Durante o período colonial um arrogante comandante militar inglês, o general Burgoyne (Laurence Olivier) tenta manter uma província da colônia sob controle, combatendo e perseguindo os rebeldes nativos que desejam a independência do país. Durante um enforcamento de um líder rebelde, um religioso local, o reverendo Anthony Anderson (Burt Lancaster), solicita ao comando militar britânico para que o morto seja enterrado sob a tradição cristã mas o pedido é negado. Após o roubo do corpo por Richard Dudgeon (Kirk Douglas) a repressão aumenta, criando um clima de terror na região. “O Discípulo do Diabo” é um filme extremamente curioso. Realizado em 1959 o filme foca seu roteiro na antevéspera da revolução americana, quando os colonos, cansados da exploração da metrópole britânica, começam a despertar o sentimento de nacionalismo e independência.
O elenco reúne três grandes mitos do cinema da época, Kirk Douglas (fazendo a ovelha negra de sua rica família, encarnando um personagem anárquico e irreverente), Burt Lancaster (fazendo um religioso com punhos fortes) e finalmente Laurence Olivier (em boa caracterização de um militar inglês pomposo mas consciente da fragilidade de suas tropas em vista do crescente aumento do número de rebeldes dentro da colônia). O interessante é que o roteiro intercala um tom mais sério com cenas mais leves, até românticas, tudo em menos de 90 minutos de duração. Há boa reconstituição histórica e uma curiosa linha narrativa feita em animação para situar o espectador sobre o contexto histórico em que o enredo se desenvolve. Hoje em dia alguns aspectos do argumento podem soar inocentes (como a troca de identidade entre os personagens de Kirk Douglas e Burt Lancaster) mas no saldo final tudo é muito bem realizado e mantém o interesse. Fica a dica para quem gosta de filmes enfocando o período colonial da história norte-americana.
O Discípulo do Diabo (The Devil's Disciple, EUA, 1959) Direção: Guy Hamilton / Roteiro: John Dighton, Roland Kibbee / Elenco: Burt Lancaster, Kirk Douglas, Laurence Olivier, Janette Scott / Sinopse: Durante o período colonial um arrogante comandante militar inglês, o general Burgoyne (Laurence Olivier) tenta manter uma província da colônia sob controle, combatendo e perseguindo os rebeldes nativos que desejam a independência do país.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 21 de outubro de 2019
domingo, 20 de outubro de 2019
No Calor da Noite
Vencedor de cinco Oscars (entre eles o de melhor filme e ator para Rod Steiger) e três Globos de Ouro, o extraordinário "No Calor da Noite" (1967), que foi produzido com base na obra homônima de John Ball, conta a incrível história do detetive negro Virgil Tibbs (Sidney Poitier) integrante do Departamento de Homicídios da Philadelphia que ao chegar à pequena cidade de Sparta no estado do Mississipi para visitar sua mãe é preso sob a acusação de assassinato de um empresário que fora encontrado morto no mesmo dia em que ele havia chegado à cidade. A partir daí a vida do detetive vira um pequeno inferno, já que Tibbs, além de ser detido, fica sob a desconfiança do xerife racista Bill Gillespie (Rod Steiger) e seu braço direito e também racista, o oficial Sam Wood (Warren Oates) um sujeito de personalidade fraca e caráter duvidoso.
O diretor Norman Jewison não só transforma o "tour de force" entre Tibbs e Gillespie no eixo central do filme como também surpreende ao não abordar apenas o crime que vitimou o empresário. Na verdade ele cria duas vertentes dentro da mesma obra sem deixar porém que o roteiro fique descaracterizado. A primeira (e principal) diz respeito ao crime propriamente dito e a busca pelo culpado. E a segunda aborda a situação humilhante do racismo pela qual o detetive experimenta, já que é negro e encontra-se numa cidadezinha americana do sul. Jewison aproveitou um jóia de roteiro que tinha em mãos e assinado por Stirling Siliphant para utilizá-lo como um poderoso libelo diante de uma onda racista avassaladora que varria o sul dos Estados Unidos na década de 60. Destaque para os excepcionais Rod Steiger (Oscar de melhor ator) em uma de suas maiores interpretações na carreira e Sidney Poitier sempre excelente e carismático. Destaque também para a trilha sonora toda revestida pelo Blues, além das belas paisagens do estado do Mississippi. Nota 10
No Calor da Noite (In the Heat of the Night, EUA, 1967) Direção: Norman Jewison / Roteiro: Stirling Silliphant baseado na novela de John Ball / Elenco: Sidney Poitier, Rod Steiger, Warren Oates / Sinopse: Detetive negro (Sidney Poitier) é acusado de assassinato numa pequena cidade dp Mississipi. Após ser preso fica sob a custódia de dois policiiais racistas que transformarm sua vida em um inferno.
Telmo Vilela Jr.
O diretor Norman Jewison não só transforma o "tour de force" entre Tibbs e Gillespie no eixo central do filme como também surpreende ao não abordar apenas o crime que vitimou o empresário. Na verdade ele cria duas vertentes dentro da mesma obra sem deixar porém que o roteiro fique descaracterizado. A primeira (e principal) diz respeito ao crime propriamente dito e a busca pelo culpado. E a segunda aborda a situação humilhante do racismo pela qual o detetive experimenta, já que é negro e encontra-se numa cidadezinha americana do sul. Jewison aproveitou um jóia de roteiro que tinha em mãos e assinado por Stirling Siliphant para utilizá-lo como um poderoso libelo diante de uma onda racista avassaladora que varria o sul dos Estados Unidos na década de 60. Destaque para os excepcionais Rod Steiger (Oscar de melhor ator) em uma de suas maiores interpretações na carreira e Sidney Poitier sempre excelente e carismático. Destaque também para a trilha sonora toda revestida pelo Blues, além das belas paisagens do estado do Mississippi. Nota 10
No Calor da Noite (In the Heat of the Night, EUA, 1967) Direção: Norman Jewison / Roteiro: Stirling Silliphant baseado na novela de John Ball / Elenco: Sidney Poitier, Rod Steiger, Warren Oates / Sinopse: Detetive negro (Sidney Poitier) é acusado de assassinato numa pequena cidade dp Mississipi. Após ser preso fica sob a custódia de dois policiiais racistas que transformarm sua vida em um inferno.
Telmo Vilela Jr.
sábado, 19 de outubro de 2019
Viva Zapata!
Cinebiografia do revolucionário mexicano Emiliano Zapata (1879 - 1919). Filho de uma família rica no México, Zapata liderou a nação na revolução mexicana de 1910 que tencionava devolver o poder ao povo daquele país. Com o descontentamento crescente da população com sua classe política e corrupta, Zapata de posse de uma retórica populista conseguiu formar um grande exército que lutou ao seu lado. Filmar a vida de Zapata era um velho projeto de Elia Kazan. Ele próprio era uma pessoa com uma visão de esquerda (que seria manchada após ser acusado de entregar seus amigos do Partido Comunista). Assim era natural que Kazan quisesse fazer o filme definitivo sobre o revolucionário. Não foi nada fácil. Poucos produtores tinham coragem de filmar a vida desse personagem histórico mexicano com receio de ser acusado de ser socialista, o que poderia transformar em um inferno a vida de qualquer um em Hollywood na década de 1950. Kazan porém não desistia fácil e realizou um belo filme.
