quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Genius - Segunda Temporada

Genius - Segunda Temporada
Na primeira temporada da série "Genius" acompanhamos a história de Albert Einstein. Nessa segunda temporada o enfoque se desloca para mostrar a vida e a obra do genial pintor Pablo Picasso (1881 - 1973). Em dez episódios, exibidos originalmente entre os meses de abril a junho de 2018, somos apresentados ao mundo de Picasso, desde sua juventude até sua velhice. Sua luta contra os movimentos facistas que assolaram a Europa e sua conturbada vida pessoal e amorosa, com destaque para suas muitas amantes. Na sua fase adulta o pintor espanhol foi interpretado pelo ator Antonio Banderas, em bom trabalho de caracterização do famoso personagem. Segue abaixo comentários sobre todos os episódios. Os textos serão incorporados ao longo do tempo, conforme for assistindo cada um deles.

Genius 2.01 - Picasso: Chapter One
Nesse episódio somos apresentados aos primeiros anos de Pablo Picasso. Ele nasce em um parto complicado e é dado como natimorto, mas um tio não aceita isso. Acaba despertando o choro da criança jogando uma baforada de seu charuto nele! Pois é, já nasceu sob circunstâncias diferenciadas. Depois vemos o garoto Picasso enfrentando a primeira grande tragédia de sua vida, quando sua irmã mais jovem morre vítima de difteria. Ele havia feito uma promessa, que iria parar de desenhar e pintar caso ela viesse a sobreviver. Não é o que acontece. O tempo passa, Picaso se torna adolescente e decide que vai estudar artes em uma academia prestigiada na capital. E ele realmente tinha muito talento para isso. Porém com o passar do tempo vai se decepcionando com o estilo de ensino, que apenas tenta copiar pintores do passado. Ele quer mais, criar seu próprio estilo pessoal. 

Os anos de maturidade também são retratados nesse episódio, principalmente quando Picasso, já consagrado, aceita o convite para pintar um enorme quadro em protesto contra o masacre de Guernica, quando aviões da Alemanha nazista atacaram civis desprotegidos, matando milhares de pessoas, tudo com o apoio da ditadura do general Franco. Enfim, excelente primeiro episódio, mostrando mais uma vez a ótima qualidade dessa série. / Genius 2.01 - Picasso: Chapter One (Estados Unidos, 2018) Direção: Kenneth Biller / Roteiro: Kenneth Biller / Elenco: Antonio Banderas, Clémence Poésy, Alex Rich. 

Genius 2.02 - Picasso: Chapter Two
Tempos complicados para Pablo Picasso e isso no passado e no presente. No presente ele vê a França ser ocupada pelos nazistas. E é na França que Picasso estava morando nesse momento terrível da história da Europa. Ele foi embora da Espanha por causa do fascismo de Franco. E agora tinha que lidar com os nazistas bem na sua porta. No passado Pablo Picasso perde o amigo dos tempos pioneiros. Sua carreira vai bem, ele começa a vender quadros em Paris, mas seu amigo não tem a mesma sorte. Ninguém quer comprar nada do que ele pinta. Pior do que isso, ele fica impotente. Acaba dando um tiro na cabeça em um restaurante, na frente de todos. Trágico. / Genius 2.02 - Picasso: Chapter Two (Estados Unidos, 2018) Direção: Kenneth Biller / Roteiro: Kenneth Biller / Elenco: Antonio Banderas, Clémence Poésy, Alex Rich. 

Genius 2.03 - Picasso: Chapter Three
Picasso tem uma nova admiradora. Uma jovem que deseja ser pintora, apesar do pai jamais apoiar seus sonhos de ser uma artista. Ele quer que ela vá para a faculdade de direito, só que ela vai atrás de Picasso em troca de opiniões sobre sua arte. Bem, acaba em sua cama, como mais uma amante. No passado vemos o jovem Picasso indo morar ao lado de um poeta, um sonhador. Eles se tornam grande amigos e Picasso acaba descobrindo que ele é apaixonado por sua pessoa. Sim, o amigo é homossexual. Picasso leva numa boa e esclarece que o ama, mas como amigo e não como amante. A amizade sobrevive e eles ficam amigos próximos por anos e anos. / Genius 2.03 - Picasso: Chapter Three (Estados Unidos, 2018) Direção: Kevin Hooks / Roteiro: Kenneth Biller, Brian Peterson / Elenco: Antonio Banderas, Clémence Poésy, Alex Rich.

Genius 2.04 - Picasso: Chapter Four  
Novamente acompanhamos Picasso em um passado distante, quando ainda era apenas um jovem pintor procurando seu lugar no mundo das artes e depois, mais velho, tendo que enfrentar problemas com os nazistas. No passado Picasso começa a ficar admirado com os quadros de Henri-Émile-Benoît Matisse. Esse estava revolucionando a pintura de sua época. Picasso via então que ele deveria também ir por um caminho mais revolucionário. E em seu momento mais velho, Picasso acaba vendo um de seus melhores amigos, Max, sendo levado preso pelos nazistas. E ele se recusa a assinar uma petição por sua soltura. Teria sido um momento de medo na vida do famoso pintor? Ou ele apenas achava que sua assinatura de nada valeria, uma vez que os nazistas odiavam sua arte? Uma questão que Picasso nunca esclareceu totalmente. / Genius 2.04 - Picasso: Chapter Four (Estados Unidos, 2018) Direção: Kevin Hooks / Roteiro: Kenneth Biller / Elenco: Antonio Banderas, Clémence Poésy, Alex Rich. 

Genius 2.05 - Picasso: Chapter Five
Pablo Picasso jovem. Pablo Picasso velho. A série vai contando a vida desse pintor indo e voltando do passado. Nesse episódio o jovem Pablo Picasso continua procurando por um caminho, uma nova linguagem visual. Ele admira muito o pintor Henri Matisse, mas quando finalmente o encontra pessoalmente, ele adota uma postura de não ligar muito para seus quadros, pior do que isso, chega até mesmo a criticar o colega. Depois se tornam amigos, uma amizade que vai durar anos e anos. E nessa fase jovem Picasso resolve adotar uma menina como filha, uma vez que sua esposa não pode gerar filhos. E o Pablo Picasso velho? Ora, esse segue sua sina de administrar problemas e mais problemas com as muitas mulheres com quem se envolveu. Tudo normal em sua vida. / Genius 2.05 - Picasso: Chapter Five (Estados Unidos, 2018) Direção: Laura Belsey / Roteiro: Kenneth Biller, Noah Pink / Elenco: Antonio Banderas, Clémence Poésy, Alex Rich. 

Genius 2.06 - Picasso: Chapter Six
Você sabia que Pablo Picasso esteve envolvido no roubo da Mona Lisa no Louvre, em Paris? Eu fazia a menor ideia, mas calma, a coisa não foi bem assim. Como mostrado nesse episódio vemos que sim, Pablo Picasso esteve mesmo envolvido com o roubo de certas peças do famoso museu. Ele conhecia alguns ladrões de arte. Sò que a coisa desanda de vez quando roubam o mais famoso quadro da história. E as coisas acabam borrando no próprio Picasso que passa a ser investigado por policiais, sendo alvo de um inquérito para se descobrir os verdadeiros criminosos. E enquanto isso tudo acontecia, Picasso tentava revolucionar o mundo da arte, mudando completamente o padrão de seus próprios quadros. / Genius 2.06 - Picasso: Chapter Six Genius 2.06 - Picasso: Chapter Six (Estados Unidos, 2018) Direção: Laura Belsey / Roteiro: Kenneth Biller, Matthew Newman / Elenco: Antonio Banderas, Clémence Poésy, Alex Rich. 

Genius 2.07 - Picasso: Chapter Seven
Pablo Picasso é convidado para participar de um evento internacional grandes nomes da cultura internacional. No começo ele rejeita o convite, mas pressionado resolve viajar até a Polônia. Lá acaba enfrentando críticas por ser um homem muito rico. E as críticas mais ferozes partem de antigos conhecidos do Partido Comunista. Ele é acusado de ser um burguês, não um comunista, afinal está podre de rico, morando em belas casas, ganhando verdadeiras fortunas com os quadros que vendia. Mesmo depois de tudo ainda resolve criar um símbolo da paz, a pomba branca, baseando-se em suas memórias infantis. E esse símbolo continua até os dias de hoje, com a pomba representando a paz mundial.Genius 2.07 - Picasso: Chapter Seven (Estados Unidos, 2018) Direção: Greg Yaitanes / Roteiro: Kenneth Biller / Elenco: Antonio Banderas, Clémence Poésy, Alex Rich. 

Genius 2.08 - Picasso: Chapter Eight
Pablo Picasso era um mulherengo. Disso sabem todos os que conhecem sua vida pessoal, sua biografia. Nessa episódio temos uma prova disso. Picasso tem problemas com sua antiga esposa (Olga), com sua atual mulher (Françoise) e como se isso fosse pouco ele ainda arranja um namoro com uma jovem estudante. E isso tudo quando era um homem já idoso, longe dos anos de juventude. Como todo episódio dessa série a história avança e recua no tempo. No passado recorda a estreia de Picasso em uma peça teatral, algo revolucionário para a época. Foi durante esse trabalho que ele conheceu e se apaixonou por Olga, uma aristocrata russa que era uma excelente bailarina. No Presente acompanhamos os problemas de Picasso em lidar com seus vários filhos, em especial Paulo, filho de Olga, um sujeito que foi negligenciado por seu próprio pai. Enfim, bom episódio, muito esclarecedor sobre a vida pessoal de Picasso. / Genius 2.08 - Picasso: Chapter Eight (Estados Unidos, 2018) Direção: Greg Yaitanes / Roteiro: Kenneth Biller / Elenco: Antonio Banderas, Clémence Poésy, Alex Rich. 

Genius 1.09 - Picasso: Chapter Nine
Pablo Picasso era um mulherengo sem salvação. Mal arranjava uma nova esposa e já ia atrás de amantes, várias delas. Ele não parava de correr atrás de um rabo de saia. Nesse episódio podemos perceber bem isso. O roteiro vai e volta no tempo, com relacionamentos e mulheres diferentes, mas no fundo as situações sempre se repetiam. Pablo Picasso se casava com algumas de suas musas, tinha filhos com elas, para não demorar muito arranjar outras amantes. Sumiu de sua casa por meses, irritava suas esposas, estava sempre atrás de mulheres mais jovens. Pensava o tempo todo em sexo fora do casamento. É de se admirar que tenha produzido tantos quadros em vida. Sua existência foi uma sucessão sem fim de problemas com mulheres, de todos os tipos e de todas as idades. Não sei como ele conseguiu arranjar tempo para ser um dos maiores pintores de todos os tempos. / Genius 1.09 - Picasso: Chapter Nine (Estados Unidos, 2018) Direção: Mathias Herndl / Roteiro: Kenneth Biller / Elenco: Antonio Banderas, Clémence Poésy. 

Genius 2.10 - Picasso: Chapter Ten
E assim cheguei ao final da segunda temporada de Genius. Como era de se esperar esse episódio final conta os últimos anos da vida do pintor, culminando com sua morte. Em seus últimos tempos de vida Picasso continuou a ter muitos problemas familiares, com suas ex-mulheres, etc. Ele volta a se casar com uma ex apenas para regularizar a vida de seus filhos. Tão relapso era que nem havia reconhecido judicialmente os filhos, agora já adolescentes. Picasso também enfrenta problemas de saúde, causados principalmente pelo hábito de fumar. E como um de seus últimos desejos ele pediu que seu quadro Guernica voltasse para a Espanha, sua terra natal. O quadro só retornou quando o ditador General Franco morreu. Aí, finalmente, Picasso teve sua vitória. Sua arte, no final de tudo, venceu! / Genius 2.10 - Picasso: Chapter Ten (Estados Unidos, 2018) Direção: Mathias Herndl / Roteiro: Kenneth Biller / Elenco: Antonio Banderas, Clémence Poésy, Alex Rich.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Cantando na Chuva

Para muitos críticos, "Cantando na Chuva" é considerado o melhor filme musical clássico de todos os tempos. Um título realmente de respeito. E a história parodiava, com muito humor e inteligência, a transição do cinema mudo para o cinema falado. Ou seja, a história do cinema já era parte do próprio roteiro. No enredo Don Lockwood (Gene Kelly) e Cosmo Brown (Donald O'Connor) são dois aspirantes ao sucesso no mundo do cinema. Para sobreviver, topam qualquer oportunidade, até mesmo trabalhando como dublês. Na verdade são dançarinos talentosos que esperam pela grande chance em suas carreiras. Finalmente Don tira a sorte grande e começa a se destacar como galã de filmes. Para isso ele tem que contracenar com a fútil e arrogante estrelinha Lina Lamont (Jean Hagen) que embora seja bonita, tem uma voz horrorosa. Com a chegada do cinema sonoro ela fica desesperada pois basta abrir a boca em cena para que todos caiam na risada. Para consertar esse problema Don arranja para que sua namorada Kathy Selden (Debbie Reynolds) a duble. Enciumada, Lamont então exige que o nome de Kathy seja omitida dos créditos para que todos pensem que a linda voz dela seja a sua. A farsa porém logo cairá por terra.

Hoje em dia "Cantando na Chuva" é merecidamente reconhecido como um dos maiores clásssicos do cinema americano. De fato é um filme saboroso onde tudo parece se encaixar muito bem, com ótimo roteiro, canções maravilhosas e cenas de rara beleza. O curioso é que o filme não foi tão bem recebido em sua época de lançamento. Nenhum crítico mais importante o chamou de obra-prima ou qualquer coisa parecida. Houve até uma certa má vontade com o filme que, ao longo dos anos, finalmente foi ganhando o devido reconhecimento. Virou um cult movie máximo entre os cinéflios. A famosa trilha sonora não foi original. Na verdade as canções já existiam há décadas e foram reaproveitadas pela MGM durante as filmagens. E claro, deu muito certo essa combinação, com cenas excelentes, muito bem coreografadas com as músicas, todas ótimas, inesquecíveis. Não há como negar também que grande parte do charme de "Cantando na Chuva" se deve ao talento do ator e dançarino Gene Kelly. Ele estrelou alguns dos maiores musicais da Metro, mas era muito modesto em relação ao seu próprio talento.

Gene Kelly costumava dizer que o grande dançarino do cinema era Fred Astaire, que parecia um nobre ao mostrar seus passos, enquanto que ele próprio era apenas um trabalhador comum, um operário da arte, que tentava realizar uma dança simpática. Mais atlético do que Astaire, Kelly conseguia realizar números musicais que exigiam grande preparo físico, mas nem por isso deixava de ser tão cativante em cena como seu colega mais famoso. Aqui podemos notar bem isso, principalmente na principal sequência onde Gene Kelly baila na noite, debaixo de uma forte chuva, até um sisudo policial aparecer e acabar com a dança! "Cantando na Chuva" é item obrigatório para qualquer cinéfilo, um desses filmes atemporais que nunca parecem envelhecer. Uma obra-prima imortal da sétima arte. Cinema em sua mais pura essência clássica.

