domingo, 17 de outubro de 2021

The Path - Segunda Temporada

The Path - Segunda Temporada
Embora tenha assistido a todos os episódios da segunda temporada da série The Path (O Caminho, no Brasil), não escrevi muito sobre os episódios. De qualquer maneira colocarei aqui os que tive a oportunidade de resenhar. Nessa segunda temporada temos a grande crise de fé de Eddie Lane (Aaron Paul). Ele descobre algumas verdades sobre o fundador do movimento e aos poucos vai perdendo sua fé na doutrina da seita. Só que ao mesmo tempo estranhos acontecimentos parecem rondar sua mente. Isso tudo sugere que ele seria o portador da luz, apesar de seu crescente ceticismo sobre tudo ao seu redor. Essa segunda temporada contou com 13 apisódios ao total que foram exibidos entre os meses de janeiro a abril de 2017. Segue abaixo os reviews sobre episódios da temporada.

The Path 2.09 - Oz
Eddie Lane (Aaron Paul) começa a se conscientizar que ele será o futuro líder do movimento. Ele sofre algumas manifestações físicas, inclusivo na mão, em sangramentos, justamente quando estava com uma medalha do grupo em mãos. Só que as coisas não são tão sagradas como ele pensa. Enquanto ele entra nessa crise existencial, sua esposa cai nos braços de Cal Roberts. O novo casal estava em uma palestra com vários outros grupos religiosos. Após a apresentação um clima pinta entre eles. A noite termina numa cama de hotel. Sarah Lane aliás está enrolada e não apenas com Cal. Ela também sabe que no passado chantageou membros da comunidade em troca de dinheiro. Todos os segredos estavam gravados em fitas, com as confissões dessas pessoas. Assim não foi nada complicado chantagear um a um. Pelo visto há algo de podre bem no meio do movimento. Bom episódio que vai aos poucos demolindo a seita retratada na série. Aliás a série se destaca justamente por essa crítica que faz a esses movimentos, que são bem populares na costa oeste da América / The Path 2.09 - Oz (Estados Unidos, 2017) Estúdio: Hulu / Direção: Patrick R. Norris / Roteiro: Jessica Goldberg, Coleman Herbert / Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan, Emma Greenwell, Rockmond Dunbar, Kyle Allen, Paul James

The Path 2.10 - Restitution
É a tal coisa, seitas geralmente afundam em fanatismo e desespero. Não seria diferente na seita que é retratada nessa boa série. Aqui nenhum membro da estranha religião (com ares até de movimento hippie) consegue se sobressair. A grande maioria das pessoas que convivem ali dentro da comunidade são vis. Eddie Lane (Aaron Paul) abandonou o grupo, adotando uma postura cética e crítica sobre sua doutrina. Porém após sofrer alucinações começou a duvidar de suas convicções. Nesse episódio ele está visivelmente abalado, sem saber que caminho tomar. E tudo piora em um ritual que os membros colocam em pequenos caixões seus sentimentos negativos. É uma espécie de expurgo de energias negativas. O problema mesmo é achar alguma energia positiva no meio de membros que traem, chantageiam e até cometem crimes em prol de uma suposta (e absurda) ideia de pureza espiritual! / The Path 2.10 - Restitution (Estados Unidos, 2017) Direção: Patrick R. Norris / Roteiro:  Jessica Goldberg / Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan, Emma Greenwell.

Pablo Aluísio.

The Path - Primeira Temporada

The Path - Primeira Temporada
Essa primeira temporada conta com 10 episódios. A série conta a história de um grupo de pessoas religiosas que seguem uma seita surgida na década de 1960.Seu fundador foi um hippie que afirmava aos seus seguidores que havia finalmente descoberto o caminho para a iluminação espiritual completa. Quando a série começa seu fundador agoniza na cama de um hospital, em coma. E dentro da seita começa as primeiras disputas para decidir quem vai sucedè-lo no caminho do movimento. Essa primeira temporada foi exibida entre os meses de março a maio de 2016. No Brasil a série recebeu o título nacional de "O Caminho". Segue abaixo comentários sobre os principais episódios dessa primeira temporada.