"Viva Zapata" resistiu bem ao tempo, isso apesar de cometer alguns clichês em seu roteiro (fato que se pode perdoar porque afinal estamos falando de um filme que foi feito há mais de 60 anos). O Zapata de Marlon Brando é bem romantizado por isso, embora a caracterização do ator seja muito boa, mostrando um personagem bem verossímil e que ficou bem próximo da realidade: um homem de pouca cultura (era analfabeto), brutalizado e de poucas palavras, mas muita ação. Brando inclusive deixou crescer um enorme bigode ao estilo do verdadeiro Zapata, mas teve que aparar seu vasto bigodão por ordens do estúdio que o achou muito exagerado (o que poderia fazer a plateia rir dele, levando o filme ao ridículo). Mesmo sob protestos o bom senso prevaleceu e Brando fez o que foi determinado pelo estúdio. A atriz Jean Peters era fraca (só entrou no filme por influência de seu namorado, o milionário excêntrico Howard Hughes que literalmente a escalou no filme). Nas cenas mais dramáticas ao lado de Brando a situação fica um tanto constrangedora para o lado dela (que afinal só era uma starlet, bonita e nada mais). O filme também quase não saiu do papel. O produtor Zanuck não queria Brando para o papel e entrou com confronto direto com Kazan que não abria mão do ator. Zanuck ainda brigou com Kazan por causa da maquiagem "muito escura" que foi realizada em cima de Jean Peters. Como se vê ele era um produtor muito poderoso que procurava se meter em cada detalhe dos filmes que produzia o que irritava profundamente Kazan, sempre muito independente e cioso de seu trabalho.
Além disso o filme não pôde ser rodado no México por expressa proibição do governo daquele país que achou o roteiro "inaceitável". As filmagens então foram realizadas no Novo México, no Colorado e no Texas. As condições não eram as ideais e o custo de se "maquiar" essas localidades para parecerem o México inflaram o orçamento. Lá pelo meio do filme Brando também foi perdendo o interesse ao entender que "Viva Zapata!" faria várias concessões para se enquadrar no estilo de Hollywood. Mesmo com tantos problemas "Viva Zapata" resistiu e hoje em dia é considerado um clássico, sem a menor sombra de dúvidas. Além da direção de alto nível por parte de Kazan o filme acabou ganhando muito também com a presença de Anthony Quinn no papel do irmão de Zapata. Enfim é um dos mais interessantes filmes da carreira de Brando e Kazan, o que não é pouca coisa. "Viva Zapata!" assim se torna essencial para quem deseja conhecer a obra de Elias Kazan e Marlon Brando em sua plenitude criativa.
Viva Zapata! (Viva Zapata!, EUA, 1952) Direção: Elia Kazan / Roteiro: John Steinbeck / Elenco: Marlon Brando, Jean Peters, Anthony Quinn, Joseph Wiseman, Alan Reed / Sinopse: Cinebiografia do líder revolucionário Emiliano Zapata (Marlon Brando) que em 1910 promoveu uma grande revolução no Estado do México visando devolver o poder político ao povo daquele país, que estava cansado de sua classe política corrupta e inepta. Filme vencedor do Oscar nas categorias de melhor ator coadjuvante (Anthony Quinn). Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor ator (Marlon Brando), melhor roteiro (John Steinbeck), melhor direção de arte, melhor música (Alex North).
Pablo Aluísio.
"Viva Zapata" resistiu bem ao tempo, isso apesar de cometer alguns clichês em seu roteiro (fato que se pode perdoar porque afinal estamos falando de um filme que foi feito há mais de 60 anos). O Zapata de Marlon Brando é bem romantizado por isso, embora a caracterização do ator seja muito boa, mostrando um personagem bem verossímil e que ficou bem próximo da realidade: um homem de pouca cultura (era analfabeto), brutalizado e de poucas palavras, mas muita ação. Brando inclusive deixou crescer um enorme bigode ao estilo do verdadeiro Zapata, mas teve que aparar seu vasto bigodão por ordens do estúdio que o achou muito exagerado (o que poderia fazer a plateia rir dele, levando o filme ao ridículo). Mesmo sob protestos o bom senso prevaleceu e Brando fez o que foi determinado pelo estúdio. A atriz Jean Peters era fraca (só entrou no filme por influência de seu namorado, o milionário excêntrico Howard Hughes que literalmente a escalou no filme). Nas cenas mais dramáticas ao lado de Brando a situação fica um tanto constrangedora para o lado dela (que afinal só era uma starlet, bonita e nada mais). O filme também quase não saiu do papel. O produtor Zanuck não queria Brando para o papel e entrou com confronto direto com Kazan que não abria mão do ator. Zanuck ainda brigou com Kazan por causa da maquiagem "muito escura" que foi realizada em cima de Jean Peters. Como se vê ele era um produtor muito poderoso que procurava se meter em cada detalhe dos filmes que produzia o que irritava profundamente Kazan, sempre muito independente e cioso de seu trabalho.
Além disso o filme não pôde ser rodado no México por expressa proibição do governo daquele país que achou o roteiro "inaceitável". As filmagens então foram realizadas no Novo México, no Colorado e no Texas. As condições não eram as ideais e o custo de se "maquiar" essas localidades para parecerem o México inflaram o orçamento. Lá pelo meio do filme Brando também foi perdendo o interesse ao entender que "Viva Zapata!" faria várias concessões para se enquadrar no estilo de Hollywood. Mesmo com tantos problemas "Viva Zapata" resistiu e hoje em dia é considerado um clássico, sem a menor sombra de dúvidas. Além da direção de alto nível por parte de Kazan o filme acabou ganhando muito também com a presença de Anthony Quinn no papel do irmão de Zapata. Enfim é um dos mais interessantes filmes da carreira de Brando e Kazan, o que não é pouca coisa. "Viva Zapata!" assim se torna essencial para quem deseja conhecer a obra de Elias Kazan e Marlon Brando em sua plenitude criativa.
Viva Zapata! (Viva Zapata!, EUA, 1952) Direção: Elia Kazan / Roteiro: John Steinbeck / Elenco: Marlon Brando, Jean Peters, Anthony Quinn, Joseph Wiseman, Alan Reed / Sinopse: Cinebiografia do líder revolucionário Emiliano Zapata (Marlon Brando) que em 1910 promoveu uma grande revolução no Estado do México visando devolver o poder político ao povo daquele país, que estava cansado de sua classe política corrupta e inepta. Filme vencedor do Oscar nas categorias de melhor ator coadjuvante (Anthony Quinn). Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor ator (Marlon Brando), melhor roteiro (John Steinbeck), melhor direção de arte, melhor música (Alex North).
Pablo Aluísio.
Espíritos Indômitos
Marlon Brando esperou bastante tempo para estrear no cinema americano. Ator talentoso de teatro em Nova Iorque, ele via Hollywood com desconfiança pois achava que a grande maioria dos filmes não tinham nada de relevante para passar ao público. Só em 1950 Brando resolveu assinar com a Columbia Pictures para a realização de sua estreia na sétima arte. O roteiro escolhido foi “The Men” que tocava em um tema explosivo na época. Após a Segunda Guerra Mundial muitos foram os filmes que louvavam o sentimento patriótico da nação americana, geralmente mostrando seus combatentes na Europa como heróis acima do bem e do mal, em visões muitas vezes superficiais e ufanistas. “The Men” era muito mais realista se comparado aos filmes de guerra na época. Saíam de cena os soldados invencíveis para mostrar o lado mais cruel e dramático de um conflito de grandes proporções como aquele. O filme mostra a dura realidade dos que voltaram do campo de batalha com graves lesões, feridos em combate, paralíticos, tetraplégicos, muitos deles na flor da idade, com vinte e poucos anos.
Marlon Brando interpretava um jovem soldado, veterano de guerra, que volta para casa paraplégico após ser ferido gravemente em combate, na coluna. O tom da mensagem transmitido pelo ótimo roteiro escrito por Carl Foreman era nitidamente pacifista pois mostra um lado que sempre era varrido para debaixo do tapete por filmes bem mais patrióticos. A produção foi toda filmada em um hospital de veteranos de Nova Iorque com feridos reais interpretando os personagens secundários. Brando em sua autobiografia relembrou os momentos em que viveu ao lado desses homens. A grande maioria deles jamais voltaria a andar novamente e o ator ficou impressionado pela força e a luta de todos eles em relação ao que passavam. Eram homens jovens, que viam sua vida mudar literalmente da noite para o dia. De jovens atletas, fortes e praticantes de esportes, eles passavam a viver numa cadeira de rodas. Um dos aspectos que mais chamou a atenção do ator foi a recusa deles em serem tratados como “coitadinhos” ou algo parecido. Não queriam a pena de ninguém. Assim Brando os tratou como iguais, usando a cadeira de rodas todo o tempo, mesmo quando não havia cenas sendo filmadas. “Espíritos Indômitos” é uma obra importante pois lida com um tema relevante, de impacto social. A direção de Fred Zinnemann procura ser a mais realista possível. Seus diálogos e situações mostram muito bem a irracionalidade das guerras e seus efeitos nefastos. Sem dúvida é um dos melhores clássicos já feitos sobre o tema.
Espíritos Indômitos (The Men, EUA, 1950) Direção: Fred Zinnemann / Roteiro: Carl Foreman / Elenco: Marlon Brando, Teresa Wright, Everett Sloane, Jack Webb, Richard Erdman / Sinopse: Após sofrer uma terrível lesão em combate, veterano de guerra retorna do front completamente paraplégico. Produção que procura conscientizar o público ao mostrar as amarguras e lutas daqueles que voltam incapacitados de conflitos armados. Ótima estreia de Marlon Brando no cinema. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Roteiro Original.
Pablo Aluísio.
Marlon Brando interpretava um jovem soldado, veterano de guerra, que volta para casa paraplégico após ser ferido gravemente em combate, na coluna. O tom da mensagem transmitido pelo ótimo roteiro escrito por Carl Foreman era nitidamente pacifista pois mostra um lado que sempre era varrido para debaixo do tapete por filmes bem mais patrióticos. A produção foi toda filmada em um hospital de veteranos de Nova Iorque com feridos reais interpretando os personagens secundários. Brando em sua autobiografia relembrou os momentos em que viveu ao lado desses homens. A grande maioria deles jamais voltaria a andar novamente e o ator ficou impressionado pela força e a luta de todos eles em relação ao que passavam. Eram homens jovens, que viam sua vida mudar literalmente da noite para o dia. De jovens atletas, fortes e praticantes de esportes, eles passavam a viver numa cadeira de rodas. Um dos aspectos que mais chamou a atenção do ator foi a recusa deles em serem tratados como “coitadinhos” ou algo parecido. Não queriam a pena de ninguém. Assim Brando os tratou como iguais, usando a cadeira de rodas todo o tempo, mesmo quando não havia cenas sendo filmadas. “Espíritos Indômitos” é uma obra importante pois lida com um tema relevante, de impacto social. A direção de Fred Zinnemann procura ser a mais realista possível. Seus diálogos e situações mostram muito bem a irracionalidade das guerras e seus efeitos nefastos. Sem dúvida é um dos melhores clássicos já feitos sobre o tema.
Espíritos Indômitos (The Men, EUA, 1950) Direção: Fred Zinnemann / Roteiro: Carl Foreman / Elenco: Marlon Brando, Teresa Wright, Everett Sloane, Jack Webb, Richard Erdman / Sinopse: Após sofrer uma terrível lesão em combate, veterano de guerra retorna do front completamente paraplégico. Produção que procura conscientizar o público ao mostrar as amarguras e lutas daqueles que voltam incapacitados de conflitos armados. Ótima estreia de Marlon Brando no cinema. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Roteiro Original.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 18 de outubro de 2019
Duelo de Gigantes
Que tal unir dois dos mais talentosos atores do século XX em um westen, digamos, diferente? Pois foi essa a proposta de "Duelo de Gigantes" que reuniu Jack Nicholson e Marlon Brando em uma obra tão surpreendente como diferente. Em suas memórias pessoais Brando confessa que fez o filme apenas por dinheiro. Como sempre ele estava muito endividado e assim aceitou participar do filme, mas achou o roteiro muito vazio e sem expressão. Só durante as filmagens é que ele teve a ideia de inovar com a figura de seu personagem. Vestiu roupas de mulher, usou um figurino espalhafatoso e exagerado e caprichou na caracterização nada comum do pistoleiro que interpretava. Como era um mito do cinema ninguém ousou ir contra suas decisões durante as filmagens. Outro aspecto curioso de "Duelo de Gigantes" narrado em seu livro foi a falta de respeito do estúdio que não pagou em dia seu cachê combinado. Brando ficou furioso com isso e começou a criar novos problemas. Esquecia as falas, inventava sotaques absurdos para declamar o texto e estragava takes de forma proposital. Até o dia em que um alto executivo foi lhe visitar em seu camarim. Brando deixou claro que se o pagassem em dia provavelmente ele começaria a recordar suas falas e quem sabe até trabalhar direito! Não tardou para que a Warner começasse a lhe pagar conforme estipulava seu contrato!
Marlon Brando e Jack Nicholson eram vizinhos e se admiravam tanto como amigos quanto como profissionais. Brando via em Nicholson um provável sucessor de sua própria carreira. Não eram da mesma geração, quando Jack surgiu no cinema Brando já tinha vários de sucessos na carreira, mas o ator procurou se posicionar num patamar de igualdade com o colega mais jovem. Jack Nicholson, sempre excêntrico, procurou dessa vez não criar muitas encrencas no set, uma vez que Brando já estava criando seus próprios no desenrolar das filmagens. Apesar dos grandes nomes envolvidos, o saldo final se revela um pouco irregular. "Duelo de Gigantes" se destaca por ser diferente, por sair do lugar comum dos filmes de faroeste daquela época. Não chega a ser um filme excepcional, mas as excentricidades de Marlon Brando acabam mantendo completamente o interesse no resultado da obra. De fato o que vemos em cena é um Brando deitando e rolando com os mitos do gênero. Seu pistoleiro, Lee Clayton, é visivelmente andrógino e fora dos padrões. A impressão que temos é que Brando quis mesmo reverter os cânones do estilo. Funciona em certas ocasiões, mas em outras não. De qualquer modo um filme que conseguiu reunir dois mitos desse porte jamais pode ser ignorado pelos cinéfilos e essa é a grande força de "Duelo de Gigantes".
Duelo de Gigantes (The Missouri Breaks, EUA, 1976) Direção: Arthur Penn / Roteiro: Thomas McGuane / Elenco: Marlon Brando, Jack Nicholson, Randy Quaid, Harry Dean Stanton Kathleen Lloyd / Sinopse: Um rico e próspero rancheiro se vê ameaçado pelo constante roubo de seus cavalos na região onde vive. Os roubos são atribuídos a um conhecido renegado, Tom Logan (Jack Nicholson). Para resolver seus problemas ele resolve contratar o pistoleiro Lee Clayton (Marlon Brando), um exótico fora-da-lei que chama atenção não apenas por sua habilidade no gatilho, como também por seu modo nada convencional de se vestir e se apresentar em público.
Pablo Aluísio.
Marlon Brando e Jack Nicholson eram vizinhos e se admiravam tanto como amigos quanto como profissionais. Brando via em Nicholson um provável sucessor de sua própria carreira. Não eram da mesma geração, quando Jack surgiu no cinema Brando já tinha vários de sucessos na carreira, mas o ator procurou se posicionar num patamar de igualdade com o colega mais jovem. Jack Nicholson, sempre excêntrico, procurou dessa vez não criar muitas encrencas no set, uma vez que Brando já estava criando seus próprios no desenrolar das filmagens. Apesar dos grandes nomes envolvidos, o saldo final se revela um pouco irregular. "Duelo de Gigantes" se destaca por ser diferente, por sair do lugar comum dos filmes de faroeste daquela época. Não chega a ser um filme excepcional, mas as excentricidades de Marlon Brando acabam mantendo completamente o interesse no resultado da obra. De fato o que vemos em cena é um Brando deitando e rolando com os mitos do gênero. Seu pistoleiro, Lee Clayton, é visivelmente andrógino e fora dos padrões. A impressão que temos é que Brando quis mesmo reverter os cânones do estilo. Funciona em certas ocasiões, mas em outras não. De qualquer modo um filme que conseguiu reunir dois mitos desse porte jamais pode ser ignorado pelos cinéfilos e essa é a grande força de "Duelo de Gigantes".
Duelo de Gigantes (The Missouri Breaks, EUA, 1976) Direção: Arthur Penn / Roteiro: Thomas McGuane / Elenco: Marlon Brando, Jack Nicholson, Randy Quaid, Harry Dean Stanton Kathleen Lloyd / Sinopse: Um rico e próspero rancheiro se vê ameaçado pelo constante roubo de seus cavalos na região onde vive. Os roubos são atribuídos a um conhecido renegado, Tom Logan (Jack Nicholson). Para resolver seus problemas ele resolve contratar o pistoleiro Lee Clayton (Marlon Brando), um exótico fora-da-lei que chama atenção não apenas por sua habilidade no gatilho, como também por seu modo nada convencional de se vestir e se apresentar em público.
Pablo Aluísio.
Com a Corda no Pescoço
Henry Lloyd Moon (Jack Nicholson) é um renegado confederado que após o fim da guerra civil forma um bando de criminosos como ele para roubar bancos e cavalos nas localidades mais distantes do velho oeste americano. Após uma perseguição sem tréguas por homens da lei ele tenta chegar ao Rio Grande onde espera atravessar a fronteira em direção ao México, se livrando assim das mãos do xerife. Ele porém não tem muita sorte e seu cavalo desmaia de exaustão. Preso e levado de volta para a cidade, Moon finalmente é julgado e condenado a morte por enforcamento (a pena padrão para ladrões de cavalos naquela época). Sua única chance de não ser enforcado é ser escolhido por alguma mulher da região como marido. Há em vigor uma lei da guerra civil que livraria os condenados à forca caso alguma senhorita o escolhesse para se casar. A justificativa dessa norma legal era simples: como muitos homens tinham morrido na guerra o número de mulheres solteiras e solitárias era muito grande e todo homem era alvo de disputa mesmo se estivesse condenado a morrer no laço da forca. Dessa forma o casamento livraria o criminoso de ser pendurado na forca até a morte!
Assim no último minuto, já no cadafalso, a senhorita Julia Tate (Mary Steenburgen) então decide escolher Moon para ser seu marido, o livrando da morte! A sorte parece finalmente ter sorrido para ele, mas na realidade mal sabe o ex condenado no que estaria se metendo! Começa assim esse divertido “Com a Corda no Pescoço”, filme estrelado e dirigido por Jack Nicholson. Embora seja passado no velho oeste o roteiro deixa claro, desde o começo, que o tom da produção será leve, divertido, se apoiando muito mais no relacionamento do estranho casal do que em qualquer outra coisa. É quase uma comédia de costumes. Nicholson novamente se sai muito bem. Seu personagem é um bandido sem eira nem beira, barbudo e maltrapilho, que vaga em busca de alguma oportunidade. Ele parece mais um renegado sem futuro do que qualquer outra coisa. Já a atriz Mary Steenburgen está uma graça como uma mulher que resolve se casar com “aquilo” para no fundo ter apenas um empregado de graça em seu rancho e na mina onde sonha encontrar finalmente ouro, depois de muitos anos de busca. O elenco de apoio é acima da média, com destaque para as presenças de Christopher Lloyd, que interpretaria anos depois o cientista Dr. Brown da série "De Volta para o Futuro" e John Belushi, comediante de sucesso do programa "Saturday Night Live" que havia brilhado em "Clube dos Cafajestes" no cinema nesse mesmo ano. Enfim, eis um western com tempero de muito humor, que não deve ser levado à sério, pois é pura e simples diversão pipoca, onde aliás funciona muito bem.
Com a Corda no Pescoço (Goin' South, EUA, 1978) Direção: Jack Nicholson / Roteiro: John Herman Shaner, Al Ramrus / Elenco: Jack Nicholson, Mary Steenburgen, Christopher Lloyd, John Belushi / Sinopse: Moon (Nicholson), ladrão de bancos e cavalos, é salvo no último minuto da forca ao ser escolhido pela senhorita Tate (Steenburgen) como seu marido. A união trará muitas confusões. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz (Mary Steenburgen).
Pablo Aluísio.
Assim no último minuto, já no cadafalso, a senhorita Julia Tate (Mary Steenburgen) então decide escolher Moon para ser seu marido, o livrando da morte! A sorte parece finalmente ter sorrido para ele, mas na realidade mal sabe o ex condenado no que estaria se metendo! Começa assim esse divertido “Com a Corda no Pescoço”, filme estrelado e dirigido por Jack Nicholson. Embora seja passado no velho oeste o roteiro deixa claro, desde o começo, que o tom da produção será leve, divertido, se apoiando muito mais no relacionamento do estranho casal do que em qualquer outra coisa. É quase uma comédia de costumes. Nicholson novamente se sai muito bem. Seu personagem é um bandido sem eira nem beira, barbudo e maltrapilho, que vaga em busca de alguma oportunidade. Ele parece mais um renegado sem futuro do que qualquer outra coisa. Já a atriz Mary Steenburgen está uma graça como uma mulher que resolve se casar com “aquilo” para no fundo ter apenas um empregado de graça em seu rancho e na mina onde sonha encontrar finalmente ouro, depois de muitos anos de busca. O elenco de apoio é acima da média, com destaque para as presenças de Christopher Lloyd, que interpretaria anos depois o cientista Dr. Brown da série "De Volta para o Futuro" e John Belushi, comediante de sucesso do programa "Saturday Night Live" que havia brilhado em "Clube dos Cafajestes" no cinema nesse mesmo ano. Enfim, eis um western com tempero de muito humor, que não deve ser levado à sério, pois é pura e simples diversão pipoca, onde aliás funciona muito bem.