Cantando na Chuva (Singin' in the Rain, Estados Unidos, 1952) Direção: Stanley Donen, Gene Kelly / Roteiro: Adolph Green, Betty Comden / Elenco: Gene Kelly, Donald O'Connor, Debbie Reynolds, Jean Hagen / Sinopse: Durante a transição do cinema mudo para o cinema falado, uma arrogante estrela de cinema precisa reolver um sério problema: embora seja bonita tem uma voz simplesmente pavorosa. "Cantando na Chuva" é um dos maiores musicais da história do cinema. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor atriz coadjuvante (Jean Hagen) e melhor música (Lennie Hayton). Filme vencedor do Globo de Ouro na categoria de melhor ator - comédia ou musical (Donald O'Connor). Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de melhor filme - comédia ou musical.

Pablo Aluísio.

 


terça-feira, 24 de novembro de 2020

Lágrimas Amargas

Clássico do cinema, produzido na década de 1950 e estrelado pela atriz Bette Davis. A história é bem interessante. Um drama com toques autobiográficos, o filme "Lágrimas Amargas" narra a vida de Margie (Bette Davis), uma atriz que foi estrela no passado, mas que agora enfrenta muitos problemas em sua vida pessoal e profissional. Os estúdios já não mais a procuram para participar do elenco de seus filmes. Ela se torna uma profissional do passado que ninguém mais quer contratar. Os trabalhos que aparecem são indignos e sem dinheiro ela acaba indo morar em um pequeno apartamento muito simples, nada adequado com sua vida de luxo do passado. Para piorar, Margie procura afogar suas decepções com a bebida e acaba indo presa. Sua filha Gretchen (Wood) também não tem como lhe ajudar pois é uma jovem que já tem seus próprios problemas pessoais. De volta à liberdade, Margie decide que é hora de mudar sua vida de uma vez por todas.

Bette Davis foi uma das grandes personalidades da história do cinema americano. Ela ousou romper com o chamado Star System e procurou construir uma carreira independente e corajosa. Por ser uma mulher de atitude, enfrentou vários problemas, inclusive a falta de convites para fazer mais filmes, talvez por essa razão esse "Lágrimas Amargas" seja tão essencial para os cinéfilos entenderem quem realmente foi Bette Davis. Ela própria passaria por situações semelhantes em sua vida profissional. Vencedora do Oscar, não se importou em publicar nos classificados de um jornal de Los Angeles um anúncio em busca de trabalho. O Oscar que ela venceu inclusive é usado numa das cenas desse filme.

Não conheço nenhum outro filme da filmografia de Davis que seja tão simbólico como esse. É praticamente uma biografia da mulher corajosa e valente que ela foi em vida. Já para os que são fãs da eterna Natalie Wood, a produção tem um brinde a mais, sua participação no elenco como a filha de Bette Davis. Segundo consta, ela teria sofrido um pequeno acidente nas filmagens que quase lhe causou seu afogamento. Isso criou um trauma que lhe seguiu pelo resto da vida. Tragicamente ela morreria afogada décadas depois após um acidente até hoje mal explicado em um barco, durante suas férias ao lado do marido Robert Wagner. Fica então nossa dica de filme clássico do dia, o edificante "Lágrimas Amargas". Não deixe de assistir.

Lágrimas Amargas (The Star, Estados Unidos, 1952) Estúdio: 20th Century Fox / Direção: Stuart Heisler / Roteiro: Dale Eunson, Katherine Albert / Elenco: Bette Davis, Sterling Hayden, Natalie Wood, Warner Anderson / Sinopse: Margaret Elliot (Davis) é uma atriz que no passado foi uma estrela em Hollywood. Agora, mais velha e com problemas envolvendo alcoolismo, ela amarga um injusto ostracismo em sua vida. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor atriz (Bette Davis).

Pablo Aluísio.

No Silêncio de uma Cidade

Clássico do cinema noir dirigido pelo cultuado cineasta Fritz Lang. Sempre que assisto a algum filme noir fico admirado pela originalidade, pela criatividade e pelo realismo dessas produções. Algumas dessas películas conseguem manter um clima atemporal, como se tivessem sido feitas recentemente. Os roteiros já eram cínicos e fortes por natureza, em que as mulheres fatais e os personagens masculinos estavam longe de serem unilaterais, bonzinhos ou malvados. Todos parecem habitar uma zona cinza, onde até mesmo o protagonista pode ser capaz de cometer as maiores barbaridades. Olhando sob esse ponto de vista "No Silêncio de uma Cidade" é um noir de muita qualidade cinematográfica. O roteiro, cru por si próprio, explora a presença de um assassino em série que aterroriza Nova Iorque. Matando belas mulheres ele acaba se tornando o inimigo público número 1 da cidade. Assim uma recompensa é colocada para quem conseguir colocar as mãos no criminoso.

A morte de um magnata da imprensa também ocorre, o que dá início a uma luta feroz pelo controle da empresa por seus executivos. Assim um repórter destemido precisa encontrar o verdadeiro assassino para que seu jornal venda milhões de exemplares, evitando que a empresa caia em mãos erradas, de pessoas realmente inescrupulosas. O curioso aqui é que o diretor Fritz Lang parece brincar com a imprensa de Nova Iorque, os retratando como pessoas sem nenhuma ética, que topam fazer qualquer coisa por um furo de reportagem. Há também uma sutil comparação (completamente sugerida) entre o serial killer e os donos dos meios de comunicação. Qual deles seria o pior? Tudo realizado de forma muito inteligente e elegante. Assim deixo a dica desse ótimo "While the City Sleeps", uma produção que certamente irá lhe surpreender.

