quarta-feira, 16 de maio de 2007

O Sol é Para Todos

Que filme maravilhoso! Fiquei impressionado como em um só roteiro tantos valores são repassados ao espectador! Não é necessário aqui expor todos os significados importantes dentro do argumento mas um dos que mais me chamou atenção foi o desfecho do julgamento mostrado no filme. Fugindo de clichês baratos a obra mostra a verdadeira face da extrema debilidade do sistema judiciário americano. O argumento também explicita alguns fundamentos jurídicos importantes como o direito ao contraditório e a ampla defesa. Como demonstrado na estória nem sempre a sociedade é a mais adequada para julgar e punir seus pares uma vez que o senso comum é extremamente falho e para dizer a verdade, infantil e tolo. Assim apenas a lei e o direito a um julgamento justo se mostram viáveis para saciar o sentimento de justiça dentro da comunidade. O fato é que Gregory Peck, de uma dignidade fora do comum, mostra claramente que o sistema é falho, injusto e nocivo, principalmente quando a emoção e o preconceito superam a razão. Seu posicionamento como advogado no filme é uma lição de postura, ética e comprometimento com a causa de seu cliente. Nenhuma outra profissão no mundo lida tão de perto com esses valores como a de advogado, que quando bem cumprida e desempenhada pode trazer enorme satisfação pessoal.

Tirando esse aspecto outro também me chamou muito a atenção: O lirismo e nostalgia envolvidos. Ao mesmo tempo em que conta o drama de tribunal, "O Sol é Para Todos" também expõe a bucólica vida dos filhos do advogado. Subindo em árvores, brincando pelas redondezas e curiosos em relação a Boo, um vizinho deficiente mental que será vital para o desfecho do filme. Essa visão inocente constrata exatamente com a mentalidade dos moradores locais: ignorantes, racistas e preconceituosos. Recentemente o presidente Obama promoveu uma exibição do filme na Casa Branca, algo muito significativo sobre a importância dessa obra cinematográfica. Nada mais justo uma vez que "O Sol é Para Todos" é um filme grandioso, maravilhoso. Um dos melhores que vi esse ano. Mais do que recomendado.

O Sol é Para Todos (To Kill a Mockingbird, Estados Unidos, 1962) Direção: Robert Mulligan / Roteiro: Horton Foote, baseado em livro de Harper Lee / Elenco: Gregory Peck, John Megna, Frank Overton, Rosemary Murphy e Ruth White / Sinopse: Tom Robinson (Brock Peters), um rapaz negro é acusado de estuprar Mayella Violet Ewell (Collin Wilcox Paxton), uma jovem branca. Numa sociedade extremamente racista o advogado Atticus Finch (Gregory Peck) resolve então defender o réu mas começa a sofrer todo tipo de hostilidade da população local por ter tomado essa decisão.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★★
    Elenco: ★★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir