Título no Brasil: Johnny Mnemonic, o Cyborg do Futuro
Título Original: Johnny Mnemonic
Ano de Produção: 1995
País: Estados Unidos
Estúdio: TriStar Pictures
Direção: Robert Longo
Roteiro: William Gibson
Elenco: Keanu Reeves, Dolph Lundgren, Dina Meyer, Ice-T, Barbara Sukowa, Denis Akiyama
Sinopse:
No ano de 2021, em um mundo devastado, a informação se torna o verdadeiro poder. Johnny Mnemonic (Keanu Reeves) decide entrar em um mundo completamente virtual para localizar dados e informações sobre assuntos e segredos vitais, mas antes vai precisar sobreviver a uma verdadeira caçada dentro do mundo cibernético.
Comentários:
Anos 90. Tempos das fitas VHS, das locadoras de vídeo. Eu me recordo de ter assistido esse filme justamente nessa época. Essa produção sequer foi lançada nos cinemas brasileiros porque fracassou no mercado americano. Assim acabou sendo lançada em nosso país diretamente em vídeo. O curioso é que foi um fracasso na carreira do Keanu Reeves bem em um tempo em que ele estava emplacando vários sucessos de bilheteria! Outra ironia é que me recordo que quando ouvi falar em "Matrix" pela primeira vez o meu primeiro pensamento foi: "Xi, o Keanu Reeves vai embarcar em outra furada, vai fazer um novo Johnny Mnemonic!". Claro, eu estava completamente enganado. "Matrix" foi um fenômeno cinematográfico. De qualquer forma voltando para essa ficção o que posso dizer hoje em dia é que pouca coisa sobrou de bom. O filme continua bem fraco e os efeitos especiais envelheceram tremendamente. São tão datados agora que vão causar um humor involuntário em que for assistir. É a passagem do tempo, passando por cima como um trator. E é bom frisar que quando foi lançado originalmente os efeitos no mundo virtual do filme também não chamavam muito a atenção. Enfim, um momento menor e bem esquecido da filmografia do Keanu Reeves que aqui realmente pisou na bola, em um filme que não resistiu ao tempo.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 6 de janeiro de 2020
domingo, 5 de janeiro de 2020
Judy: Muito Além do Arco-Íris
A atriz Renée Zellweger foi premiada com o Globo de Ouro por seu trabalho nesse filme. Ela interpreta Judy Garland. Não foi uma das coisas mais fáceis de se fazer. Judy era uma artista completa. Ela dançava, cantava e atuava. Foi uma das adolescentes mais famosas do mundo, principalmente após estrelar o clássico "O Mágico de Oz". Também foi uma das mais conhecidas vítimas do chamado Star System, onde os grandes estúdios de Hollywood controlavam todos os aspectos das vidas de suas estrelas. Os produtores transformavam essas jovens em grandes nomes do cinema, mas em troca exerciam uma pressão absurda sobre elas. O filme mostra, em vários flashbacks, como isso acontecia. A Metro, por exemplo, através de seu chefão, o implacável Louis B. Mayer, controlava as jovens starlets com humilhações, intimidações e abusos psicológicos.
A pequena Judy não escapou de nada disso. Ela passou a vida tentando superar seus traumas do passado. Até mesmo na hora de se alimentar ela sofria com isso. Extremamente magra, beirando a subnutrição, ela tinha medo até mesmo de comer uma fatia de bolo em seu aniversário. O uso de pílulas, também incentivado pelos estúdios por anos, a acompanhou até o fim da vida. Ela ficou viciada. Misturando tudo com bebidas, o resultado era desastroso. Mesmo assim, com tantas adversidades, ela procurava manter a dignidade. Afinal era um ser humano e merecia respeito por isso, mesmo quando tropeçava em suas apresentações.
No filme encontramos Judy já nos últimos meses de sua conturbada existência. Ela tinha perdido todo o glamour do passado. O fracasso arranhava seu prestígio e sua fama. Ela se apresentava em pequenas boates nos Estados Unidos, em troca de cachês medíocres. Para piorar não tinha onde morar e disputava com o ex-marido a guarda de seus dois filhos pequenos. Uma situação muito triste para uma grande estrela. E pensar que aquela Judy que havia estrelado um dos grandes filmes da história tinha que passar por todas aquelas humilhações. Um alívio acabou vindo da Inglaterra. Por lá ela ainda era valorizada, mesmo que por fãs saudosistas de seu passado. Assim acabou aceitando o convite para fazer uma série de shows em Londres. O problema é que nem todas as apresentações foram bem sucedidas. Em muitas ocasiões surgia no palco embriagada, drogada e sem noção do que estava acontecendo. Todos, de sua banda ao público presente, ficavam constrangidos.
Renée Zellweger, se entrega ao seu papel. Ela cortou os cabelos, pintou de preto e perdeu peso de forma impressionante. Para chegar na magreza de Judy Garland ela precisou passar por um regime radical. E o resultado ficou de impressionar. A Judy era uma mulher franzina, magra ao extremo. No final da vida tinha um aspecto doentio. A Renée Zellweger, no começo da sua carreira, era o oposto disso. Era uma loira texana, bochechuda, inclusive cheinha de corpo. Combinar esses dois tipos exigiu dela um esforço físico absurdo. Hollywood gosta desse tipo de coisa, então não é de se admirar que ela venha a ser premiada também no Oscar. Quem sabe. No geral é um bom filme, bem realizado. Só não espere por um final feliz. Essa é uma história triste, melancólica mesmo. A Judy teve uma vida extremamente complicada, com muitos momentos depressivos. Resgatar sua vida não foi uma tarefa simples. Espero que o filme também sirva de incentivo para que todos venham a conhecer seu trabalho. Ela foi muito talentosa e seus filmes clássicos acabaram imortalizando o seu lado mais importante, a da grande artista que um dia ela foi.
Judy: Muito Além do Arco-Íris (Judy, Inglaterra, 2019) Direção: Rupert Goold / Roteiro: Rupert Goold, baseado no livro "End of the Rainbow" de Peter Quilter / Elenco: Renée Zellweger, Jessie Buckley, Finn Wittrock, Richard Cordery / Sinopse: O filme recria os últimos meses de vida da atriz e cantora Judy Garland (Renée Zellweger). Ela vai até Londres, participar de uma série de shows e acaba se envolvendo com um homem mais jovem. Porém o abuso de bebidas e drogas acabam ofuscando o brilho de seu talento. Filme premiado no Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz (Renée Zellweger).
Pablo Aluísio.
A pequena Judy não escapou de nada disso. Ela passou a vida tentando superar seus traumas do passado. Até mesmo na hora de se alimentar ela sofria com isso. Extremamente magra, beirando a subnutrição, ela tinha medo até mesmo de comer uma fatia de bolo em seu aniversário. O uso de pílulas, também incentivado pelos estúdios por anos, a acompanhou até o fim da vida. Ela ficou viciada. Misturando tudo com bebidas, o resultado era desastroso. Mesmo assim, com tantas adversidades, ela procurava manter a dignidade. Afinal era um ser humano e merecia respeito por isso, mesmo quando tropeçava em suas apresentações.
No filme encontramos Judy já nos últimos meses de sua conturbada existência. Ela tinha perdido todo o glamour do passado. O fracasso arranhava seu prestígio e sua fama. Ela se apresentava em pequenas boates nos Estados Unidos, em troca de cachês medíocres. Para piorar não tinha onde morar e disputava com o ex-marido a guarda de seus dois filhos pequenos. Uma situação muito triste para uma grande estrela. E pensar que aquela Judy que havia estrelado um dos grandes filmes da história tinha que passar por todas aquelas humilhações. Um alívio acabou vindo da Inglaterra. Por lá ela ainda era valorizada, mesmo que por fãs saudosistas de seu passado. Assim acabou aceitando o convite para fazer uma série de shows em Londres. O problema é que nem todas as apresentações foram bem sucedidas. Em muitas ocasiões surgia no palco embriagada, drogada e sem noção do que estava acontecendo. Todos, de sua banda ao público presente, ficavam constrangidos.
Renée Zellweger, se entrega ao seu papel. Ela cortou os cabelos, pintou de preto e perdeu peso de forma impressionante. Para chegar na magreza de Judy Garland ela precisou passar por um regime radical. E o resultado ficou de impressionar. A Judy era uma mulher franzina, magra ao extremo. No final da vida tinha um aspecto doentio. A Renée Zellweger, no começo da sua carreira, era o oposto disso. Era uma loira texana, bochechuda, inclusive cheinha de corpo. Combinar esses dois tipos exigiu dela um esforço físico absurdo. Hollywood gosta desse tipo de coisa, então não é de se admirar que ela venha a ser premiada também no Oscar. Quem sabe. No geral é um bom filme, bem realizado. Só não espere por um final feliz. Essa é uma história triste, melancólica mesmo. A Judy teve uma vida extremamente complicada, com muitos momentos depressivos. Resgatar sua vida não foi uma tarefa simples. Espero que o filme também sirva de incentivo para que todos venham a conhecer seu trabalho. Ela foi muito talentosa e seus filmes clássicos acabaram imortalizando o seu lado mais importante, a da grande artista que um dia ela foi.
Judy: Muito Além do Arco-Íris (Judy, Inglaterra, 2019) Direção: Rupert Goold / Roteiro: Rupert Goold, baseado no livro "End of the Rainbow" de Peter Quilter / Elenco: Renée Zellweger, Jessie Buckley, Finn Wittrock, Richard Cordery / Sinopse: O filme recria os últimos meses de vida da atriz e cantora Judy Garland (Renée Zellweger). Ela vai até Londres, participar de uma série de shows e acaba se envolvendo com um homem mais jovem. Porém o abuso de bebidas e drogas acabam ofuscando o brilho de seu talento. Filme premiado no Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz (Renée Zellweger).
Pablo Aluísio.
Espírito Selvagem
Alguns filmes se destacam por sua beleza, pela linda fotografia e pelo capricho que alguns cineastas tratam as cenas. É o caso desse "Espírito Selvagem" que tem uma das mais bonitas ambientações já realizados pelo recente cinema americano. Através de um enredo aparentemente simples (Dois cowboys errantes saem em busca de trabalho, mas acabam encontrando o verdadeiro espírito selvagem do oeste americano) o espectador acaba se vendo imerso em uma bela experiência cinematográfica. O diretor (e ator) Billy Bob Thornton conseguiu assim transpor para as telas a essência da novela que deu origem ao filme, "All the Pretty Horses" de Cormac McCarthy. A novela, bem conhecida nos Estados Unidos, é uma verdadeira ode ao estilo de vida do cowboy americano, figura que no mundo moderno está cada vez mais rara. Já para os amantes de animais, em especial cavalos, o filme tem um atrativo extra pois o relacionamento entre o homem e a natureza ganha destaque no transcorrer do filme.
Espírito Selvagem quase foi estrelado por dois astros: Leonardo DiCaprio e Brad Pitt. Ambos se interessaram bastante pelo material, mas acabaram saindo do projeto por motivos alheios à vontade deles. Questões contratuais tiraram primeiro DiCaprio do filme e depois Pitt. Assim abriu-se espaço para Matt Damon, que aqui interpreta muito bem o personagem central da trama, o cowboy John Grady Cole. O diretor Billy Bob Thornton queria inicialmente ser extremamente fiel ao livro original, mas isso acabou rendendo uma primeira versão do filme com quase quatro horas de duração, algo completamente inviável do ponto de vista comercial (afinal que cinema exibiria nos dias de hoje algo tão longo?). A produtora Miramax Films então mandou que o cineasta fizesse vários cortes, o que acabou dando origem à versão que chegou ao grande público. Recentemente Thornton divulgou que gostaria de exibir o seu corte em formato de minissérie na TV a cabo dos EUA, o que não seria uma má ideia. Algumas estórias certamente precisam de mais tempo para serem contadas de forma satisfatória. Vamos torcer para que isso um dia venha realmente a acontecer.
Espírito Selvagem (All the Pretty Horses, Estados Unidos, 2000) Direção: Billy Bob Thornton / Roteiro: Ted Tally, baseado no livro de Cormac McCarthy / Elenco: Matt Damon, Penélope Cruz, Henry Thomas, Sam Shepard / Sinopse: Dois cowboys errantes saem em busca de trabalho e na sua trajetória acabam encontrando o verdadeiro espírito selvagem do oeste americano. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Trilha Sonora Incidental (Marty Stuart, Kristin Wilkinson e Larry Paxton).
Pablo Aluísio.
Espírito Selvagem quase foi estrelado por dois astros: Leonardo DiCaprio e Brad Pitt. Ambos se interessaram bastante pelo material, mas acabaram saindo do projeto por motivos alheios à vontade deles. Questões contratuais tiraram primeiro DiCaprio do filme e depois Pitt. Assim abriu-se espaço para Matt Damon, que aqui interpreta muito bem o personagem central da trama, o cowboy John Grady Cole. O diretor Billy Bob Thornton queria inicialmente ser extremamente fiel ao livro original, mas isso acabou rendendo uma primeira versão do filme com quase quatro horas de duração, algo completamente inviável do ponto de vista comercial (afinal que cinema exibiria nos dias de hoje algo tão longo?). A produtora Miramax Films então mandou que o cineasta fizesse vários cortes, o que acabou dando origem à versão que chegou ao grande público. Recentemente Thornton divulgou que gostaria de exibir o seu corte em formato de minissérie na TV a cabo dos EUA, o que não seria uma má ideia. Algumas estórias certamente precisam de mais tempo para serem contadas de forma satisfatória. Vamos torcer para que isso um dia venha realmente a acontecer.
Espírito Selvagem (All the Pretty Horses, Estados Unidos, 2000) Direção: Billy Bob Thornton / Roteiro: Ted Tally, baseado no livro de Cormac McCarthy / Elenco: Matt Damon, Penélope Cruz, Henry Thomas, Sam Shepard / Sinopse: Dois cowboys errantes saem em busca de trabalho e na sua trajetória acabam encontrando o verdadeiro espírito selvagem do oeste americano. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Trilha Sonora Incidental (Marty Stuart, Kristin Wilkinson e Larry Paxton).
Pablo Aluísio.
sábado, 4 de janeiro de 2020
Cortina de Fogo 2
Eu não poderia imaginar que iriam produzir uma sequência de "Cortina de Fogo" de 1991. Afinal, já faz quase 30 anos que o primeiro filme foi lançado! Eu assisti ainda nos tempos das fitas VHS. Acredito que pouca gente ainda se lembrava daquele filme de bombeiros com Kurt Russell. Pois é, os produtores lembravam. Praticamente apenas dois atores do primeiro filme dão as caras por aqui. William Baldwin e Donald Sutherland surgem no filme para criar um elo de ligação com o original. Baldwin tem que lidar com o filho do personagem de Kurt Russell, aqui interpretado por Joe Anderson. Para quem não lembra o pai dele morreu no primeiro filme, tentando salvar seu melhor amigo que por acaso era o grande incendiário de Chicago! O velho Donald é o incendiário do primeiro filme, agora velho e preso numa cadeira de rodas, que decide ajudar na captura de novos incendiários, sujeitos bem inteligentes e "profissionais" em sua "área".
O bombeiro Sean McCaffrey (Joe Anderson) seguiu a carreira do tio, do pai e do avô, mas não é nada fácil porque ele também tem uma bagagem de traumas do passado, principalmente por seu pai ter morrido em um grande incêndio. Agora ele trabalha em um setor dos bombeiros cuja função é justamente descobrir quando um incêndio é criminoso. Um grupo de garotos, vestidos de fantasias do dia das bruxas, acaba morrendo quando tentam entrar numa casa abandonada. A tal cortina de fogo se forma atrás da porta e quando eles vão abri-la tudo vai pelos ares. Sean leva o caso em um modo bem pessoal, pois para ele a morte das crianças foi bem sentida. Acaba entrando em um espiral de conspirações envolvendo companhias de seguros e... venda de armas ilegais para o exterior. Eu achei esse o maior problema do roteiro. Deveriam ter simplificado mais a trama, se concentrando no vida do protagonista, seu acerto de contas com o passado, etc. Nada de criar algo muito confuso, envolvendo todos os tipos de vilões. O pior é que no final fica aquela sensação de pressa, pois tentam resolver tudo de uma vez só, numa única cena. Ficou forçado. Muitas vezes o simples é bem mais eficiente.
Cortina de Fogo 2 (Backdraft 2, Estados Unidos, 2019) Direção: Gonzalo López-Gallego / Roteiro: Gregory Widen / Elenco: Joe Anderson, William Baldwin, Donald Sutherland, Alisha Bailey / Sinopse: O filme conta a história do bombeiro Sean McCaffrey (Joe Anderson). Filho de um bombeiro que morreu em serviço ele agora trabalha no setor de investigação de incêndios criminosos. Quando um grupo de crianças é morta no dia das bruxas ele passa a cuidar do caso, procurando descobrir quem foi o incendiário responsável por aquele crime terrível.
Pablo Aluísio.
O bombeiro Sean McCaffrey (Joe Anderson) seguiu a carreira do tio, do pai e do avô, mas não é nada fácil porque ele também tem uma bagagem de traumas do passado, principalmente por seu pai ter morrido em um grande incêndio. Agora ele trabalha em um setor dos bombeiros cuja função é justamente descobrir quando um incêndio é criminoso. Um grupo de garotos, vestidos de fantasias do dia das bruxas, acaba morrendo quando tentam entrar numa casa abandonada. A tal cortina de fogo se forma atrás da porta e quando eles vão abri-la tudo vai pelos ares. Sean leva o caso em um modo bem pessoal, pois para ele a morte das crianças foi bem sentida. Acaba entrando em um espiral de conspirações envolvendo companhias de seguros e... venda de armas ilegais para o exterior. Eu achei esse o maior problema do roteiro. Deveriam ter simplificado mais a trama, se concentrando no vida do protagonista, seu acerto de contas com o passado, etc. Nada de criar algo muito confuso, envolvendo todos os tipos de vilões. O pior é que no final fica aquela sensação de pressa, pois tentam resolver tudo de uma vez só, numa única cena. Ficou forçado. Muitas vezes o simples é bem mais eficiente.
Cortina de Fogo 2 (Backdraft 2, Estados Unidos, 2019) Direção: Gonzalo López-Gallego / Roteiro: Gregory Widen / Elenco: Joe Anderson, William Baldwin, Donald Sutherland, Alisha Bailey / Sinopse: O filme conta a história do bombeiro Sean McCaffrey (Joe Anderson). Filho de um bombeiro que morreu em serviço ele agora trabalha no setor de investigação de incêndios criminosos. Quando um grupo de crianças é morta no dia das bruxas ele passa a cuidar do caso, procurando descobrir quem foi o incendiário responsável por aquele crime terrível.
Pablo Aluísio.
Mulher Solteira Procura
Título no Brasil: Mulher Solteira Procura
Título Original: Single White Female
Ano de Produção: 1992
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Barbet Schroeder
Roteiro: John Lutz, Don Roos
Elenco: Bridget Fonda, Jennifer Jason Leigh, Steven Weber, Peter Friedman, Stephen Tobolowsky, Frances Bay
Sinopse:
Allison Jones (Fonda), uma jovem universitária, decide colocar um anúncio para dividir despesas em seu novo apartamento. Uma garota responde e se torna sua inquilina. No começo o relacionamento entre elas vai muito bem, até que coisas bem estranhas começam a acontecer, colocando em risco sua vida. Filme premiado pelo MTV Movie Awards na categoria de Melhor Vilã (Jennifer Jason Leigh)
Comentários:
Outro dia, comentando sobre outro filme, me lembrei da Bridget Fonda. Hoje em dia ela está casada, com filhos e não parece disposta a retornar para o cinema. Porém nos anos 90 a garota estava a todo vapor tentando levantar uma carreira, afinal ela era uma Fonda e isso significava tradição familiar no ramo cinematográfico. Para quem não sabe ele é filha de Peter Fonda (recentemente falecido) e neta do grande Henry Fonda. E isso sem esquecer da tia Jane Fonda. Enfim, é da realeza de Hollywood desde o berço. Curiosamente sua carreira começou muito bem e ela acabou fazendo alguns pequenos "clássicos" de sua geração. Um dos melhores filmes, tanto na opinião do público, como da crítica, foi esse thriller de suspense chamado "Mulher Solteira Procura". O que mais chamou atenção foi que o roteiro trabalhava com um aspecto do cotidiano para levar suspense e terror para a tela. Com isso o público se identificou e foi fisgado. Eu me recordo que esse filme foi bem badalado e virou modinha na época de seu lançamento original. E a Bridget Fonda estava na idade certa, uma verdadeira gatinha. Pena que o tempo passou e ela decidiu largar a carreira. Penso que ela teria um futuro promissor pela frente.
Pablo Aluísio.
Título Original: Single White Female
Ano de Produção: 1992
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Barbet Schroeder
Roteiro: John Lutz, Don Roos
Elenco: Bridget Fonda, Jennifer Jason Leigh, Steven Weber, Peter Friedman, Stephen Tobolowsky, Frances Bay
Sinopse:
Allison Jones (Fonda), uma jovem universitária, decide colocar um anúncio para dividir despesas em seu novo apartamento. Uma garota responde e se torna sua inquilina. No começo o relacionamento entre elas vai muito bem, até que coisas bem estranhas começam a acontecer, colocando em risco sua vida. Filme premiado pelo MTV Movie Awards na categoria de Melhor Vilã (Jennifer Jason Leigh)
Comentários:
Outro dia, comentando sobre outro filme, me lembrei da Bridget Fonda. Hoje em dia ela está casada, com filhos e não parece disposta a retornar para o cinema. Porém nos anos 90 a garota estava a todo vapor tentando levantar uma carreira, afinal ela era uma Fonda e isso significava tradição familiar no ramo cinematográfico. Para quem não sabe ele é filha de Peter Fonda (recentemente falecido) e neta do grande Henry Fonda. E isso sem esquecer da tia Jane Fonda. Enfim, é da realeza de Hollywood desde o berço. Curiosamente sua carreira começou muito bem e ela acabou fazendo alguns pequenos "clássicos" de sua geração. Um dos melhores filmes, tanto na opinião do público, como da crítica, foi esse thriller de suspense chamado "Mulher Solteira Procura". O que mais chamou atenção foi que o roteiro trabalhava com um aspecto do cotidiano para levar suspense e terror para a tela. Com isso o público se identificou e foi fisgado. Eu me recordo que esse filme foi bem badalado e virou modinha na época de seu lançamento original. E a Bridget Fonda estava na idade certa, uma verdadeira gatinha. Pena que o tempo passou e ela decidiu largar a carreira. Penso que ela teria um futuro promissor pela frente.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 3 de janeiro de 2020
Quatro Histórias de Fantasmas
Esse é um filme de terror indiano. Produção exclusiva da Netflix. O título é bem auto explicativo. São 4 contos de terror, dirigidos por 4 diretores diferentes. Ficou bem interessante. Lembra inclusive uma velha tradição de Hollywood. Filmes que traziam histórias de horror diferentes, como acontece aqui. Uma boa ideia trazer essa fórmula de volta. Na primeira história uma enfermeira vai até a residência de uma velha senhora. Idosa, ela precisa de cuidados 24 horas por dia. Ela tem demência e não consegue distinguir passado e presente. A casa é muito estranha. Há ruídos e sombras. E as coisas só pioram na madrugada. Esse primeiro conto é o mais tradicional em termos de fantasmas. Por essa razão foi o que mais me agradou.
Da segunda história já não gostei muito. Uma jovem grávida começa a ter alucinações com pássaros. Ela tem delírios e o garotinho que a acompanha só piora as coisas. De um modo geral esse segundo conto é o mais fraco de todos. Bizarrice em excesso. Na terceira história um professor vai parar em um isolado vilarejo, onde moram pessoas bem estranhas. Um casal de garotinhos tenta então protegê-lo dos perigos lá fora. Esse episódio é o mais longo de todos, mas mantém o interesse. Tem boas ideias. Na quarta e última história de fantasmas vemos uma noiva empolgada com seu casamento. O noivo parece um príncipe. É bonito, educado, atencioso, tudo o que uma mulher gostaria de encontrar. Porém como ninguém é perfeito ele também tem segredos bem obscuros a esconder. Um sujeito que parece normal, mas que gosta de conversar com a avó... que morreu há muitos anos! Esse último conto de horror só peca mesmo por tentar explicar tudo nos mínimos detalhes. Não precisava de tanto. De modo geral gostei desse filme. É uma experiência nova, afinal não é todo dia que assisto um filme feito na Índia e ainda mais sendo do gênero terror. É algo bem diferente, não há como negar.
Quatro Histórias de Fantasmas (Ghost Stories, Índia, 2019) Direção: Zoya Akhtar, Dibakar Banerjee, Karan Johar, Anurag Kashyap / Roteiro: Isha Luthra, Ensia Mirza / Elenco: Sobhita Dhulipala, Janhvi Kapoor, Mrunal Thakur / Sinopse: Filme que conta em quatro contos histórias independentes de terror e sobrenatural. "Ghost Stories" é uma produção indiana, exclusiva da plataforma Netflix.
Pablo Aluísio.
Da segunda história já não gostei muito. Uma jovem grávida começa a ter alucinações com pássaros. Ela tem delírios e o garotinho que a acompanha só piora as coisas. De um modo geral esse segundo conto é o mais fraco de todos. Bizarrice em excesso. Na terceira história um professor vai parar em um isolado vilarejo, onde moram pessoas bem estranhas. Um casal de garotinhos tenta então protegê-lo dos perigos lá fora. Esse episódio é o mais longo de todos, mas mantém o interesse. Tem boas ideias. Na quarta e última história de fantasmas vemos uma noiva empolgada com seu casamento. O noivo parece um príncipe. É bonito, educado, atencioso, tudo o que uma mulher gostaria de encontrar. Porém como ninguém é perfeito ele também tem segredos bem obscuros a esconder. Um sujeito que parece normal, mas que gosta de conversar com a avó... que morreu há muitos anos! Esse último conto de horror só peca mesmo por tentar explicar tudo nos mínimos detalhes. Não precisava de tanto. De modo geral gostei desse filme. É uma experiência nova, afinal não é todo dia que assisto um filme feito na Índia e ainda mais sendo do gênero terror. É algo bem diferente, não há como negar.
Quatro Histórias de Fantasmas (Ghost Stories, Índia, 2019) Direção: Zoya Akhtar, Dibakar Banerjee, Karan Johar, Anurag Kashyap / Roteiro: Isha Luthra, Ensia Mirza / Elenco: Sobhita Dhulipala, Janhvi Kapoor, Mrunal Thakur / Sinopse: Filme que conta em quatro contos histórias independentes de terror e sobrenatural. "Ghost Stories" é uma produção indiana, exclusiva da plataforma Netflix.
Pablo Aluísio.
Os Quatro Guerreiros
Título no Brasil: Os Quatro Guerreiros
Título Original: The Four Warriors
Ano de Produção: 2015
País: Inglaterra
Estúdio: PhilmFlicks
Direção: Phil Hawkins
Roteiro: Christopher Dane
Elenco: Christopher Dane, Hadrian Howard, Fergal Philips, Alex Childs, Kristian Nairn, Jessica Blake
Sinopse:
Durante as cruzadas, três cavaleiros cristãos e um prisioneiro muçulmano acabam indo parar numa pequena vila onde só existem crianças e mulheres. Os homens morreram e os poucos que sobreviveram foram dizimados por estranhas criaturas que habitam uma montanha próxima. Uma das videntes do lugar alega que no alto daquela região habita um antigo demônio milenar que agora comanda um exército de monstros e seres do mal.
Comentários:
A sinopse no mínimo seria interessante para quem gosta de filmes nesse estilo, onde história e fantasia se misturam, tudo resultando em um clima de realismo fantástico. O fato do filme ser inglês também poderia empolgar já que o cinema britânico sempre foi conhecido por seu bom gosto e refinamento. A classe sempre foi o ponto forte dos cineastas da Inglaterra. Infelizmente você não encontrará nada disso aqui. Esqueça tudo isso o que foi escrito. O filme é realmente muito, muito fraco mesmo. Esse é aquele tipo de filme que com poucos minutos de duração você já percebe que não tem qualidade ou salvação. Tudo é encenado sem muito capricho e os diálogos são extremamente mal escritos. Para piorar a direção tem pouco critério, optando sempre por um suspense que nunca chega a cumprir suas promessas. O ator Christopher Dane escreveu o roteiro e isso parece deixar uma pista do que vem pela frente. Nada consegue empolgar e as tais criaturas malignas que surgem envoltas em sombras logo decepcionam por causa da péssima maquiagem que usam - algo parecido com um rosto desfigurado por chamas. Nem o contexto histórico - as cruzadas - que poderiam render bons momentos é aproveitado. Em suma, melhor esquecer essa fitinha B sem valor que no Brasil está sendo lançada pela Playarte. Procure por algo melhor.
Pablo Aluísio.
Título Original: The Four Warriors
Ano de Produção: 2015
País: Inglaterra
Estúdio: PhilmFlicks
Direção: Phil Hawkins
Roteiro: Christopher Dane
Elenco: Christopher Dane, Hadrian Howard, Fergal Philips, Alex Childs, Kristian Nairn, Jessica Blake
Sinopse:
Durante as cruzadas, três cavaleiros cristãos e um prisioneiro muçulmano acabam indo parar numa pequena vila onde só existem crianças e mulheres. Os homens morreram e os poucos que sobreviveram foram dizimados por estranhas criaturas que habitam uma montanha próxima. Uma das videntes do lugar alega que no alto daquela região habita um antigo demônio milenar que agora comanda um exército de monstros e seres do mal.
Comentários:
A sinopse no mínimo seria interessante para quem gosta de filmes nesse estilo, onde história e fantasia se misturam, tudo resultando em um clima de realismo fantástico. O fato do filme ser inglês também poderia empolgar já que o cinema britânico sempre foi conhecido por seu bom gosto e refinamento. A classe sempre foi o ponto forte dos cineastas da Inglaterra. Infelizmente você não encontrará nada disso aqui. Esqueça tudo isso o que foi escrito. O filme é realmente muito, muito fraco mesmo. Esse é aquele tipo de filme que com poucos minutos de duração você já percebe que não tem qualidade ou salvação. Tudo é encenado sem muito capricho e os diálogos são extremamente mal escritos. Para piorar a direção tem pouco critério, optando sempre por um suspense que nunca chega a cumprir suas promessas. O ator Christopher Dane escreveu o roteiro e isso parece deixar uma pista do que vem pela frente. Nada consegue empolgar e as tais criaturas malignas que surgem envoltas em sombras logo decepcionam por causa da péssima maquiagem que usam - algo parecido com um rosto desfigurado por chamas. Nem o contexto histórico - as cruzadas - que poderiam render bons momentos é aproveitado. Em suma, melhor esquecer essa fitinha B sem valor que no Brasil está sendo lançada pela Playarte. Procure por algo melhor.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 2 de janeiro de 2020
Joana D'Arc
Título Original: Joan of Arc
Ano de Produção: 1999
País: França
Estúdio: Gaumont Films
Direção: Luc Besson
Roteiro: Andrew Birkin, Luc Besson
Elenco: Milla Jovovich, John Malkovich, Rab Affleck, David Bailie, Timothy Bateson, Andrew Birkin
Sinopse:
Filme que recria a vida de Joana, jovem camponesa que logo se torna um símbolo para o exército francês durante uma longa e sem fim guerra contra os ingleses durante a idade média. Ela afirma ter visões de Deus. Que ela seria a escolhida para liderar os franceses em direção ao fim da guerra, com a vitória de sua nação. E de fato quando ela começa a entrar no campo de batalha as vitórias começam a acontecer. Filme vencedor do César Awards na categoria de Melhor Som.