No Silêncio de uma Cidade (While the City Sleeps, Estados Unidos, 1956) Direção: Fritz Lang / Roteiro: Casey Robinson, baseado na novela de Charles Einstein / Elenco: Dana Andrews, Rhonda Fleming, George Sanders / Sinopse: Assassino em série aterroriza em Nova Iorque enquanto repórter luta para descobrir a identidade do verdadeiro psicopata. Clássico noir assinado pelo cultuado cineasta Fritz Lang.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Marinheiro do Rei

Clássico dos filmes de guerra, esse "Marinheiro do Rei" segue sendo uma boa obra cinematográfica. A história se passa em um cenário onde grandes batalhas navais foram travadas. Três navios de guerra da marinha real inglesa se encontram no Atlântico Norte, protegendo embarcações de carga durante a Segunda Guerra Mundial, quando o comandante da esquadra é informado que na região se encontra um importante cruzador alemão. Para destruí-lo ele envia então dois encouraçados de sua frota. O combate travado se revela mais complicado do que se esperava. Mesmo avariado durante a batalha nos mares, o navio alemão consegue destruir um dos navios ingleses. Um dos sobreviventes acaba sendo resgatado pelos alemães, o especialista em comunicações Andrew 'Canada' Brown (Jeffrey Hunter), que agora fará de tudo para sabotar os planos da marinha nazista.

Como se pode perceber temos aqui uma produção que homenageia a bravura e a coragem dos marinheiros ingleses durante a Segunda Guerra Mundial. Esses são representados por um homem em especial, Andrew Brown (Jeffrey Hunter), que começa uma série de sabotagens contra um cruzador alemão. Esse navio de guerra sofreu uma grave explosão de um torpedo em seu casco e por essa razão precisa se esconder nas famosas ilhas Galápagos, aquelas mesmas em que Darwin realizou suas pesquisas que anos depois daria origem ao seu famoso livro "A Origem das Espécies" de 1851. Assim a parada naquela região se torna estratégica para que o navio possa passar por reparos. O filme "Marinheiro do Rei" aposta na aventura e em boas cenas de batalha naval. A marinha inglesa contribuiu ativamente com o filme, disponibilizando três navios de guerra de sua esquadra para a produção, sendo que um deles assumiu o papel do navio alemão, o Essen, uma alegoria na verdade com o famoso "Bismarck" que foi afundado pelos ingleses no mesmo conflito. O personagem interpretado pelo bom ator Jeffrey Hunter acaba virando uma espécie de "exército de um homem só" o que traz muita ação e movimentação para o filme.

O curioso é que o enredo começa quase como um romance, quando o oficial britânico interpretado por Michael Rennie (o mesmo ator de "O Dia Em Que a Terra Parou") conhece e se enamora por uma linda garota em uma viagem de trem. Eles se apaixonam e tencionam se casar mas o estouro da guerra o faz se afastar dela, nunca mais a encontrando novamente. Ele depois exerceria a função de comandante da frota de navios britânicos que entraria em batalha com o navio alemão. Essa é na verdade a linha narrativa principal do roteiro. Essa parte inicial poderia ser cortada sem nenhum problema, mas os roteiristas certamente a usaram para trazer alguma profundidade psicológica aos personagens. De qualquer maneira, o que vale mesmo são as cenas de guerra - todas muito bem realizadas. Deixo assim a recomendação dessa boa produção que procura resgatar o valor dos marinheiros ingleses durante a maior guerra que o mundo já viu.

Marinheiro do Rei (Single-Handed / Sailor of The King, Estados Unidos, Inglaterra, 1953) Estúdio: Twentieth Century-Fox / Direção: Roy Boulting / Roteiro: Valentine Davies, baseado no livro de C.S. Forester / Elenco: Jeffrey Hunter, Michael Rennie, Wendy Hiller / Sinopse: Durante a segunda grande guerra mundial, um marinheiro inglês se torna peça crucial na destruição de um importante navio de guerra da frota alemã que se encontra com problemas em distantes ilhas do oceano Atlêntico.  

Pablo Aluísio.

Os Cavaleiros da Távola Redonda

Título no Brasil: Os Cavaleiros da Távola Redonda
Título Original: Knights of the Round Table
Ano de Produção: 1953
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Richard Thorpe
Roteiro: Talbot Jennings, Jan Lustig
Elenco: Robert Taylor, Ava Gardner, Mel Ferrer, Anne Crawford, Stanley Baker, Felix Aylmer

Sinopse:
Na idade Média o jovem plebeu Arthur consegue retirar a espada Excalibur de uma rocha. Assim se torna o Rei da Inglaterra. Ao lado de Merlin ele começa a reinar. Forma um grupo de valentes cavaleiros e entrenta os desafios de ser o monarca de um dos reinos mais importantes da Europa. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor direção de arte e melhor som.