The Path 1.01 - What the Fire Throws  
Esse é o primeiro episódio dessa nova série "The Path" (em bom português, "O Caminho"). O enredo gira em torno de uma seita americana que promove uma lavagem cerebral em seus membros. Embora os produtores não assumam isso de forma pública, o roteiro é claramente uma crítica à cientologia, uma seita muito bizarra que é seguida por celebridades na Califórnia. Esse tipo de seita religiosa é muito comum de aparecer na sociedade americana. Aquela é tradicionalmente uma nação evangélica. E como bem sabemos o protestantismo tem a natural tendência de se dividir e se transformar numa imensa gama de igrejas diferentes, com suas próprias doutrinas religiosas - algumas pra lá de esquisitas. No caso da cientologia (que é seguida por gente como Tom Cruise) nada faz muito sentido. Eles idolatram um escritor de ficção científica que dizia saber a origem da humanidade. Ela teria surgido de uma colonização de extraterrestres de três metros de altura em um passado distante. Acredite, muita gente segue isso como uma verdadeira doutrina religiosa, por mais estranha que pareça ser. Tem louco pra tudo nesse mundo... Pois bem, em "The Path" somos apresentados a um jovem casal que vive dentro de uma comunidade rigidamente controlada por uma dessas seitas. Depois do suicídio do irmão, Eddie Lane (Aaron Paul) fica devastado. Ao encontrar um livro dessa seita em uma livraria ele acaba se interessando muito pelo que lê e em pouco tempo se torna um de seus membros. O problema é que após uma experiência com um chá alucinógeno, ao estilo santo daime, ele começa a desconfiar das tais verdades absolutas propagados por seu grupo e resolve se encontrar com Allison Kemp (Sarah Jones) que parece ser uma ativista contra o grupo. Ex-integrante da seita ela conseguiu se livrar da lavagem cerebral pelo qual passou e começa uma campanha pela internet visando a recuperação de ex-membros daquela loucura pseudo-religiosa. Tudo muito bom. O primeiro episódio é muito interessante e a série promete. Aaron Paul, para quem não lembra, foi o jovem noiado Jesse Pinkman de "Breaking Bad". Já a loirinha Sarah Jones é nossa velha conhecida, de tantas séries como "Vegas" e "Alcatraz". Além do elenco promissor a série também tem roteiros bem escritos e essa estória que é baseada nessas seitas religiosas malucas que proliferam por toda a (doentia) sociedade americana. / The Path 1.01 - What the Fire Throws (Estados Unidos, 2016) Série criada por Jessica Goldberg / Direção: Mike Cahill / Roteiro: Jessica Goldberg, Julia Brownell, Annie Weisman / Elenco: Sarah Jones, Aaron Paul, Michelle Monaghan, Hugh Dance.

The Path 1.02 - The Era of the Ladder
A dissidente da seita Alison Kemp (Sarah Jones, mais gata do que nunca) abre o jogo para Eddie Lane (Aaron Paul) e conta para ele que seu marido foi morto meses atrás por membros fanáticos do "caminho", simplesmente porque ele quis ir embora. Depois do assassinato ela mesma passou a ser perseguida, precisando correr de uma cidade a outra, procurando escapar. Lane fica chocado... Ele ainda não aceita que os religiosos que só falam em paz e harmonia poderiam matar um homem apenas pela decisão de abandonar o grupo. Mesmo em dúvida Lane volta atrás e volta para a comunidade. Com o casamento em crise ele aceita participar de uma "cura" de 14 dias onde é trancado em um quarto, sofrendo todo tipo de agressão física, psicológica e moral. Uma verdadeira tortura. Enquanto isso o novo CEO da seita parte para a ofensiva. Cal Roberts (Hugh Dancy) entende que só há uma forma de ter mais convertidos: usando o poder da TV. Ele quer ter um programa televisivo e para isso aceita sair da discrição que até então vinha caracterizando aquela comunidade religiosa para chamar a atenção do público em geral. A intenção é atrair mais adeptos. O que ele não ousa confessar para ninguém é que o fundador da nova religião agoniza numa cama de um quarto no Peru, em coma. O líder religioso que se afirmava quase como uma entidade superiora dos demais mortais está ligado a aparelhos, em vida vegetativa. Pelo visto sua mensagem em nada serviu para salvá-lo dessa linha que o separa da vida e da morte. / The Path 1.02 - The Era of the Ladder (EUA, 2016) Direção: Mike Cahill / Roteiro: Jessica Goldberg / Elenco: Aaron Paul, Hugh Dancy, Sarah Jones, Michelle Monaghan, Emma Greenwell.

