técnico, pois ele nem transforma o filme em um teatro filmado e nem tampouco deixa toda a situação cair na monotonia. Isso fica bem claro pois embora seja um pouco acima da média em sua duração, o filme não se torna cansativo, deixando o espectador sempre interessado no desenlace das situações. Enfim, um belo clássico que merece sempre ser revisto.

O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (What Ever Happened to Baby Jane?, Estados Unidos, 1962) Direção: Robert Aldrich / Elenco: Bette Davis, Joan Crawford, Victor Buono, Maidie Norman / Sinopse: Baby Jane Hudson (Bette Davis) era uma criança prodígio que fazia o maior sucesso cantando e dançando, mas que ao crescer, foi esquecida pelo público. Sua irmã Blanche (Joan Crawford) por outro lado se tornou mais famosa do que ela. Contudo, Blanche sofre um acidente , fica paraplégica e vai morar com a irmã que cuidará dela, mas sem deixar de lado uma nada sutil tortura psicológica com ela. Filme premiado com o Oscar de Melhor Figurino (Norma Koch). Também indicado nas categorias de Melhor Atriz (Bette Davis), Melhor Ator Coadjuvante (Victor Buono), Melhor Direção de Fotografia (Ernest Haller) e Melhor Som (Joseph D. Kelly).

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

De Repente, No Último Verão

Catherine Holly (Elizabeth Taylor) é uma jovem sofrendo de problemas mentais. Em busca de tratamento ela é atendida e acompanhada pelo Dr Cukrowicz (Montgomery Clift). um especialista na área, que atua sob as ordens da dama da sociedade Violet Venable (Katherine Hepburn) que teme que Catherine divulgue um segredo sórdido envolvendo o passado de sua família. O filme começa logo impactando. As duas primeiras cenas juntas duram mais de 50 minutos (praticamente mais da metade do filme). Nelas temos dois grandes "duelos" em cena: Katherine Hepburn e Montgomery Clift e logo em sequência esse ao lado de Liz Taylor. Curioso é que em ambas Clift apenas serve de escada para que as atrizes possam declamar longos textos sobre Sebastian (o personagem cujo rosto nunca aparece mas que é citado em praticamente todos os diálogos do roteiro). Esse começo arrebatador sintetiza tudo: é um filme de diálogos e interpretação, nada mais. Sua gênese teatral não é disfarçada e nem amenizada até porque estamos tratando de Tennessee Williams, um dos grandes dramaturgos da cultura americana.

Achei Elizabeth Taylor extremamente bonita e talentosa no filme. Ela já estava entrando nos seus 30 anos mas ainda continuava belíssima. Mostra talento em cada cena mas não fica à altura de Hepburn (essa realmente foi uma das maiores atrizes da história). Já Montgomery Clift deixa transparecer as cicatrizes e deformações de seu rosto, após o grave acidente que sofreu ao sair de uma festa na casa da amiga Liz Taylor. Ele está contido no papel mas consegue dar conta muito bem do recado mesmo com as várias dores que sofria (atuou praticamente sedado durante todo o filme). O texto é rico e claramente trata da questão homossexual do personagem Sebastian. E foi justamente por essa razão que foi censurado nas telas. A censura partiu do próprio estúdio. A razão foi tentar conseguir uma classificação etária melhor, além de evitar maiores polêmicas com os chamados setores da "boa decência" da sociedade americana, bem atuantes na época de lançamento do filme. A questão da homossexualidade do personagem Sebastian inclusive ficou tão truncada no roteiro final (do aclamado Gore Vidal) que muitos nem se darão conta disso. Por isso recomenda-se conhecer melhor a peça no qual o filme foi adaptado para entender melhor a motivação dos personagens. Os textos de Tennessee Williams eram considerados fortes demais para os padrões morais da época e geralmente chegavam no cinema atenuados ou suavizados. De qualquer forma o resultado não pode ser classificado como menos do que grandioso. Todos brilham em cena – na realidade se trata de uma rara oportunidade de ver tantos talentos juntos em um só filme, o que torna a produção simplesmente imperdível para qualquer cinéfilo que se preze.

