terça-feira, 15 de outubro de 2019

Coringa

"Coringa" é um excelente filme! Poucas vezes um personagem de quadrinhos teve um tratamento tão perfeito em termos de desenvolvimento psicológico como o que vemos aqui nessa produção. O espectador inclusive vai se pegar torcendo para um dos vilões mais conhecidos da cultura pop. E isso é fruto da forma como sua história é tecida na tela. Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) é um pobre coitado. Ele tem problemas mentais, uma mãe doente em seu pequeno apartamento e todos os dias sai em busca de sua sobrevivência. E como ela é penosa. Trabalhando como palhaço no meio da rua acaba apanhando de um grupo de jovens delinquentes. Pior do que isso, além de ser muito mal pago ainda é alvo de todos os tipos de humilhações possíveis. Tem alma de artista, mas não tem talento para ser comediante de palco, como tanto sonha. Sua única apresentação é melancólica, depressiva e vira alvo de piadas de um apresentador de TV sem caráter (em mais um ótimo desempenho de Robert De Niro).

Enquanto consegue manter sua medicação Arthur consegue manter, a duras penas, um pé na sanidade. Quando o serviço social de que participa é fechado por corte de custos, Arthur fica sem remédios e ao "Deus dará". A partir desse ponto ele deixa cada vez mais de ser o sofrido Arthur para virar o Coringa, um palhaço criminoso que mata com um riso constrangido no rosto. O filme nesse ponto se torna dramaticamente muito rico, pois ao mesmo tempo que ficamos chocados com os crimes do "Joker", também sentimos uma compaixão pela situação que ele vive. E o curioso é que o roteiro também tem um toque de luta de classes. A família Wayne é retratada como parte de uma elite corrupta, sem sentimentos, mais preocupada em manter o fosso que a separa de uma cidade cheia de pobres e almas desesperadas. Esse aspecto do argumento vai tocar fundo em muitas pessoas - principalmente naquelas que cultivam um viés político mais à esquerda. Embora ele seja uma pessoa apolítica, seu ponto de vista com uma visão negativa do mundo é a que prevalece no filme.

O elenco está excepcional. Desnecessário elogiar a atuação de Joaquin Phoenix, Ele está estupendo! Coloca inclusive o veterano Robert De Niro no bolso e ainda dá troco. A alma de Heath Ledger (que Deus o tenha em boa mãos) que me perdoe, mas ele foi superado nesse papel. Seu Coringa era excepcional, mas ainda era um coadjuvante em um filme de Batman. Aqui temos o palco inteiro para o vilão da DC Comics brilhar. E com um background de história pessoal tão rico fica mesmo complicado superar. Não é de hoje que elogio Phoenix, mas nesse filme ele não apenas superou todos os demais, ele superou a si mesmo. E isso definitivamente não é pouca coisa. Deixo meus aplausos para ele nesse trabalho memorável. Que o Oscar lhe faça justiça na próxima premiação. Torcerei por ele por uma questão de pura justiça e merecimento.

Coringa (Joker, Estados Unidos, Canadá, 2019) Direção: Todd Phillips / Roteiro: Todd Phillips, Scott Silver / Elenco: Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz / Sinopse: Arthur Fleck (Phoenix) vive um dia de cada vez. Ele mora com a mãe em um pequeno apartamento de Gotham City, uma cidade repleta de sujeira, crimes e violência. Fleck também precisa controlar sua doença mental, mas a cada dia isso vai se tornando cada vez mais complicado. A insanidade sempre parece estar batendo sua porta. E nessas ocasiões o Joker pode entrar em sua vida de uma vez por todas.

Pablo Aluísio. 

12 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, Pablo. Muito bom e muito enriquecedor, sem dar espoiler. Eu já assisti ao filme e assino embaixo cada palavra sua. Phoenix é um mostro de ator e neste filme ele simplesmente atingiu o Olimpo em termos de interpretação.

    ResponderExcluir
  2. Atuação maravilhosa. Se não vencer o Oscar teremos mais uma injustiça na história do cinema. Muito bom você ter gostado do texto Telmo. Obrigado pelas palavras.

    ResponderExcluir
  3. Caramba Pablo, com você falando assim desse filme senti uma urgência em assisti-lo.

    ResponderExcluir
  4. É um dos melhores filmes do ano. Agora, não posso garantir que você vai adorar o filme, pois depende da opinião de cada pessoa. Acredito porém que você achará bem perturbador. Não é um filme convencional de personagens de quadrinhos.

    ResponderExcluir
  5. Pablo:

    Assisti hoje o Coringa.
    Sobre o Joaquim Phoenix, eu acho que essa é uma das maiores interpretações de todos os tempos, se não a maior, pois se trata de um solo e nisso há vantagens, mas muitos riscos também. Como você bem disse: a alma do Heath Ledger pode descansar, pois apesar dele não ter tido o mesmo tempo de tela que o Phoenix, isso pro bem e pro mal, a interpretação dele não chega nem perto do Phoenix em nenhum aspecto.
    Quanto ao filme, eu achei muito bom, com duas ressalvas:
    1 - Não gostei da mensagem perigosa de uma visão esquerdista doentia, perigosa e altamente maniqueísta contida no roteiro;
    2 - Também não gostei do jeito que trataram o pai do Batman, o Thomas Wayne, foi covarde e muito injusto com um personagem que já tem mais de 50 anos e nunca foi retratado como um canalha, muito ao contrario, sempre foi uma boa pessoa e vítima de um facínora; esse negocio da esquerda de alisar bandido vitimizando-os não é comigo. Fora isso, um filme antológico.

    ResponderExcluir
  6. Eu tive uma visão diferente Serge. O Coringa não age como um esquerdista e nem dá margem para que seus "seguidores" ajam como esquerdistas. Na realidade o Coringa é um anarquista, psicótico, insano. No fundo ele quer a destruição de tudo, do Estado, dos valores, ele quer a anarquia. O esquerdista pensa que o Estado pode tudo, tem que intervir em tudo. O Coringa quer a destruição do Estado. Ele quer o caos! E no mais concordo com você em suas demais observações. Esse filme, em meu ponto de vista, é uma obra prima do cinema contemporâneo. Uma bela obra de arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Coringa sim, mas quando eu falo de esquerdismos eu não me referi ao Coringa, que a bem da verdade age exatamente com você diz, mas sim ao tom do roteiro do filme em geral.

      Excluir
  7. E acredite Serge, esse filme vai ficar na sua cabeça por muito, muito tempo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei. E já faz tempo que eu queria ver um filme assim.

      Excluir