The Path 1.03 - A Homecoming
Cal Roberts (Hugh Dancy) viaja em segredo para visitar o Dr. Meyer. Ele está em coma há muitos anos e os médicos lhe informam que ele nunca mais se recuperará. Seu estado de saúde é irreversível. Assim Cal começa a cogitar assumir a liderança da seita. Antes disso porém ele resolve visitar sua mãe. Ela tem problemas com alcoolismo, uma personalidade forte e bem ofensiva com ele e se recusa a deixar sua casa. Cal quer que ela vá morar em uma casa de repouso para pessoas idosas, mas ela é durona e desbocada e resolve jogar algumas coisas desagradáveis em sua cara. O clima fica péssimo e depois de muitos anos sóbrio Cal finalmente toma um porre. Ele se sente frustrado e pressionado com tudo. Eddie Lane (Aaron Paul) por sua vez continua com o casamento em frangalhos. A situação com sua esposa parece ter entrado em um beco sem saída. As discussões voltam e nem a doutrina da seita consegue amenizar os ânimos. Para piorar o que já estava bem ruim ele precisa lidar com a presença de Alison (Sarah Jone) que insiste que ele vá embora daquela comunidade de fanáticos. Eddie diz a ele que está em busca da verdade, mas Alison insiste dizendo que tudo não passa de uma grande mentira. Por fim o episódio mostra as dificuldades de um jovem da seita que acaba se apaixonando por uma garota comum de sua escola. Ele fica entre a doutrina e a fé da seita e o amor que sente pela jovem. Um grande dilema. / The Path 1.03 - A Homecoming (Estados Unidos, 2016) Direção: Michael Weaver / Roteiro: Jessica Goldberg, Annie Weisman / Elenco: Aaron Paul, Hugh Dancy, Sarah Jones, Michelle Monaghan, Emma Greenwell..

The Path 1.04 - The Future
Esse episódio se chama "O Futuro" justamente porque Cal começa a pensar sobre o futuro da comunidade. O líder está em coma no Peru, quase morto, e todos se perguntam o que acontecerá dali para frente. Para Cal as coisas são cristalinas, ele é o novo líder, aquele que levará os seis mil membros da seita para a iluminação espiritual. E isso será feito fazendo concessões cada vez maiores, como evitar de dar o alucinógeno símbolo do grupo para o filho drogado de um figurão e levar a seita para a TV, para ganhar novos membros. Os mais velhos tentam confrontar Cal, mas levam a pior. Ele deixa claro que eles vivem da seita, ganham dinheiro com ela e não devem se intrometer em seus planos. Na verdade podemos perceber que Cal é um homem pragmático, que visa levar à frente aquele grupo. No fundo ele parece saber que nenhum milagre vai salvar seu mestre e que alguém precisa tomar conta de tudo. Enquanto Cal domina tudo, Eddie tenta salvar seu casamento, que vai de mal a pior. Esse é um bom episódio, que ficará marcado pelos fãs da série por causa da constrangedora cena de Cal se masturbando ao lado de uma jovem garota da seita. Homem santo certamente ele não é! / The Path 1.04 - The Future  (Estados Unidos, 2016) Direção: Michael Weaver / Roteiro: Jessica Goldberg, Julia Brownell / Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan, Emma Greenwell.

The Path 1.05 - The Hole  
O nome desse episódio é literalmente em português "O Buraco". É um exercício dentro da seita em que o sujeito fica cavando um buraco no solo para ter "visões" e Eddie (Aaron Paul) as tem ao ver sua esposa nos braços de outro homem - justamente a do líder atual dos membros da comunidade. Obviamente isso logo se torna um problema. E isso é apenas um dos vários problemas que Cal (Dancy) precisa resolver. O ricaço que confiou na seita para tirar seu filho do mundo das drogas fica furioso ao saber que ele foi levado para o Peru, para tomar o chá de Ayahuasca, o poderoso alucinógeno que faz parte da crença básica dessa seita. O curioso é que esse evento também nos serve para irmos ao passado e entender como Sarah entrou no grupo. Ela estava grávida, mas os médicos perceberam que seu filho não apresentava mais batimentos cardíacos. Após uma sessão com o Ayahuasca ele voltou a viver, como em um milagre! A partir daí Sarah ficou com uma firme convicção e fé nos dogmas da estranha e exótica religião. Doutrinas essas que impedem o namoro entre membros da seita e "ignorantes" (pessoas que não fazem parte dela!). Acontece que seu filho está apaixonado por uma garota da escola e isso deve ser combatido por Sarah, de todas as maneiras. Por fim a dissidente Alison Kemp (Sarah Jones) decide falar com um agente do FBI. Ela está convencida que seu marido foi morto por membros da seita após revelar a eles que estava indo embora. Infelizmente Alison não encontra muito apoio e nem proteção por parte do agente Abe Gaines que apenas garante a ela que vai continuar as investigações. / The Path 1.05 - The Hole (Estados Unidos, 2016) Direção: Patrick R. Norris / Roteiro: Jessica Goldberg, Coleman Herbert / Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan, Emma Greenwell.