Comentários:
Produção luxuosa da Metro que se propõe a contar a lendária história do Rei Arthur. O estúdio não mediu esforços e realmente disponibilizou uma produção digna dessa figura mitológica da cultura britânica. Dessa forma o filme apresenta bem elaborados cenários, figurino luxuoso e bastente colorido e cenas de excelente nível técnico. O interessante é que o filme acabou sendo "roubado" pela atuação da atriz Ava Gardner. Ela interpreta Guinevere e rouba a cena com uma sensualidade à flora da pele. Coloca Arthur como coadjuvante e torna seu romance com o cavaleiro Lancelot, o grande interesse do filme como um todo. Definitivamente Robert Taylor não está à altura de sua partner em cena. Hoje em dia o filme surpreende por ser ultra colorido. Não apenas na direção de fotografia, mas também nas roupas dos atores. E o mais curioso de tudo é que isso é exatamente o que faziam os nobres na Idade Média. Quanto mais colorida fosse sua roupa, mas ele esbanjava sinais de poder e riqueza. Dessa maneira, por uma dessas ironias do destino, o filme que hoje pode ser encarado até mesmo como algo meio exagerado, na realidade apenas mostra como as pessoas da época se vestiam de fato. No mais a impressão que fica é a de que assistimos a um filme que é, acima de tudo, bonito de se ver.

Pablo Aluísio.

domingo, 22 de novembro de 2020

Narciso Negro

Esse filme é um grande clássico da história do cinema. A história é das mais interessantes. Uma ordem de freiras católicas envia um grupo de cinco irmãs para uma região remota, nas proximidades do Himalaia, com a missão de construir uma escola para crianças e um hospital para a população local. Numa altitude de mais de 2.800 metros acima do mar, elas tentarão estabelecer as bases de evangelização de um povo que ainda não conhece o cristianismo. As freiras são jovens e chegam numa antiga casa abandonada onde lá viviam as esposas do rei em um passado distante. É justamente nesse local que fundam um novo convento de assistência e educação para a população da região. "Narciso Negro" é um filme magnífico. Mostra bem um dos aspectos mais louváveis da igreja católica que é a evangelização em lugares remotos, situados numa verdadeira fronteira da fé cristã. Nessas regiões só existem escolas e hospitais por causa da força missionária da Igreja. No caso aqui temos cinco freiras da ordem das irmãs de Maria que vão até esse distante local para ajudar no que for possível a população local. Em termos religiosos há um templo budista também localizado nas encostas montanhosas, além de um enigmático "homem santo" que passa seus dias contemplando o horizonte em meditação. Apesar de sua profundidade espiritual nada fazem em prol do povo local. Apenas as freiras católicas se esforçam para educar e trazer assistência médica para aquelas populações. O filme mostra bem como foi complicado tentar evangelizar uma cultura tão diferente da ocidental como aquela. Nesse aspecto conseguimos entender muito bem como a Igreja Católica atuou como ponta de lança em países distantes, bem longe do mundo civilizado ocidental.

A produção é excelente, com fotografia belíssima, afinal a região do Himalaia é naturalmente linda, com suas altas montanhas com picos de neve eterna. O roteiro é extremamente bem escrito, com todas as personagens muito bem desenvolvidas. O destaque obviamente vai para Deborah Kerr que interpreta a irmã Clodagh. Apesar de jovem ela é designada como chefe da missão de evangelização, o que representará um grande desafio em sua vida religiosa. Outro destaque vai para David Farrar que interpreta um agente inglês que preserva os interesses do império britânico no local. Como único ocidental na região, ele se torna um amigo e um apoio para as freiras católicas. Essa aproximação inclusive acaba criando uma tensão sexual entre ele e as religiosas, fazendo com que o roteiro discuta ainda que sutilmente a questão do celibato dentro da Igreja católica.

"Narciso Negro" é considerado um dos melhores dramas da década de 1940, fruto é claro de seu ótimo roteiro, das atuações de excelente nível e da marcante produção. O filme até hoje chama a atenção por ter todos os elementos em perfeita harmonia. Um bom exemplo disso encontramos no clímax quando umas das freiras, esgotada pela austeridade e trabalho duro a que é submetida, tem um surto de loucura. A cena que se desenvolve ao pé do precipício, no badalar dos sinos, me fez recordar inclusive do mestre Hitchcock, por causa do ótimo clima de suspense e tensão que se desenrola nesse momento. Um primor cinematográfico. Em suma, eis aqui mais uma obra-prima que não pode faltar na coleção de nenhum cinéfilo que se preze. "Narciso Negro" é um filme que realmente merece o título de clássico da sétima arte.

Narciso Negro (Black Narcissus, Estados Unidos, Inglaterra, 1947) Estúdio: Universal Pictures / Direção: Michael Powell, Emeric Pressburger / Roteiro: Rumer Godden, Michael Powell / Elenco: Deborah Kerr, David Farrar, Flora Robson / Sinopse: Um grupo de freiras é enviada pela Igreja Católica para aturar numa ordem religiosa instalada no Himalaia, região distante, onde a população local sequer conhecer o cristianismo. Filme vencedor do Oscar nas categorias de melhor direção de fotografia (Jack Cardiff) e melhor direção de arte (Alfred Junge). Filme premiado pelo Globo de Ouro na categoria de  melhor direção de fotografia (Jack Cardiff).