Comentários:
A vida de Joana D'Arc já foi incrível o suficiente. Nem o mais talentoso escritor da idade média poderia criar uma mitologia como a que envolveu a vida dessa jovem. Ela saiu do completo anonimato e se tornou uma das figuras femininas mais conhecidas da história. O interessante é que sua presença no campo de batalha inspirava os soldados franceses e em pouco tempo uma guerra que parecia perdida mudou de rumos, fazendo com que a França viesse a superar a Inglaterra no conflito. Claro que isso também mexeu com os poderosos da época. O Rei da França se revelou um traidor e os membros do clero foram acusados de ajudar numa conspiração que a levaria para a morte na fogueira da inquisição. Porém, segundo modernos historiadores, nem tudo foi exatamente dessa maneira. De qualquer forma a produção desse filme foi impecável. Os figurinos de época, as armaduras brilhantes e reluzentes, os grandes confrontos no campo de batalhar. Nada faltou nesse quesito. O maior erro do diretor porém aconteceu na escolha do elenco. Colocar Milla Jovovich para interpretar Joana foi um erro e tanto. Ela nunca teve a expressividade dramática que um filme como esse exigia. E isso ficou claro já nas primeiras cenas. Poucas vezes vi uma atriz tão sem expressividade em um filme com uma personagem tão importante como aconteceu nesse filme aqui. Não adianta escolher uma atriz apenas porque ela é sua esposa ou sua namorada. Isso é falta de profissionalismo. Esse foi o grande deslize de Luc Besson nessa fita. Um erro que custou muito caro, vamos convir. Se um filme exige uma grande atriz para interpretar uma grande figura da história cabe ao diretor assim escolher. Não apenas escalar a mulher que vai para cama com ele.
Pablo Aluísio.
Subway
Título no Brasil: Subway
Título Original: Subway
Ano de Produção: 1985
País: França
Estúdio: Les Films du Loup, TSF Productions
Direção: Luc Besson
Roteiro: Luc Besson
Elenco: Christopher Lambert, Isabelle Adjani, Jean Reno, Richard Bohringer, Jean-Hugues Anglade, Jean-Pierre Bacrim
Sinopse:
Ao improvisar um roubo na casa de um magnata sombrio, Fred (Christopher Lambert) se refugia no universo hip e surreal do metrô de Paris e encontra seus habitantes variados, os capangas do magnata e sua jovem esposa desencantada. Filme indicado ao BAFTA Awards na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Comentários:
É interessante notar como os filmes "envelhecem". Esse "Subway" parece tão envelhecido nos dias de hoje. Muito mais "velho" do que filmes que foram feitos nos anos 70, 60... Ecos de uma linguagem que procurava imitar a publicidade dos anos 80. Com isso tudo ficou terrivelmente datado. E pensar que na época em que o filme chegou aos cinemas tudo parecia ser o suprassumo da modernidade. Pois é, meus caros cinéfilos, ver o ator Christopher Lambert com penteado cyberpunk pelos subterrâneos de Paris era visto como algo ultra pós-modernidade. Hoje em dia tudo só soa mesmo bem antigo e fora de moda. Outro fato que chama a atenção é que Lambert conseguia com esse filme emplacar três sucessos na sua carreira. Os outros dois eram "Highlander" e "Greystoke", o que levou algumas apressadas e imoderadas revistas de cinema do Brasil elegerem o ator como o "astro da década". Menos, bem menos, até porque ele iria cair numa decadência em sua carreira que seria algo espantoso. Melhor rever Isabelle Adjani. Como ela era bonita! Provavelmente uma das atrizes mais bonitas da década de 1980, sem favor algum! De qualquer maneira se você tiver curiosidade em saber o que era exibido em cineclubes cult nos anos 80, esse "Subway" será um belo exemplo do tipo de filme que passava nesses ambientes.
Pablo Aluísio.