The Path 1.06 - Breaking and Entering
Mentalidade de seita é isso aí. Quando alguém resolve sair dela logo começa a ser perseguida e em casos extremos acontece crimes e assassinatos. Sem saber nem direito o que está fazendo, Eddie Lane (Aaron Paul) vai ao lado do líder sua seita em um motel barato. Lá se esconde Alison Kemp (Sarah Jones). Ela é viúva de um dos ex-membros da seita que morreram em circunstâncias misteriosas. Eddie a conhece de tempos atrás e a protege nessa invasão. Ela é acusada pelo atual líder religioso de ter roubado 40 mil dólares de um escritório de San Diego, mas isso ainda é uma questão nebulosa, sem comprovação nenhuma. E outro aspecto muito presente em seitas é a velha regra de que o membro só pode se relacionar com outro membro. Pessoas de fora são consideradas nocivas à doutrina religiosa. Pior para o jovem adolescente filho de Eddie, que está apaixonado por uma garota da escola. Ele a leva na seita, ao lado de sua mãe e irmã, e a garota obviamente entende tudo o que acontece por lá. Malucos reunidos em uma crença meio sem sentido, mistura de resquícios do movimento hippie, uso de drogas alucinógenas e muito papo furado vazio sobre a "verdade" absoluta. / The Path 1.06 - Breaking and Entering (Estados Unidos, 2016) Direção:  Patrick R. Norris / Roteiro: Jessica Goldberg / Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan, Emma Greenwell.

The Path 1.07 - Refugees
Outra série que venho acompanhando com regularidade é The Path. Se você não sabe do que se trata a história gira em torno de uma seita na Califórnia. Algo que é bem comum nos Estados Unidos. O "Messias" dessa seita está em coma, morrendo no Peru, mas todos fingem que ele está escrevendo o livro sagrado definitivo deles, sobre como encontrar o tal caminho da sabedoria. Tudo balela. Como toda seita eles escondem mentiras inconfessáveis por trás de supostas boas intenções. Nesse sétimo episódio da primeira temporada intitulado "Refugees" os membros da seita precisam decidir sobre um grupo de imigrantes ilegais que foram acolhidos por eles. É um tempo ruim para o suposto líder Cal, uma vez que ele quer dar proteção aos imigrantes, mas não conta com o apoio do conselho. Pior do que isso, ele acaba matando um velho membro que vai até ele dizer que a seita acabou, pois seu profeta está morrendo. Para piorar o que já era desastroso Cal pega Eddie em flagrante, tentando ajudar a uma dissidente, cujo marido foi morto justamente por deixar a tal seita para trás. Pois é, a velha mentalidade de seita se impõe, seja qual for a denominação que essa gente tenta seguir. / The Path 1.07 - Refugees (Estados Unidos, 2016) Direção: Roxann Dawson / Roteiro: Jessica Goldberg / Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan, Emma Greenwell.

The Path 1.08 - The Shore
E deixando a Igreja Católica de lado e indo para o lado das seitas malucas que proliferam nos Estados Unidos, vi mais um episódio de "The Path". O personagem de Aaron Paul começa sua caminhada de descoberta, enquanto o líder da seita que ele segue precisa se livrar de um "presunto". Ele matou o sujeito depois de uma discussão sobre o controle de poder dentro da seita. Acabou abrindo seu pescoço com uma faca. Uma cena curiosa surge quando Aaron Paul na pele de seu personagem começa a recitar a oração de São Francisco em um abrigo mantido pela Igreja, onde ele passa a noite. Ao lado de um padre ele ora e momentos depois encontra a si mesmo em uma praia da Califórnia. Pelo visto sua mente finalmente está se livrando dessa mentalidade perigosa que se alastra entre seitas da nova era. Algo de fato bem perigoso. / The Path 1.08 - The Shore (Estados Unidos, 2016) Direção: Roxann Dawson / Roteiro: Jessica Goldberg, Annie Weisman / Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan, Emma Greenwell.

The Path 1.09 - A Room of One's Own
Penúltimo episódio da primeira temporada. Pois é, estou quase chegando lá! Quem diria... Pois bem, então vamos ao resumo desse episódio. Depois da longa caminhada Eddie Lane (Aaron Paul) já chegou na conclusão que a seita é uma mentira, que seus dogmas não se sustentam e tudo não passa de fundamentalismo religioso, ou melhor dizendo, fanatismo puro mesmo! Ele quer sair de lá, mas vai ser parada dura pois sua esposa ainda é fortemente doutrinada. Ele tem dúvidas se seu casamento sobreviveria se ele caísse fora. Dureza! A seita é atualmente comandada por Cal Roberts (Hugh Dancy), mas ele é um mentiroso dizendo que o fundador e mestre vai voltar, quando na verdade ele está em coma no Peru, praticamente morto! Pior do que isso, ele se envolve nos problemas particulares dos membros, subornando uma garota que ele gosta! Ele oferece uma casa desde que ela suma da vida do jovem! Por fim, nesse episódio a gatinha Sarah Jones aparece! Ela, não vou mentir, é a principal razão que me fez acompanhar essa série. Mesmo com cabelos desarrumados e nada glamorosa, ela é certamente o ponto focal que me faz ver todos os episódios e os que virão. Sinceridade é tudo! / The Path 1.09 - A Room of One's Own (Estados Unidos, 2016) Direção: Michael Weaver / Roteiro: Jessica Goldberg, Julia Brownell / Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan, Emma Greenwell.