Com a Corda no Pescoço (Goin' South, EUA, 1978) Direção: Jack Nicholson / Roteiro: John Herman Shaner, Al Ramrus / Elenco: Jack Nicholson, Mary Steenburgen, Christopher Lloyd, John Belushi / Sinopse: Moon (Nicholson), ladrão de bancos e cavalos, é salvo no último minuto da forca ao ser escolhido pela senhorita Tate (Steenburgen) como seu marido. A união trará muitas confusões. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz (Mary Steenburgen).
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 17 de outubro de 2019
Game of Thrones - Episódios Finais
Game of Thrones 7.07 - The Dragon and the Wolf
Esse foi o último episódio da sétima temporada, com duração extra de 80 minutos. Pois é, metragem de longa no cinema, mas se formos ver bem pouca coisa acontece. Basicamente Cersei Lannister concede uma audiência para a rainha Daenerys Targaryen e seu "diplomata" Tyrion Lannister para a formação de uma aliança contra os caminhantes mortos-vivos que estão chegando do norte. Claro que tantos personagens que se odeiam não chegam logo a um consenso. Com veneno escorrendo pelo canto da boca, cada um quer uma chance para trair o outro. De uma forma ou outra a aparição de um caminhante que é trazido dentro de uma caixa perante a rainha Cersei acaba impressionando os presentes. Praticamente um esqueleto que anda, a estranha criatura acaba convencendo a líder do clã Lannister que é chegado mesmo o momento de se fazer uma aliança militar contra o inimigo comum. E finalizando apenas dois outros momentos do episódio chamam a atenção. Em um deles ficamos sabendo que Jon Snow provavelmente não seja apenas um bastardo Stark, mas sim o verdadeiro herdeiro do trono de ferro. E na última cena, a melhor, que infelizmente dura pouco, vemos o ataque dos caminhantes contra a muralha do norte que acaba indo abaixo pelo ataque de um dos dragões que agora cercam fileiras com os mortos-vivos, abrindo assim o gancho para a próxima temporada, que vamos esperar para conferir nos próximos meses. / Game of Thrones 7.07 - The Dragon and the Wolf (Estados Unidos, 2017) Direção: Jeremy Podeswa / Roteiro: David Benioff, D.B. Weiss / Elenco: Peter Dinklage, Emilia Clarke, Kit Harington, Nikolaj Coster-Waldau, Lena Headey, Sophie Turner, Maisie Williams.
Game of Thrones 8.01 - Winterfell
Primeiro episódio da oitava temporada, a última, que tanta polêmica causou. Sim, eu sei, muita gente odiou o episódio final da série, mas ainda não cheguei lá, por isso vou comentando os episódios que vou assistindo nas próximas semanas. Esse episódio na realidade é uma grande preparação para a grande batalha que se travará. Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) está cada vez mais apaixonada por Jon Snow (Kit Harington). Mesmo com toda a tensão ela já não consegue esconder que está completamente atraída por ele, com direito a passeios em cima do dragão e tudo mais. Há uma tentativa de unir todos os clãs contra o Rei da Noite e seus mortos-vivos, mas isso esbarra nos planos da rainha Cersei Lannister (Lena Headey) que está mais preocupada em trair os que esperam por sua ajuda. Ela chega até mesmo a se entregar a um nobre inferior por causa de sua poderosa frota de navios. Algo asqueroso. Esse é um episódio bem mediano, sem maiores supresas. Em certos momentos cai no tédio, o que não é nada bom para uma série como essa. / Game of Thrones 8.01 - Winterfell (Estados Unidos, 2019) Direção: David Nutter / Roteiro: Gursimran Sandhu, Ethan J. Antonucci / Elenco: Peter Dinklage, Emilia Clarke, Kit Harington, Nikolaj Coster-Waldau, Lena Headey, .
Game of Thrones 8.05 - The Bells
No total foram oito anos de série. Quase 70 episódios. Assisti do primeiro ao último. E assim chegamos nesse penúltimo episódio. Nos anteriores vimos a destruição do Rei da Noite e seu exército de mortos. Quando tudo parecia perdido, quando todos esperavam pela morte certa, Arya Stark (Arya Stark) se torna a heroína da vez ao apunhalar o Rei da Noite. E tal como acontecia nos antigos filmes de Drácula, uma vez morto o líder toda a sua legião perece em um piscar de olhos. Passada a crise que poderia aniquilar todos os personagens, eles agora se voltam contra Cersei Lannister (Lena Headey). O objetivo é tomar Porto Real, o que não será nada fácil. Porém a rainha Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) não vê limites para sua ambição e sede de poder. Ela não apenas invade Porto Real como também promove um genocídio e uma carnificina jamais vista na série. Crianças, mulheres, idosos, ninguém é poupado. Esse episódio é uma virada de chave, pois mostra que Daenerys não passa de uma psicopata e uma mulher cruel, fria e sem compaixão. O próprio conceito de uma tirana perigosa. Tyrion Lannister (Peter Dinklage) logo percebe bem isso. Andando pelas ruas destruídas da cidade ele finalmente entende com quem está lidando. Jon Snow (Kit Harington) ainda tenta acreditar em algo bom, mas o cenário é devastador demais para se chegar em outra conclusão. / Game of Thrones 8.05 - The Bells (Estados Unidos, 2019) Direção: Miguel Sapochnik / Roteiro: David Benioff, D.B. Weiss / Elenco: Peter Dinklage, Emilia Clarke, Nikolaj Coster-Waldau, Lena Headey, Kit Harington.
Game of Thrones 8.06 - The Iron Throne
Finalmente chegamos ao fim. E o que aconteceu nesse episódio final de Game of Thrones? Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) chega ao auge de seu poder. Porto Real, completamente destruída, está aos seus pés. Um massacre foi promovido. Ela finalmente se vê diante do Trono de Ferro feito com mil espadas do inimigo. A destruição foi tão grande que nem sequer mais o salão real existe. O trono está ao céu aberto. A vitória porém tem um gosto amargo. Tyrion Lannister (Peter Dinklage) renuncia ao seu posto e é imediatamente preso. A traição maior porém vem de Jon Snow (Kit Harington). Ele abraça a rainha, fingindo beijá-la, mas na verdade a apunhala na pura traição. A mãe dos dragões morre imediatamente. É o fim de Daenerys Targaryen. O tão cobiçado trono de ferro também não sobrevive, sendo completamente derretido pelo seu dragão. É algo bem simbólico, simbolizando o fim de uma era. Com todos os clãs desorganizados a pergunta que se sucede no caos é simples: Quem será o novo Rei ou Rainha? Para surpresa de todos o escolhido é improvável, o jovem Bran Stark (Isaac Hempstead Wright). Mesmo preso em uma cadeira de rodas ele parece ser uma escolha sensata para liderar os seis reinos. Eu estava apostando mesmo em sua irmã, Sansa Stark (Sophie Turner), mas ela acaba mesmo apenas como a Rainha do Norte. Por fim a última pergunta: que fim leva Jon Snow? Pelas linhas de sucessão ele deveria ser o legítimo herdeiro do trono de ferro, mas acaba em desgraça por ser o assassino. Assim ele é enviado de volta para as muralhas congeladas da fronteira norte. Gostei desse episódio final e em minha opinião ele passou muito longe de ser o desastre que tantos disseram. Nada disso, foi um roteiro adequado, bem escrito, onde prevaleceu o bom senso e os bons valores. Assim "Game of Thrones" chegou ao seu final com a mesma qualidade que atravessou toda a série. Pena que acabou, vai deixar saudades nos fãs de boas séries de TV. / Game of Thrones 8.06 - The Iron Throne (Estados Unidos, 2019) Direção: David Benioff, D.B. Weiss / Roteiro: David Benioff, D.B. Weiss / Elenco: Peter Dinklage, Emilia Clarke, Nikolaj Coster-Waldau, Lena Headey, Kit Harington, Isaac Hempstead Wright.