Pablo Aluísio.

Farsa Trágica

Todo cinéfilo que se preze, sabe que Vincent Price foi um dos maiores nomes dos filmes de terror na era clássica do cinema americano. Alto, elegante, geralmente emprestava sua peculiar imagem para fitas que marcaram época. Na vida pessoal era um homem muito culto, amante das artes e de fino humor. Seu bom humor inclusive pode ser conferido aqui em "Farsa Trágica" onde Vincent não se furta de rir de si mesmo. Afinal de contas saber lidar com sua imagem cinematográfica a ponto de rir dela, sem traumas ou desculpas, é o que diferencia os grande mitos dos meros narcisistas da tela. Nessa produção Vincent Price interpreta Waldo Trumbull, um agente funerário bem picareta. Ele finge enterrar as pessoas em elegantes caixões vendidos a preço de ouro para logo depois jogar os pobres falecidos na terra nua, com o objetivo de vender o mesmo caixão várias vezes para outros clientes, por anos a fio. Ele é ajudado por seu subalterno, Felix Gillie (Peter Lorre), um pobre diabo, que aguenta todas as humilhações possíveis simplesmente porque nutre uma paixão pela mulher de seu patrão. Beberrão, sem papas na língua, o personagem de Price é assumidamente um pilantra que não pensa duas vezes ao passar a perna em seus clientes.

As coisas porém andam de mal a pior. Ele tem cada vez menos enterros e sua funerária corre o risco até de ser despejada por não pagar o aluguel há um ano! Pressionado pelo proprietário do imóvel (em magistral interpretação de Basil Rathbone, o eterno interprete de Sherlock Holmes), não resta outro alternativa ao personagem de Price a não ser procurar por soluções mais radicais. Já que seu ramo é o da morte e as pessoas estão vivendo muito mais do que o esperado, ele decide então dar uma ajudinha aos velhinhos da cidade! Em situações de puro humor negro, o agente funerário começa a ele mesmo matar seus futuros "clientes". Como se pode perceber "Farsa Trágica" é uma comédia de terror das mais espirituosas e engraçadas. Vincent Price está cercado por um elenco magistral, onde vários grandes mitos dos filmes de terror da era de ouro de Hollywood estão reunidos. O grande Boris Karloff, por exemplo, está hilário como o sogro muito velho de Price. O veneno aqui é usado em cenas bem divertidas. Com esse papel ele mostra que tinha um especial talento para comédias. Sem dúvida é um dos mais divertidos filmes do gênero. Ah, e antes que me esqueça, vale a citação também do gatinho Rhubarb que consegue roubar várias cenas com sua "atuação". Enfim, não deixe de assistir a essa deliciosa e divertida comédia de humor negro no mais puro estilo britânico.

Farsa Trágica (The Comedy of Terrors, Estados Unidos, 1963) Direção: Jacques Tourneur / Roteiro: Richard Matheson / Elenco: Vincent Price, Peter Lorre, Boris Karloff, Basil Rathbone / Sinopse: Agente funerário (Price) quase falido resolve dar cabo dos velhinhos da cidade para conseguir mais "clientes" para seus serviços. O plano porém dá errado quando um deles volta da tumba para acertar suas contas com ele.

Pablo Aluísio.

sábado, 21 de novembro de 2020

Marnie - Confissões de uma Ladra

Marnie Edgar (Tippi Hedren) é uma ladra, uma mentirosa e uma vigarista. Ela sempre aplica o mesmo golpe. Arranja emprego como secretária em escritórios de renome. Após algumas semanas trabalhando, sendo ótima funcionária, ela começa a estudar a rotina do escritório. O mais importante é descobrir onde fica a senha para abrir o cofre, onde estão os dólares. Uma vez que consegue o que deseja, o furto é realizado, geralmente na calada da noite. Ela tem uma mãe doente que mora em Baltimore. Parte do dinheiro que rouba é usado para ajudá-la. Só que após tantos golpes Marnie é finalmente descoberta por Mark Rutland (Sean Connery). O mais estranho é que ele não a entrega para a polícia. Ao contrário, se apaixona por ela. E se torna seu marido em um casamento estranho, obsessivo, à beira da insanidade. Marnie se casa com receios de ir para a prisão, mas logo seus diversos problemas psicológicos começam a surgir. Ela tem pavor da cor vermelha, tem pesadelos recorrentes e não consegue conter seus impulsos para o crime. Mal o marido dá as costas ela já começa a planejar como roubar o cofre dele. Também se revela, mais uma vez, mentirosa e manipuladora. Casar com uma mulher como essa se revela acima de tudo ser algo bem perigoso.