De Repente No Último Verão (Suddenly, Last Summer, Estados Unidos, 1959) Direção: Joseph L. Mankiewicz / Roteiro: Gore Vidal baseado na peça "The Roman Spring of Mrs. Stone" de Tennessee Williams / Elenco: Elizabeth Taylor, Katharine Hepburn, Montgomery Clift, Albert Dekker e Mercedes McCambridge./ Sinopse: A história se passa em Nova Orleans, em 1937. Katharine Hepburn, indicada ao Oscar pela sétima vez, está no papel da rica viúva Violet Venable, que quer que um cirurgião (Montgomery Clift) faça uma lobotomia em sua sobrinha Catherine (Elizabeth Taylor, também indicada ao Oscar). Catherine sofre de terríveis pesadelos e impulsos violentos desde a morte do primo, filho de Violet, quando os dois viajavam pela Europa no último verão. Aos poucos os mistérios que cercam sua condição são desvendados.

Pablo Aluísio.

Quem Tem Medo de Virginia Woolf?

Casal de meia idade decide receber um casal amigo em sua casa. A esposa interpretada por Elizabeth Taylor (em ótima caracterização) logo se excede na bebida. Em pouco tempo começa a ofender e destruir a imagem e auto estima de seu marido (Richard Burton, soberbo) o qualificando como um miserável, um derrotado e fracassado na vida. Logo a briga matrimonial foge totalmente do controle. O que posso dizer? Belo filme. Aqui o que importa mesmo é atuação do grande casal Elizabeth Taylor e Richard Burton. Basicamente tudo se passa em apenas uma noite, sendo explorada apenas uma situação.

O problema básico é que os personagens em cena estão completamente embriagados e como sabemos quando a bebida sobe à cabeça as amarras sociais descem ladeira abaixo. Assim o que parecia ser apenas um tedioso encontro social vira uma verdadeira carnificina psicológica entre os presentes. Tudo é passado a limpo, desde segredos reveladoras a frustrações pessoais e profissionais. O argumento forte capta o momento de falência de um casamento quando a esposa transforma o marido em mero saco de pancadas, jogando todas as suas raivas reprimidas em cima dele de uma só vez.

Do elenco o destaque absoluto é mesmo Elizabeth Taylor como Martha. Muita gente não dá o devido valor a Liz Taylor e geralmente usa seu estigma de estrela de Hollywood para rebaixar seu talento. Sempre fui contra essa visão preconceituosa em relação a ela, pois a considero uma das melhores atrizes da história do cinema americano (sendo estrela ou não). Aqui nesse filme provavelmente ela entrega sua melhor interpretação ao lado do maridão Burton (que vira quase uma escada para ela mas é salvo por outra brilhante atuação). Liz é intensa, visceral e não mede consequências. Engordou e se enfeiou propositalmente para tornar sua personagem (uma dona de casa frustrada) mais verossímil.

Richard Burton também se despiu de sua vaidade natural e imagem de galã viril para encarnar um pobre diabo que não consegue mais lidar com o inferno que sua vida se tornou. O mais curioso é que o casal real também se envolvia em bebedeiras homéricas e brigas públicas, o que provavelmente facilitou e muito em cena. Mas isso não tira seus méritos. Virginia Woolf é isso, excessivo, pesado, com cara de teatro filmado, mas que no final das contas se revela um filme simplesmente brilhante. Para quem gosta de grandes atuações é um prato cheio! Sirva-se à vontade.

Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (Who's Afraid of Virginia Woolf?, Estados Unidos, 1966) Direção: Mike Nichols / Roteiro: Ernest Lehman / Elenco: Elizabeth Taylor, Richard Burton, George Segal e Sandy Denni / Sinopse: Casal se envolve em séria briga matrimonial durante uma noite de bebedeiras e desaforos. Ela o culpa pelo fracasso financeiro e social do casal. Ele tenta sair da situação de qualquer maneira. Como diria Sartre "O Inferno Somos Nós".