Pablo Aluísio.
Esse foi o último episódio da sétima temporada, com duração extra de 80 minutos. Pois é, metragem de longa no cinema, mas se formos ver bem pouca coisa acontece. Basicamente Cersei Lannister concede uma audiência para a rainha Daenerys Targaryen e seu "diplomata" Tyrion Lannister para a formação de uma aliança contra os caminhantes mortos-vivos que estão chegando do norte. Claro que tantos personagens que se odeiam não chegam logo a um consenso. Com veneno escorrendo pelo canto da boca, cada um quer uma chance para trair o outro. De uma forma ou outra a aparição de um caminhante que é trazido dentro de uma caixa perante a rainha Cersei acaba impressionando os presentes. Praticamente um esqueleto que anda, a estranha criatura acaba convencendo a líder do clã Lannister que é chegado mesmo o momento de se fazer uma aliança militar contra o inimigo comum. E finalizando apenas dois outros momentos do episódio chamam a atenção. Em um deles ficamos sabendo que Jon Snow provavelmente não seja apenas um bastardo Stark, mas sim o verdadeiro herdeiro do trono de ferro. E na última cena, a melhor, que infelizmente dura pouco, vemos o ataque dos caminhantes contra a muralha do norte que acaba indo abaixo pelo ataque de um dos dragões que agora cercam fileiras com os mortos-vivos, abrindo assim o gancho para a próxima temporada, que vamos esperar para conferir nos próximos meses. / Game of Thrones 7.07 - The Dragon and the Wolf (Estados Unidos, 2017) Direção: Jeremy Podeswa / Roteiro: David Benioff, D.B. Weiss / Elenco: Peter Dinklage, Emilia Clarke, Kit Harington, Nikolaj Coster-Waldau, Lena Headey, Sophie Turner, Maisie Williams.
Game of Thrones 8.01 - Winterfell
Primeiro episódio da oitava temporada, a última, que tanta polêmica causou. Sim, eu sei, muita gente odiou o episódio final da série, mas ainda não cheguei lá, por isso vou comentando os episódios que vou assistindo nas próximas semanas. Esse episódio na realidade é uma grande preparação para a grande batalha que se travará. Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) está cada vez mais apaixonada por Jon Snow (Kit Harington). Mesmo com toda a tensão ela já não consegue esconder que está completamente atraída por ele, com direito a passeios em cima do dragão e tudo mais. Há uma tentativa de unir todos os clãs contra o Rei da Noite e seus mortos-vivos, mas isso esbarra nos planos da rainha Cersei Lannister (Lena Headey) que está mais preocupada em trair os que esperam por sua ajuda. Ela chega até mesmo a se entregar a um nobre inferior por causa de sua poderosa frota de navios. Algo asqueroso. Esse é um episódio bem mediano, sem maiores supresas. Em certos momentos cai no tédio, o que não é nada bom para uma série como essa. / Game of Thrones 8.01 - Winterfell (Estados Unidos, 2019) Direção: David Nutter / Roteiro: Gursimran Sandhu, Ethan J. Antonucci / Elenco: Peter Dinklage, Emilia Clarke, Kit Harington, Nikolaj Coster-Waldau, Lena Headey, .
Game of Thrones 8.05 - The Bells
No total foram oito anos de série. Quase 70 episódios. Assisti do primeiro ao último. E assim chegamos nesse penúltimo episódio. Nos anteriores vimos a destruição do Rei da Noite e seu exército de mortos. Quando tudo parecia perdido, quando todos esperavam pela morte certa, Arya Stark (Arya Stark) se torna a heroína da vez ao apunhalar o Rei da Noite. E tal como acontecia nos antigos filmes de Drácula, uma vez morto o líder toda a sua legião perece em um piscar de olhos. Passada a crise que poderia aniquilar todos os personagens, eles agora se voltam contra Cersei Lannister (Lena Headey). O objetivo é tomar Porto Real, o que não será nada fácil. Porém a rainha Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) não vê limites para sua ambição e sede de poder. Ela não apenas invade Porto Real como também promove um genocídio e uma carnificina jamais vista na série. Crianças, mulheres, idosos, ninguém é poupado. Esse episódio é uma virada de chave, pois mostra que Daenerys não passa de uma psicopata e uma mulher cruel, fria e sem compaixão. O próprio conceito de uma tirana perigosa. Tyrion Lannister (Peter Dinklage) logo percebe bem isso. Andando pelas ruas destruídas da cidade ele finalmente entende com quem está lidando. Jon Snow (Kit Harington) ainda tenta acreditar em algo bom, mas o cenário é devastador demais para se chegar em outra conclusão. / Game of Thrones 8.05 - The Bells (Estados Unidos, 2019) Direção: Miguel Sapochnik / Roteiro: David Benioff, D.B. Weiss / Elenco: Peter Dinklage, Emilia Clarke, Nikolaj Coster-Waldau, Lena Headey, Kit Harington.
Game of Thrones 8.06 - The Iron Throne
Finalmente chegamos ao fim. E o que aconteceu nesse episódio final de Game of Thrones? Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) chega ao auge de seu poder. Porto Real, completamente destruída, está aos seus pés. Um massacre foi promovido. Ela finalmente se vê diante do Trono de Ferro feito com mil espadas do inimigo. A destruição foi tão grande que nem sequer mais o salão real existe. O trono está ao céu aberto. A vitória porém tem um gosto amargo. Tyrion Lannister (Peter Dinklage) renuncia ao seu posto e é imediatamente preso. A traição maior porém vem de Jon Snow (Kit Harington). Ele abraça a rainha, fingindo beijá-la, mas na verdade a apunhala na pura traição. A mãe dos dragões morre imediatamente. É o fim de Daenerys Targaryen. O tão cobiçado trono de ferro também não sobrevive, sendo completamente derretido pelo seu dragão. É algo bem simbólico, simbolizando o fim de uma era. Com todos os clãs desorganizados a pergunta que se sucede no caos é simples: Quem será o novo Rei ou Rainha? Para surpresa de todos o escolhido é improvável, o jovem Bran Stark (Isaac Hempstead Wright). Mesmo preso em uma cadeira de rodas ele parece ser uma escolha sensata para liderar os seis reinos. Eu estava apostando mesmo em sua irmã, Sansa Stark (Sophie Turner), mas ela acaba mesmo apenas como a Rainha do Norte. Por fim a última pergunta: que fim leva Jon Snow? Pelas linhas de sucessão ele deveria ser o legítimo herdeiro do trono de ferro, mas acaba em desgraça por ser o assassino. Assim ele é enviado de volta para as muralhas congeladas da fronteira norte. Gostei desse episódio final e em minha opinião ele passou muito longe de ser o desastre que tantos disseram. Nada disso, foi um roteiro adequado, bem escrito, onde prevaleceu o bom senso e os bons valores. Assim "Game of Thrones" chegou ao seu final com a mesma qualidade que atravessou toda a série. Pena que acabou, vai deixar saudades nos fãs de boas séries de TV. / Game of Thrones 8.06 - The Iron Throne (Estados Unidos, 2019) Direção: David Benioff, D.B. Weiss / Roteiro: David Benioff, D.B. Weiss / Elenco: Peter Dinklage, Emilia Clarke, Nikolaj Coster-Waldau, Lena Headey, Kit Harington, Isaac Hempstead Wright.