The Path 1.10 - The Miracle
Eddie Lane (Aaron Paul) está fora da seita. Ele só não assina um termo de negador da doutrina porque isso o impediria de ver sua família. Assim ele fica à distância, mas não a ponto de romper formalmente com aquelas pessoas. Essa pressão o leva a ter visões estranhas, com cobras e pássaros mortos. Ele também decide ir atrás do fundador da seita, afinal o tal sujeito ainda vive? Ele estava morrendo de câncer no Peru. Enquanto Eddie vai juntando suas provas sua esposa Sarah começa a desconfiar de Cal. Silas, um membro importante da seita está desaparecido há tempos (na verdade ele foi morto por Cal com uma facada na garganta). Aos poucos Sarah vai juntando os pedaços dessa história muito mal contada. Alison Kemp (Sarah Jones) volta aos braços da seita através de Cal, que usa até a mensagem de Jesus para que todos a perdoem. Enfim, esse foi certamente um bom episódio final da primeira temporada. Deixou pontas soltas mais do que interessantes para continuarmos a acompanhar. Por falar nisso a terceira temporada acaba de ser confirmada nos Estados Unidos, então vamos seguindo em frente. / The Path 1.10 - The Miracle (Estados Unidos, ) Direção: Michael Weaver / Roteiro: Jessica Goldberg / Elenco:  Aaron Paul, Michelle Monaghan, Emma Greenwell, Sarah Jones.

Pablo Aluísio.

sábado, 16 de outubro de 2021

Kill Bill: Volume 2

Muitos que foram ao cinema assistir a esse filme pensaram equivocadamente que se tratava de uma continuação, uma sequência do primeiro filme. Não é bem assim. Na verdade como o próprio diretor Quentin Tarantino explicaria depois, se tratava na realidade de apenas um filme, dividido em duas partes. A questão é que seu roteiro ficou tão extenso, tão longo e cheio de referências da cultura pop, que ficou impossível desenvolver e apresentar tudo em apenas uma parte (ou um volume como pensou o cineasta). Assim temos aqui o final da trama envolvendo a "noiva" (Uma Thurman) e as razões que a fizeram se tornar praticamente uma assassina serial (ou algo que o valha). A trama é secundária, como aconteceu também na primeira parte. Nessa segunda fita há maiores explicações sobre tudo, inclusive com o uso bem realizado de flashbacks.

Tudo isso porém não é o mais importante. O que "Kill Bill" tem de melhor é a sua estética cinematográfica, sua apologia em forma de homenagem a filmes do passado e centenas de referências à cultura pop. Tudo fruto do caldeirão de cultura popular que povoa a mente do diretor. O resultado de tudo isso é muito divertido e também muito bem feito. Tarantino sabe como ninguém fazer da paródia descompromissada uma verdadeira obra de arte. Curiosamente a Academia, mais uma vez, resolveu ignorar. Pelo menos o Globo de Ouro ainda lembrou do filme em sua premiação, indicando Uma Thurman ao prêmio de Melhor Atriz - Drama (Drama?!) e David Carradine na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (o último grande reconhecimento em sua carreira).

Kill Bill: Volume 2 (Kill Bill: Vol. 2, Estados Unidos, 2004) Direção: Quentin Tarantino / Roteiro: Quentin Tarantino / Elenco: Uma Thurman, David Carradine, Michael Madsen, Vivica A. Fox./ Sinopse: Enquanto todos pensavam que "a noiva" estava morta e enterrada, ela retorna finalmente para sua última vingança.

Pablo Aluísio.

Kill Bill: Volume 1

Quentin Tarantino afirmou recentemente que vai retomar essa saga cinematográfica. Então nada mais oportuno do que rever os dois primeiros filmes. E de onde surgiu a ideia que deu origem a Kill Bill? Quando era apenas um adolescente e nerd, o futuro diretor Quentin Tarantino trabalhou por bastante tempo em uma locadora no bairro onde morava. Para quem é jovem demais para saber o que é uma locadora de vídeo, bem... era um lugar bem bacana onde você alugava fitas de um sistema chamado VHS para assistir em casa. A era da internet, dos canais a cabo, do streaming e tudo mais praticamente acabou com esse mundo. A velha locadora de vídeo virou algo tão ultrapassado como uma máquina de escrever! Pois bem, o mais interessante em trabalhar em uma locadora era que você tinha acesso a um acervo enorme de filmes que poderia assistir a qualquer momento. Foi assim mesmo que Tarantino conseguiu cultivar uma tremenda cultura pop.