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Vidas em Fuga

Valentine 'Snakeskin' Xavier (Marlon Brando) é um músico errante de New Orleans que chega numa pequena cidade do sul dos EUA em busca de trabalho. Ele havia sido expulso da última localidade por onde passou acusado de roubo, desordem e vadiagem. Ao procurar por emprego acaba parando numa pequena loja de roupas local. Lá conhece Lady (Anna Magnani) esposa do proprietário, um homem com problemas de saúde. Sozinha, carente e frustrada ela acaba se aproximando de "Snakeskin" cada vez mais. "Vidas em Fuga" foi baseado na peça "Orpheus Descending" que nada mais é do que uma releitura de Tennessee Williams para o famoso clássico Orfeu e Eurídice. Toda a estrutura da peça original está lá. A mulher reprimida e infeliz, o marido desprezível e o amante sedutor, mas perigoso. Williams transporta a trama para o sul racista americano, onde novamente a hipocrisia da sociedade é colocada em evidência. Embaixo de uma superfície de moralidade há uma sordidez latente, bem ao estilo do que realmente imperava nessas pequenas cidades.

O elenco está brilhante. Brando curiosamente está contido. Seu Val "Snakeskin" Xavier é em essência um espectador privilegiado dos acontecimentos. Sua presença sensual e provocadora logo desperta o que há de pior entre os moradores da cidade. Irresistivel para as mulheres e odiado pelos homens, sua persona parece ter sido levemente inspirada em michês que passaram pela vida de Tennessee Williams. É o típico caso do sujeito sem profissão definida, que viaja de cidade em cidade em busca de uma melhor sorte. Para tanto usa de sua beleza para alcançar dinheiro e posição, muitas vezes praticando pequenos delitos no caminho. Já Anna Magnani, com forte sotaque italiano, também esbanja boa atuação. Não deixa de ser curioso o fato dela ter perseguido Brando no set de filmagem em busca de um envolvimento amoroso. Como relatado em sua autobiografia, Marlon descreveu o assédio de Anna como uma busca pela juventude perdida. Com a idade chegando a atriz procurava se envolver cada vez mais com jovens, numa triste metáfora com sua própria personagem no filme. Após várias tentativas frustradas Brando a dispensou discretamente. Ele não tinha qualquer interesse nela, exceto em nível puramente profissional. Os problemas entre os atores nos bastidores porém não prejudicou o resultado final do filme. Brando e Magnani estão perfeitos em seus respectivos papéis. Outro destaque digno de nota é a boa atuação de Joanne Woodward. Na pele de uma personagem complicada que facilmente poderia desandar para a caricatura, Joanne se mostra adequada e talentosa na medida certa. Enfim, nada melhor do que conferir mais uma produção que une Tennessee Williams e Marlon Brando. Não chega a ser tão marcante como "Um Bonde Chamado Desejo" mas mantém o alto nível. O resultado final é excelente.

Vidas em Fuga (The Fugitive Kind, Estados Unidos, 1960) Direção: Sidney Lumet / Roteiro: Meade Roberts adaptado da peça "Orpheus Descending" de Tenneesse Williams / Elenco: Marlon Brando, Anna Magnani, Joanne Woodward e Maureen Stapleton / Sinopse: Valentine Xavier (Marlon Brando) é um artista de New Orleans que vive tocando entre um lugar e outro, até decidir se instalar em uma pequena cidade entre New Orleans e Memphis. Enquanto o passado de Valentine vem à tona, ele se envolve com uma excêntrica mulher casada.

Pablo Aluísio.

Mamãezinha Querida

Título no Brasil: Mamãezinha Querida
Título Original: Mommie Dearest
Ano de Produção: 1981
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Frank Perry
Roteiro: Robert Getchell, Tracy Hotchner, baseados na obra de Christina Crawford 
Elenco: Faye Dunaway, Diana Scarwid Christina, Steve Forrest, Howard Da Silva

Sinopse:
O filme narra as lembranças de Christina Crawford sobre sua mãe, a estrela de Hollywood Joan Crawford. Cultivando em sua imagem pública a figura de uma mulher bondosa e caridosa, ela tinha um lado secreto dentro de casa, se revelando uma pessoa completamente desequilibrada, dada a acessos de fúria e raiva, que descontava suas frustrações pessoais e profissionais em seus dois filhos adotivos. Um cruel e triste retrato de uma estrela decadente que não se importava com seu comportamento violento e sádico para com seus filhos.