Pablo Aluísio.
Trágica Fatalidade
Victor Scott (Edward G. Robinson) é um vaidoso promotor de justiça que acaba acusando um homem inocente de assassinato. Condenado à cadeira elétrica descobre-se depois que ele não havia cometido o crime. Em crise existencial pelo ocorrido Victor decide abandonar a promotoria para se tornar advogado de defesa pois em suas próprias palavras prefere deixar 100 culpados soltos do que condenar um inocente à pena capital. Na nova vida como profissional liberal ele abre um pequeno escritório de advocacia onde começa a atender clientes acusados dos mais diversos crimes. Entre eles está Frank Garland (Albert Dekker) que sob a fachada de ser um mero homem de negócios é na verdade um gangster perigoso e violento. Edward G. Robinson fez mais de 100 filmes em sua longa carreira no cinema, quase sempre interpretando gangsters. Aqui ele muda de lado e faz um homem da lei, um promotor e depois advogado, que tenta de todas as formas ter uma postura ética e isenta em sua profissão, o problema é que como descobrirá depois não há muito espaço para esse tipo de postura no meio jurídico americano.
“Trágica Fatalidade” é claramente uma crítica ao sistema judicial, onde definitivamente não há espaço para crises éticas ou existenciais. Robinson está perfeito em seu papel, um sujeito que logo se vê corrompido pelo sistema, tendo que aplicar pequenos (e grandes) golpes para sobreviver entre os tubarões. Para piorar se vê enrolado nas teias do crime organizado após abandonar seu cargo de promotor. O roteiro é muito bem escrito, joga muito bem com as artimanhas do meio jurídico e tira bastante proveito das chamadas brechas da lei. No elenco além da sempre importante presença de Edward G. Robinson temos a bela Jayne Mansfield. Sua interpretação é claramente uma imitação dos trejeitos de Marilyn Monroe em todos os aspectos (até o jeito de falar sussurrando Jayne tenta copiar). Sua personagem é secundária e sem importância durante todo o filme mas assume uma função vital no clímax que ocorre no tribunal. Enfim, para quem gosta de roteiros bem trabalhados e tensos casos judiciais “Trágica Fatalidade” certamente é uma boa opção.
Trágica Fatalidade (Illegal, EUA, 1955) Direção: Lewis Allen / Roteiro: W.R. Burnett, James R. Webb / Elenco: Edward G. Robinson, Nina Foch, Hugh Marlowe / Sinopse: Promotor decide abandonar a carreira após trabalhar em um caso onde um homem inocente é mandado para a cadeira elétrica por erro judicial. Após se tornar advogado de defesa de vários criminosos se vê envolvido numa teia de corrupção e violência sob as ordens de um violento gangster.
Pablo Aluísio.
“Trágica Fatalidade” é claramente uma crítica ao sistema judicial, onde definitivamente não há espaço para crises éticas ou existenciais. Robinson está perfeito em seu papel, um sujeito que logo se vê corrompido pelo sistema, tendo que aplicar pequenos (e grandes) golpes para sobreviver entre os tubarões. Para piorar se vê enrolado nas teias do crime organizado após abandonar seu cargo de promotor. O roteiro é muito bem escrito, joga muito bem com as artimanhas do meio jurídico e tira bastante proveito das chamadas brechas da lei. No elenco além da sempre importante presença de Edward G. Robinson temos a bela Jayne Mansfield. Sua interpretação é claramente uma imitação dos trejeitos de Marilyn Monroe em todos os aspectos (até o jeito de falar sussurrando Jayne tenta copiar). Sua personagem é secundária e sem importância durante todo o filme mas assume uma função vital no clímax que ocorre no tribunal. Enfim, para quem gosta de roteiros bem trabalhados e tensos casos judiciais “Trágica Fatalidade” certamente é uma boa opção.
Trágica Fatalidade (Illegal, EUA, 1955) Direção: Lewis Allen / Roteiro: W.R. Burnett, James R. Webb / Elenco: Edward G. Robinson, Nina Foch, Hugh Marlowe / Sinopse: Promotor decide abandonar a carreira após trabalhar em um caso onde um homem inocente é mandado para a cadeira elétrica por erro judicial. Após se tornar advogado de defesa de vários criminosos se vê envolvido numa teia de corrupção e violência sob as ordens de um violento gangster.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 16 de outubro de 2019
Projeto Gemini
Eu fui ao cinema assistir a esse filme sabendo pouco ou quase nada sobre ele. Basicamente sabia apenas que era o novo filme de ação de Will Smith. Mais nada além disso. Por isso achei que seria apenas mais um filme genérico desse estilo. Os filmes de ação aliás estão rodando em torno de si mesmos há anos, sem novidade ou criatividade nenhuma. De fato esse "Projeto Gemini" não foge muito disso, porém a despeito de suas falhas acabou me surpreendendo de forma até positiva. Claro, a questão dos clones pode ser encarado como algo saturado, cujo tema já havia se esgotado no cinema. Porém conseguiram deixar esse aspecto mais em segundo plano. Não irrita a nossa paciência e nem ofende nossa inteligência. Nesse aspecto não me senti incomodado.
O roteiro procura muitas vezes desenvolver mais os personagens interpretados por Will Smith. Há o assassino profissional veterano, que agora repensa sobre sua vida de mortes e um clone dele, trinta mais jovem, que é levado pela agência a eliminar o velho assassino justamente porque agora ele começa a ter consciência e pode se tornar um elemento perigoso. O curioso é que o tempo todo os personagens se referem à "agência", mas nunca deixam claro que se trata da CIA. Do jeito que ficou, parece ser qualquer órgão do governo, mas sem especificar. Em termos de efeitos digitais os técnicos do filme precisaram criar um "Will Smith jovem", o seu clone. Ficou bom, mas em algumas momentos também ficou um pouco esquisito. A computação gráfica ainda não atingiu cem por cento de perfeição. E há um segundo clone, esse mais direcionado a ser uma mera "máquina de matar". Ele surge apenas em uma cena, mas causa estrago. No mais há boas cenas de ação (com destaque para a perseguição de motos) e lutas bem coreografadas. O diretor Ang Lee ainda não perdeu a mão para esse tipo de filme. Não chega a ser um clássico dos filmes de ação, mas funciona como entretenimento de fim de semana.
Projeto Gemini (Gemini Man, Estados Unidos, 2019) Direção: Ang Lee / Roteiro: David Benioff, Billy Ray / Elenco: Will Smith, Clive Owen, Mary Elizabeth Winstead,Benedict Wong / Sinopse: Henry Brogan (Will Smith) é um assassino profissional que passa a ser perseguido por seu próprio clone, fruto do projeto Gemini desenvolvido pelo governo americano. A missão é de queima de arquivo, para que o velho matador não comece a prejudicar a agência de inteligência no qual trabalhou por anos a fio.
Pablo Aluísio.