Nesse "Kill Bill" ele resolveu jogar tudo o que assistiu por anos em apenas um filme. Na realidade o roteiro dessa produção nada mais é do que uma longa homenagem do cineasta para aqueles filmes podreiras que ficavam anos pegando poeira nas prateleiras. Produções vagabundas de artes marciais, filmes de faroeste italianos que ninguém conhecia (só o próprio Tarantino) e todo tipo de underground cinematográfico que você possa imaginar. O que fez Tarantino foi apenas pegar tudo isso que ele assistiu por anos e anos, embalar em um embrulho chique e cult e... voilá! Eis o produto nerd por excelência. O fato é que não importa que esse rocambole seja muito estimado por certos críticos de cinema pelo mundo, o que vale mesmo é saber que a fita, o enredo e o desenvolvimento da trama são divertidíssimos! É o tipo de filme que você não deve encarar com seriedade ou reverência, muito pelo contrário, você tem que conferir procurando se divertir o máximo possível com a mente insana do diretor. Assista com um balde de pipoca e uma Coca-Cola dois litros de lado e desligue o cérebro. Garanto que a diversão estará garantida!

Kill Bill: Volume 1 (Kill Bill: Vol. 1, Estados Unidos, 2003) Direção: Quentin Tarantino / Roteiro: Quentin Tarantino / Elenco: Uma Thurman, David Carradine, Daryl Hannah, Lucy Liu, Michael Madsen, Vivica A. Fox / Sinopse: Uma noiva em busca de vingança, artes marciais, uma espada de samurai. Eis tudo o que você precisa saber antes de assistir ao primeiro filme da linha Kill Bill. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz (Uma Thurman).

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Nell

Esse filme foi considerado o melhor trabalho da atuação da atriz Jodie Foster quando chegou aos cinemas. Ela concorreu ao Oscar, ao Globo de Ouro e sagrou-se vencedora no Screen Actors Guild Awards, um prêmio muito valorizado dentro da classe dos atores em Hollywood. Aqui ela interpreta essa estranha garota, Nell, que descoberta por pesquisadores, desenvolve um comportamento fora dos padrões sociais a que estamos acostumados. Ela viveu muitos anos isolada da civilização e isso fez com que ela criasse seu próprio mundo pessoal, com comportamento e modo de agir bem singulares. Caberá então ao especialista Jerome Lovell (Liam Neeson) tentar decifrar esse enigma. Estudar seu comportamento para encontrar uma explicação lógica para tudo o que acontece com Nell.

Eu gostei desse filme desde quando o assisti pela primeira vez, ainda em VHS, nos anos 90. O roteiro tem uma originalidade inesperada. É o tipo de proposta que não se via muito em filmes de Hollywood. Jodie Foster abraçou desde o começo o proejto e só se acalmou quando conseguiu transformar aquela história nesse filme. Muito se comentou na época que sua personagem seria uma espécie de selvagem, uma garota criada em uma cabana isolada da floresta, que não conseguia mais ter uma interação com outros seres humanos e nem viver mais em um ambiente de civilização. Mesmo assim demonstrava possuir uma sensibilidade emocional fora do comum. Além da sempre elogiada atuação de Foster, o filme ainda apresentava uma linda fotografia, onde se conseguiu com sucesso unir o bucolismo da natureza ao redor com a personalidade mais sensível de Nell. Enfim, um dos melhores momentos da carreira da atriz Jodie Foster, aqui em ótimo trabalho de atuação.

Nell (Nell, Estados Unidos, 1994) Direção: Michael Apted / Roteiro: Mark Handley, William Nicholson / Elenco: Jodie Foster, Liam Neeson, Natasha Richardson / Sinopse: Pesquisador tenta decifrar a mente de uma jovem que cresceu isolada no meio selvagem. Ela, durante todos aqueles anos, não teve nenhum contato com outro ser humano. As pesquisas e o tratamento para inserir a garota no meio social acaba se revelando um grande desafio. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor atriz (Jodie Foster).

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Assassinos por Natureza

Um casal de assassinos psicopatas sai pelas estradas dos Estados Unidos cometendo crimes e aterrorizando a população. Para muitos críticos esse filme nada mais foi do que uma banalidade pretensiosa recheada de violência gratuita embalada por uma indisfarçável apologia ao mundo do crime. Será mesmo? Para o diretor Oliver Stone a produção serviu mesmo para que ele desse vazão ao experimentalismo sem limites, pois ao assistir "Natural Born Killers" você perceberá que ele utilizou de quase todas as técnicas cinematográficas conhecidas. A edição é alucinante, tudo para capturar a insanidade do casal protagonista. Acabou dando um ritmo ágil e frenético a todo o filme, algo que seria copiado depois por modernos filmes de ação. Pelo visto, pelo menos em relação a essa linguagem cinematográfica, Oliver Stone foi pioneiro e criou escola entre os cineastas.