Título Original: Subway
Ano de Produção: 1985
País: França
Estúdio: Les Films du Loup, TSF Productions
Direção: Luc Besson
Roteiro: Luc Besson
Elenco: Christopher Lambert, Isabelle Adjani, Jean Reno, Richard Bohringer, Jean-Hugues Anglade, Jean-Pierre Bacrim
Sinopse:
Ao improvisar um roubo na casa de um magnata sombrio, Fred (Christopher Lambert) se refugia no universo hip e surreal do metrô de Paris e encontra seus habitantes variados, os capangas do magnata e sua jovem esposa desencantada. Filme indicado ao BAFTA Awards na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Comentários:
É interessante notar como os filmes "envelhecem". Esse "Subway" parece tão envelhecido nos dias de hoje. Muito mais "velho" do que filmes que foram feitos nos anos 70, 60... Ecos de uma linguagem que procurava imitar a publicidade dos anos 80. Com isso tudo ficou terrivelmente datado. E pensar que na época em que o filme chegou aos cinemas tudo parecia ser o suprassumo da modernidade. Pois é, meus caros cinéfilos, ver o ator Christopher Lambert com penteado cyberpunk pelos subterrâneos de Paris era visto como algo ultra pós-modernidade. Hoje em dia tudo só soa mesmo bem antigo e fora de moda. Outro fato que chama a atenção é que Lambert conseguia com esse filme emplacar três sucessos na sua carreira. Os outros dois eram "Highlander" e "Greystoke", o que levou algumas apressadas e imoderadas revistas de cinema do Brasil elegerem o ator como o "astro da década". Menos, bem menos, até porque ele iria cair numa decadência em sua carreira que seria algo espantoso. Melhor rever Isabelle Adjani. Como ela era bonita! Provavelmente uma das atrizes mais bonitas da década de 1980, sem favor algum! De qualquer maneira se você tiver curiosidade em saber o que era exibido em cineclubes cult nos anos 80, esse "Subway" será um belo exemplo do tipo de filme que passava nesses ambientes.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 1 de janeiro de 2020
Olhos de Serpente
Título no Brasil: Olhos de Serpente
Título Original: Snake Eyes
Ano de Produção: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Brian De Palma
Roteiro: Brian De Palma, David Koepp
Elenco: Nicolas Cage, Gary Sinise, John Heard, Kevin Dunn, Carla Gugino, Stan Shaw
Sinopse:
Rick Santoro (Nicolas Cage) é um tira de Atlantic City que precisa descobrir quem teria matado o Secretário de Defesa do Estado durante uma luta de boxe em sua cidade. Com ares de grandeza e egocentrismo, onde cabem até delírios de se ver como futuro prefeito da cidade, ele começa as investigações ao lado do comandante Kevin Dunne (Gary Sinise), um escroque sem alma.
Comentários:
Elenco bacana, uma boa produção com a marca Paramount, roteirista conhecido e um grande diretor no comando de tudo. Com esses ingredientes era de se esperar um ótimo filme, mas... Ainda me recordo de quando aluguei esse filme para assistir em casa (estou me lembrando da era VHS) e tive uma pequena decepção. Principalmente em relação ao final do filme. Até aquele momento nunca havia assistido nada que pudesse ser qualificado como "Ruim" com a assinatura do grande Brian De Palma! Essa pequena bomba foi o primeira experiência nesse sentido. De fato pouca coisa resiste. Além do óbvio figurino brega do ator Nicolas Cage com aqueles horríveis ternos de pele de crocodilo, o filme desfila pela tela um enredo sem graça, um desenvolvimento tedioso e uma direção preguiçosa e sem vontade por parte do cineasta De Palma. Na época eu já lia resenhas de revistas de cinema alertando para o fato dele estar entrando em um espiral de decadência, porém nada me prepararia para um filme tão abaixo do esperado como esse. É aquele tipo de produção que você assiste apenas uma vez para nunca mais rever! Melhor esquecer sua existência. E o curioso de tudo é que de uma maneira em geral os críticos ate elogiaram, mesmo que com certas reservas. O Nicolas Cage ainda tinha bastante prestígio entre eles e isso ajudou a melhorar sua repercussão de uma forma em geral, porém não há como negar que esse "Olhos de Serpente" é bem abaixo das expectativas. Foi acima de tudo um claro sinal de que o bom e velho Brian De Palma estava perdendo seu toque de mestre no cinema.
Pablo Aluísio.
Título Original: Snake Eyes
Ano de Produção: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Brian De Palma
Roteiro: Brian De Palma, David Koepp
Elenco: Nicolas Cage, Gary Sinise, John Heard, Kevin Dunn, Carla Gugino, Stan Shaw
Sinopse:
Rick Santoro (Nicolas Cage) é um tira de Atlantic City que precisa descobrir quem teria matado o Secretário de Defesa do Estado durante uma luta de boxe em sua cidade. Com ares de grandeza e egocentrismo, onde cabem até delírios de se ver como futuro prefeito da cidade, ele começa as investigações ao lado do comandante Kevin Dunne (Gary Sinise), um escroque sem alma.
Comentários:
Elenco bacana, uma boa produção com a marca Paramount, roteirista conhecido e um grande diretor no comando de tudo. Com esses ingredientes era de se esperar um ótimo filme, mas... Ainda me recordo de quando aluguei esse filme para assistir em casa (estou me lembrando da era VHS) e tive uma pequena decepção. Principalmente em relação ao final do filme. Até aquele momento nunca havia assistido nada que pudesse ser qualificado como "Ruim" com a assinatura do grande Brian De Palma! Essa pequena bomba foi o primeira experiência nesse sentido. De fato pouca coisa resiste. Além do óbvio figurino brega do ator Nicolas Cage com aqueles horríveis ternos de pele de crocodilo, o filme desfila pela tela um enredo sem graça, um desenvolvimento tedioso e uma direção preguiçosa e sem vontade por parte do cineasta De Palma. Na época eu já lia resenhas de revistas de cinema alertando para o fato dele estar entrando em um espiral de decadência, porém nada me prepararia para um filme tão abaixo do esperado como esse. É aquele tipo de produção que você assiste apenas uma vez para nunca mais rever! Melhor esquecer sua existência. E o curioso de tudo é que de uma maneira em geral os críticos ate elogiaram, mesmo que com certas reservas. O Nicolas Cage ainda tinha bastante prestígio entre eles e isso ajudou a melhorar sua repercussão de uma forma em geral, porém não há como negar que esse "Olhos de Serpente" é bem abaixo das expectativas. Foi acima de tudo um claro sinal de que o bom e velho Brian De Palma estava perdendo seu toque de mestre no cinema.
Pablo Aluísio.
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