O roteiro procura muitas vezes desenvolver mais os personagens interpretados por Will Smith. Há o assassino profissional veterano, que agora repensa sobre sua vida de mortes e um clone dele, trinta mais jovem, que é levado pela agência a eliminar o velho assassino justamente porque agora ele começa a ter consciência e pode se tornar um elemento perigoso. O curioso é que o tempo todo os personagens se referem à "agência", mas nunca deixam claro que se trata da CIA. Do jeito que ficou, parece ser qualquer órgão do governo, mas sem especificar. Em termos de efeitos digitais os técnicos do filme precisaram criar um "Will Smith jovem", o seu clone. Ficou bom, mas em algumas momentos também ficou um pouco esquisito. A computação gráfica ainda não atingiu cem por cento de perfeição. E há um segundo clone, esse mais direcionado a ser uma mera "máquina de matar". Ele surge apenas em uma cena, mas causa estrago. No mais há boas cenas de ação (com destaque para a perseguição de motos) e lutas bem coreografadas. O diretor Ang Lee ainda não perdeu a mão para esse tipo de filme. Não chega a ser um clássico dos filmes de ação, mas funciona como entretenimento de fim de semana.
Projeto Gemini (Gemini Man, Estados Unidos, 2019) Direção: Ang Lee / Roteiro: David Benioff, Billy Ray / Elenco: Will Smith, Clive Owen, Mary Elizabeth Winstead,Benedict Wong / Sinopse: Henry Brogan (Will Smith) é um assassino profissional que passa a ser perseguido por seu próprio clone, fruto do projeto Gemini desenvolvido pelo governo americano. A missão é de queima de arquivo, para que o velho matador não comece a prejudicar a agência de inteligência no qual trabalhou por anos a fio.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 15 de outubro de 2019
Coringa
"Coringa" é um excelente filme! Poucas vezes um personagem de quadrinhos teve um tratamento tão perfeito em termos de desenvolvimento psicológico como o que vemos aqui nessa produção. O espectador inclusive vai se pegar torcendo para um dos vilões mais conhecidos da cultura pop. E isso é fruto da forma como sua história é tecida na tela. Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) é um pobre coitado. Ele tem problemas mentais, uma mãe doente em seu pequeno apartamento e todos os dias sai em busca de sua sobrevivência. E como ela é penosa. Trabalhando como palhaço no meio da rua acaba apanhando de um grupo de jovens delinquentes. Pior do que isso, além de ser muito mal pago ainda é alvo de todos os tipos de humilhações possíveis. Tem alma de artista, mas não tem talento para ser comediante de palco, como tanto sonha. Sua única apresentação é melancólica, depressiva e vira alvo de piadas de um apresentador de TV sem caráter (em mais um ótimo desempenho de Robert De Niro).
Enquanto consegue manter sua medicação Arthur consegue manter, a duras penas, um pé na sanidade. Quando o serviço social de que participa é fechado por corte de custos, Arthur fica sem remédios e ao "Deus dará". A partir desse ponto ele deixa cada vez mais de ser o sofrido Arthur para virar o Coringa, um palhaço criminoso que mata com um riso constrangido no rosto. O filme nesse ponto se torna dramaticamente muito rico, pois ao mesmo tempo que ficamos chocados com os crimes do "Joker", também sentimos uma compaixão pela situação que ele vive. E o curioso é que o roteiro também tem um toque de luta de classes. A família Wayne é retratada como parte de uma elite corrupta, sem sentimentos, mais preocupada em manter o fosso que a separa de uma cidade cheia de pobres e almas desesperadas. Esse aspecto do argumento vai tocar fundo em muitas pessoas - principalmente naquelas que cultivam um viés político mais à esquerda. Embora ele seja uma pessoa apolítica, seu ponto de vista com uma visão negativa do mundo é a que prevalece no filme.
O elenco está excepcional. Desnecessário elogiar a atuação de Joaquin Phoenix, Ele está estupendo! Coloca inclusive o veterano Robert De Niro no bolso e ainda dá troco. A alma de Heath Ledger (que Deus o tenha em boa mãos) que me perdoe, mas ele foi superado nesse papel. Seu Coringa era excepcional, mas ainda era um coadjuvante em um filme de Batman. Aqui temos o palco inteiro para o vilão da DC Comics brilhar. E com um background de história pessoal tão rico fica mesmo complicado superar. Não é de hoje que elogio Phoenix, mas nesse filme ele não apenas superou todos os demais, ele superou a si mesmo. E isso definitivamente não é pouca coisa. Deixo meus aplausos para ele nesse trabalho memorável. Que o Oscar lhe faça justiça na próxima premiação. Torcerei por ele por uma questão de pura justiça e merecimento.
Coringa (Joker, Estados Unidos, Canadá, 2019) Direção: Todd Phillips / Roteiro: Todd Phillips, Scott Silver / Elenco: Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz / Sinopse: Arthur Fleck (Phoenix) vive um dia de cada vez. Ele mora com a mãe em um pequeno apartamento de Gotham City, uma cidade repleta de sujeira, crimes e violência. Fleck também precisa controlar sua doença mental, mas a cada dia isso vai se tornando cada vez mais complicado. A insanidade sempre parece estar batendo sua porta. E nessas ocasiões o Joker pode entrar em sua vida de uma vez por todas.
Pablo Aluísio.
Enquanto consegue manter sua medicação Arthur consegue manter, a duras penas, um pé na sanidade. Quando o serviço social de que participa é fechado por corte de custos, Arthur fica sem remédios e ao "Deus dará". A partir desse ponto ele deixa cada vez mais de ser o sofrido Arthur para virar o Coringa, um palhaço criminoso que mata com um riso constrangido no rosto. O filme nesse ponto se torna dramaticamente muito rico, pois ao mesmo tempo que ficamos chocados com os crimes do "Joker", também sentimos uma compaixão pela situação que ele vive. E o curioso é que o roteiro também tem um toque de luta de classes. A família Wayne é retratada como parte de uma elite corrupta, sem sentimentos, mais preocupada em manter o fosso que a separa de uma cidade cheia de pobres e almas desesperadas. Esse aspecto do argumento vai tocar fundo em muitas pessoas - principalmente naquelas que cultivam um viés político mais à esquerda. Embora ele seja uma pessoa apolítica, seu ponto de vista com uma visão negativa do mundo é a que prevalece no filme.
O elenco está excepcional. Desnecessário elogiar a atuação de Joaquin Phoenix, Ele está estupendo! Coloca inclusive o veterano Robert De Niro no bolso e ainda dá troco. A alma de Heath Ledger (que Deus o tenha em boa mãos) que me perdoe, mas ele foi superado nesse papel. Seu Coringa era excepcional, mas ainda era um coadjuvante em um filme de Batman. Aqui temos o palco inteiro para o vilão da DC Comics brilhar. E com um background de história pessoal tão rico fica mesmo complicado superar. Não é de hoje que elogio Phoenix, mas nesse filme ele não apenas superou todos os demais, ele superou a si mesmo. E isso definitivamente não é pouca coisa. Deixo meus aplausos para ele nesse trabalho memorável. Que o Oscar lhe faça justiça na próxima premiação. Torcerei por ele por uma questão de pura justiça e merecimento.
Coringa (Joker, Estados Unidos, Canadá, 2019) Direção: Todd Phillips / Roteiro: Todd Phillips, Scott Silver / Elenco: Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz / Sinopse: Arthur Fleck (Phoenix) vive um dia de cada vez. Ele mora com a mãe em um pequeno apartamento de Gotham City, uma cidade repleta de sujeira, crimes e violência. Fleck também precisa controlar sua doença mental, mas a cada dia isso vai se tornando cada vez mais complicado. A insanidade sempre parece estar batendo sua porta. E nessas ocasiões o Joker pode entrar em sua vida de uma vez por todas.
Pablo Aluísio.
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