Comentários:
Joan Crawford foi uma das grandes estrelas de Hollywood durante os anos clássicos do cinema americano. Para seus fãs era um símbolo do que havia de mais charmoso do star system dos grandes estúdios. Na vida privada porém, de acordo com as memórias de sua filha Christina Crawford, era uma triste figura, violenta, fisicamente e mentalmente abusiva, descontrolada e irascível. Um dos destaques dessa produção é a ótima interpretação de Faye Dunaway no papel de Joan Crawford. É triste porque a realidade da vida dessa atriz é devastadora (a mulher era uma sádica louca). Como gosto de biografias (e mais ainda de atores e atrizes de cinema) o filme me agradou bastante mas percebo que atualmente é uma obra complicada de se achar. Nunca mais vi sendo exibido na TV e não tenho conhecimento se saiu alguma vez em DVD (acredito que permaneça inédito ainda nos dias atuais). Certamente não é uma história bonita de se ver, já que o clima opressor e insano acaba dando nos nervos do espectador, mas no saldo geral é um ótimo filme que inclusive continua mais atual do que nunca haja visto o crescente aumento do número de casos envolvendo violência doméstica (tanto física como psicológica). Um filme essencial para entender a mente perturbada de certos mitos do cinema que na tela se mostram divinos mas que na vida real são seres muitas vezes bem desprezíveis. 

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

O Sol é Para Todos

Que filme maravilhoso! Fiquei impressionado como em um só roteiro tantos valores são repassados ao espectador! Não é necessário aqui expor todos os significados importantes dentro do argumento mas um dos que mais me chamou atenção foi o desfecho do julgamento mostrado no filme. Fugindo de clichês baratos a obra mostra a verdadeira face da extrema debilidade do sistema judiciário americano. O argumento também explicita alguns fundamentos jurídicos importantes como o direito ao contraditório e a ampla defesa. Como demonstrado na estória nem sempre a sociedade é a mais adequada para julgar e punir seus pares uma vez que o senso comum é extremamente falho e para dizer a verdade, infantil e tolo. Assim apenas a lei e o direito a um julgamento justo se mostram viáveis para saciar o sentimento de justiça dentro da comunidade. O fato é que Gregory Peck, de uma dignidade fora do comum, mostra claramente que o sistema é falho, injusto e nocivo, principalmente quando a emoção e o preconceito superam a razão. Seu posicionamento como advogado no filme é uma lição de postura, ética e comprometimento com a causa de seu cliente. Nenhuma outra profissão no mundo lida tão de perto com esses valores como a de advogado, que quando bem cumprida e desempenhada pode trazer enorme satisfação pessoal.

Tirando esse aspecto outro também me chamou muito a atenção: O lirismo e nostalgia envolvidos. Ao mesmo tempo em que conta o drama de tribunal, "O Sol é Para Todos" também expõe a bucólica vida dos filhos do advogado. Subindo em árvores, brincando pelas redondezas e curiosos em relação a Boo, um vizinho deficiente mental que será vital para o desfecho do filme. Essa visão inocente constrata exatamente com a mentalidade dos moradores locais: ignorantes, racistas e preconceituosos. Recentemente o presidente Obama promoveu uma exibição do filme na Casa Branca, algo muito significativo sobre a importância dessa obra cinematográfica. Nada mais justo uma vez que "O Sol é Para Todos" é um filme grandioso, maravilhoso. Um dos melhores que vi esse ano. Mais do que recomendado.

O Sol é Para Todos (To Kill a Mockingbird, Estados Unidos, 1962) Direção: Robert Mulligan / Roteiro: Horton Foote, baseado em livro de Harper Lee / Elenco: Gregory Peck, John Megna, Frank Overton, Rosemary Murphy e Ruth White / Sinopse: Tom Robinson (Brock Peters), um rapaz negro é acusado de estuprar Mayella Violet Ewell (Collin Wilcox Paxton), uma jovem branca. Numa sociedade extremamente racista o advogado Atticus Finch (Gregory Peck) resolve então defender o réu mas começa a sofrer todo tipo de hostilidade da população local por ter tomado essa decisão.

Pablo Aluísio.