O roteiro também tenta justificar a natureza psicopata dos personagens principais ao colocá-los como vítimas de abuso infantil que cresceram e se vingaram da sociedade hipócrita em que viviam. Para quem se sentir chocado com o roteiro é bom saber que ele foi escrito pela mente criativa de Quentin Tarantino! Ele começava a dar seus primeiros passos no cinema. Isso mesmo, um dos cineastas mais aclamados da nossa geração foi a mente pensante por trás de tudo o que se vê na tela. Assim Oliver Stone pode se sentir mais tranquilo, absolvido de todas as acusações que lhe foram feitas. De uma forma ou outra, revisto nos dias de hoje, o filme parece muito atual. Não envelheceu nada, parece que foi produzido nesse ano. Uma prova incontestável do talento de todos os envolvidos.

Assassinos por Natureza (Natural Born Killers, Estados Unidos, 1994) Direção: Oliver Stone / Roteiro: Quentin Tarantino, David Veloz  / Elenco: Woody Harrelson, Juliette Lewis, Tom Sizemore / Sinopse: Um casal de serial killers espalha terror e morte por onde passam. E acabam virando celebridades na mídia. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Direção (Oliver Stone). Vencedor do Venice Film Festival nas categorias de Melhor Direção (Stone) e Melhor Atriz (Juliette Lewis).

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Free Guy

Sempre se afirmou, com toda a razão, de que a união entre cinema e games geralmente resultava em filmes bem ruins. Pois bem, rompendo essa regra não escrita temos agora esse "Free Guy". Não é baseado em nenhum game à venda no mercado (pelo menos por enquanto), mas apresenta um roteiro muito bom, redondinho, cheio de referências bacanas com a cultura pop. Na história temos um personagem de games chamado Guy. Ele é um "personagem não jogável", ou seja, um mero figurante nos jogos. Enquanto os players estão se divertindo, ele fica lá, como um mero caixa de banco. Só que certo dia ele começa a tomar consciência de si mesmo! Mas como isso seria possível? Acontece que dentro do game foi inserido um programa de inteligência artificial, o que faz com que os personagens possam evoluir, pensar por si mesmos, tomar atitudes. E depois que Guy muda, o caos se implanta na empresa que controla o game.

OK, essa coisa de personagens de jogos que ganham vida própria não é nova. Basta pensar em Westworld, por exemplo, para ver que há muitas semelhanças. Só que aqui tudo é salvo por outros detalhes peculiares que inovam mesmo, são sinais de originalidade. O bom acervo de efeitos digitais e o roteiro que nunca se leva à sério também são óbvios pontos positivos. E também não podemos nos esquecer do carisma de Ryan Reynolds. Ele é o tipo de ator ideal para atuar em um filme como esse. No geral gostei bastante do filme. E sua boa qualidade foi recompensada nas bilheterias, Lançado nos cinemas já está rompendo a barreira dos 450 milhões de dólares em bilheteria. Em um mundo (ainda) em pandemia, é um sucesso incontestável.

Free Guy: Assumindo o Controle (Free Guy, Estados Unidos, 2021) Direção: Shawn Levy / Roteiro: Matt Lieberman, Zak Penn / Elenco: Ryan Reynolds, Jodie Comer, Taika Waititi / Sinopse: Um personagem de Games chamado apenas de Guy (Cara) ganha personalidade e pensamentos próprios, por causa de códigos de inteligência artificial que foram roubados e colocado em seu jogo. E isso acaba causando grande confusão entre os programadores da empresa que vende o game.  

Pablo Aluísio.

domingo, 10 de outubro de 2021

Rainha Margot

Esse filme tem uma excelente direção de arte, com primorosa reconstituição de época e a impressionante beleza de Isabelle Adjani, uma das mais belas atrizes do cinema mundial. Com tantos atributos era de se esperar que "La Reine Margot" fosse um filme excepcional. Infelizmente não é. Na verdade o seu maior problema vem do corte do diretor. Ele não conseguiu imprimir uma edição mais ágil, mais bem realizada e eficaz. Ao invés disso o filme sofre por ter um desenvolvimento cansativo, apesar de toda a beleza de suas tomadas de cena. Com 160 minutos de duração, a trama parece se arrastar lentamente, nunca conseguindo chegar em lugar nenhum. Não há emoção e não há uma dramaturgia que convença.