"Marnie" é considerado um filme menor do grande mestre Alfred Hitchcock. Discordo bastante dessa opinião. Conforme o filme avança o roteiro vai explicando melhor o que acontece na mente de Marnie, seus traumas de infância, as violências que sofreu e porque odeia homens em geral. Ela sofre de um caso grave de frigidez sexual, o que torna intolerável o mero toque de um homem em seu corpo. E ela não baixa a guarda nem para seu próprio marido, uma pessoa que em última análise também é um chantagista emocional. Como todos sabemos o grande Sean Connery faleceu no último 31 de outubro, aos 90 anos. E foi justamente esse o gatilho que me levou a rever esse clássico do mestre Hitchcock. Na época em que atuou nesse filme Connery ainda era James Bond. Ele procurava por novos caminhos, para não ficar marcado com um só personagem. Claro, ele alcançou seus objetivos e está excelente nesse papel. Um sujeito elegante que tenta ajudar a mulher que ama. No começo ficamos com um pé atrás sobre essa sua paixão. Afinal Marnie se revela uma mulher criminosa e perigosa, mas ele passa por cima de tudo por esse sentimento de amor. Em suma, um filme de Hitchcock que merece ser melhor avaliado nos dias atuais. Suas nuances psicológicas, o desenvolvimento dos personagens, é algo que impressiona. O mestre do suspense realmente não brincava dem serviço.

Marnie, Confissões de uma Ladra (Marnie, Estados Unidos, 1964) Direção: Alfred Hitchcock / Roteiro:  Jay Presson Allen, baseado no romance escrito por Winston Graham / Elenco: Tippi Hedren, Sean Connery, Martin Gabel, Diane Baker, Louise Latham / Sinopse: Marnie Edgar (Tippi Hedren) é uma ladra que vive de pequenos e grandes golpes. Descoberta por Mark Rutland (Sean Connery), ela passa a ser ajudada por esse que acaba se tornando seu marido. Filme indicado pelo Cahiers du Cinéma como melhor filme do ano.

Pablo Aluísio. 

Sahara

Temos aqui um clássico dos filmes de guerra, estrelado pelo astro da época em Hollywood, o ator Humphrey Bogart. A história do filme se passa durante a II Grande Guerra Mundial. Um tanque das forças armadas americanas sob o comando do Sargento Joe Gunn (Humphrey Bogart) acaba perdido no meio das areias do deserto do norte da África. Cercados por tropas alemãs por todos os lados, Gunn e seus homens tentam desesperadamente encontrar algum poço com água na região pois suas reservas estão quase no final. No caminho acabam fazendo dois prisioneiros, um soldado italiano e um oficial alemão, que se recusam a colaborar com seus inimigos americanos. A despeito de ter sido feito durante o esforço de guerra dos Estados Unidos, ainda no meio dos acontecimentos, em plena II Guerra Mundial, e ter como principal objetivo levantar a moral das tropas aliadas, "Sahara" é um belo retrato dos militares que lutaram nas areias escaldantes do deserto africano. O sargento interpretado por Bogart é um exemplo disso. Eles encontram um soldado italiano no meio do deserto. Como havia escassez de água e comida, levar o inimigo não seria uma boa ideia. Deixá-lo no Sahara também não, pois o condenaria à morte certa. Por uma questão de humanidade decide então salvar a vida do soldado, mesmo sendo seu inimigo. É o bom mocismo das tropas americanas colocada em primeiro plano no roteiro, uma forma de deixar claro que aqueles homens estavam lutando pelos verdadeiros ideais, pelo lado certo do conflito.

Outro aspecto interessante em "Sahara" é a linha dramática que o filme explora. Após procurar por um poço de água no meio daquele inferno de areias sem fim, os soldados americanos descobrem um que está praticamente vazio, apenas no fundo encontram uma gruta que pinga algumas gotas de água para finalmente matarem sua sede. O local assim passa a ser disputado de forma violenta por americanos e alemães que também sofrem com o clima hostil da região. O personagem de Bogart mesmo sabendo que há pouca água no poço, resolve transformar o local numa moeda de troca com as tropas de soldados alemães que estão em maior número, mas sedentos de sede. O que se desenrola a partir daí é umas melhores coisas do filme, pois os americanos, como se estivessem num jogo de poker, começam a blefar com os oficiais alemães, prometendo água (que na realidade não possuem em abundância) em troca da rendição das tropas do III Reich. Um brilhante jogo de tensão psicológica então se impõe entre os inimigos, revelando um roteiro muito bem escrito, acima da média, para um filme da época. Assim deixo a dica para quem gosta de filmes sobre a II Guerra Mundial. "Sahara" mostra que acima das ideologias e das doutrinas políticas, existe apenas a luta pela sobrevivência do homem contra as forças da natureza ao qual ele não tem o menor controle.

Sahara - Em Busca da Sobrevivência (Sahara, Estados Unidos, 1943) Estúdio: Columbia Pictures / Direção: Zoltan Korda / Roteiro: John Howard Lawson, Zoltan Korda / Elenco: Humphrey Bogart, Bruce Bennett, J. Carrol Naish / Sinopse: Um tanque do exército americano se perde nas areias do deserto do norte da África, durante a II Guerra Mundial. Eles fazem prisioneiros entre os inimigos e procuram por água de forma desesperada, pois estão sem ela para conseguir sobreviver naquele inferno quente e seco. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor ator coadjuvante (J. Carrol Naish), melhor direção de fotogtafia (Rudolph Maté) e melhor som (John P. Livadary).  

Pablo Aluísio.