Claro que ficar vendo um rosto tão bonito quanto o de Isabelle Adjani ajuda muito, mas isso não basta para fazer um filme funcionar. É preciso mais. Curiosamente o enredo é até muito interessante, ao contar a história de Marguerite de Valois e do massacre de São Bartolomeu, pena que grande potencial foi desperdiçado pelo cineasta Patrice Chéreau que acabou entregando uma obra fria, sem emoção e nada calorosa. E isso parece ser um problema recorrente do cinema francês. Nem todo mundo se agrada desse tipo de coisa. 

Rainha Margot (La Reine Margot, França, Itália, Alemanha, 1994) Direção: Patrice Chéreau / Roteiro: Danièle Thompson, Patrice Chéreau / Elenco: Isabelle Adjani, Daniel Auteuil, Jean-Hugues Anglade. / Sinopse: O filme conta a história de uma nobre que se vê numa sangrenta luta entre católicos e protestantes. Filme baseado em fatos históricos reais. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Figurino (Moidele Bickel). Também indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Indicado ainda à Palma de Ouro do Cannes Film Festival.

Pablo Aluísio. 

Stallone: Cobra

Um dos sucessos de Sylvester Stallone nos anos 80. Durante muito tempo os fãs se perguntaram porque Stallone não fez uma continuação desse filme. Recentemente o próprio ator explicou isso em uma entrevista. Ele disse que não havia gostado do filme, de seu resultado. A crítica malhou muito o filme e acusou Stallone de estar copiando o estilo de outro personagem famoso, o Dirty Harry dos filmes com Clint Eastwood. Pelo visto Stallone ficou bem aborrecido com essas comparações. E tem mais, o filme promovia bastante a atriz  Brigitte Nielsen e como todos sabemos seu casamento com Stallone acabou em desastre. Então ele até mesmo evita de rever o filme hoje em dia.

Já em relação ao filme em si cabem algumas observações. Realmente é um filme muito violento, principalmente nas cenas finais. Sob esse ponto de vista não cabem maiores críticas em relação ao que se mostra em cena. O filme inclusive enfrentou problemas em alguns países (inclusive no Brasil) por causa dessa alta dose de excessos de violência física explícita. E no mais, tirando isso tudo de lado, ainda é um bom filme policial, embora desgastado pela passagem do tempo que o deixou um pouco datado - em especial sua trilha sonora.

Stallone: Cobra (Cobra, Estados Unidos, 1986) Direção: George P. Cosmatos / Roteiro: Sylvester Stallone, baseado na novela policial "Fair Game" de Paula Gosling / Elenco: Sylvester Stallone, Brigitte Nielsen, Reni Santoni / Sinopse: Marion Cobretti (Sylvester Stallone) é um policial durão que use de seus próprios meios para lidar com os criminosos, nem todos eles de acordo com as leis.

Pablo Aluísio.

sábado, 9 de outubro de 2021

A Identidade Bourne

Título no Brasil: A Identidade Bourne
Título Original: The Bourne Identity
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Doug Liman
Roteiro: Tony Gilroy, W. Blake Herron
Elenco: Matt Damon, Franka Potente, Chris Cooper

Sinopse:
Jason Bourne (Matt Damon) acorda de repente no meio do nada, sem memória e sem saber direito quem é. Em posse de um código, que parece ser um número relativo a uma conta bancária na Suíça, ele cruza a Europa e os Estados Unidos em busca de respostas. Como todos já sabemos Bourne é um agente especial de um programa ultra secreto do governo americano que treina apenas a elite da elite, que tentará agora recuperar sua memória para entender melhor o jogo mortal no qual está inserido.

Comentários:
Primeiro filme da franquia Bourne. Foi obviamente uma tentativa de Hollywood em revitalizar os saturados filmes de espionagem do passado. Baseado em uma série de livros de sucesso, o resultado se mostra muito bom, acima da média. Inicialmente havia certas dúvidas sobre o ator Matt Damon. Ele tinha cacife suficiente para levar algo dessa magnitude em frente? Afinal de contas, com aquela cara de garoto, seria meio complicado convencer o público de que ele era na realidade um super agente da CIA com treinamento especial e de elite. Para surpresa de muita gente porém o filme acabou dando muito certo, fazendo bonito nas bilheterias. Acabou abrindo espaço para mais dois filmes com o mesmo Damon e outro mais recente, que se tornou uma nova tentativa do estúdio em recomeçar tudo praticamente do zero, dando origem a uma segunda franquia com o universo do agente Bourne. Muito movimentado, com ótimas cenas de ação, o filme de fato cumpre aquilo que promete. Uma diversão que não decepcionará os fãs de action movies.

Pablo Aluísio.