terça-feira, 11 de setembro de 2012

As Torres Gêmeas

Como hoje é 11 de setembro vale a pena recordar desse filme que enfocou a grande tragédia que se abateu sobre a cidade de Nova Iorque em 2001. Antes de qualquer coisa é interessante citar o fato de que mesmo após mais de uma década dos atentados nenhum grande filme foi realizado sobre o trágico acontecimento. Nenhuma produção de ponta ou obra de arte foi criada em cima do 11 de setembro. Isso é um fato. O que temos até agora são apenas filmes medianos como esse. Por que isso aconteceu? Penso que o 11 de setembro atingiu tão fundo na alma daquele país que até hoje eles não conseguiram assimilar bem tudo o que aconteceu. A impressão que fica foi que toda a nação americana realmente ficou traumatizada com o tamanho e a eficiência do ataque terrorista. Os americanos tinham aquela mentalidade de que eram inatingíveis, que suas forças de segurança jamais deixariam que algo assim acontecesse. 

Quando os aviões bateram nas torres eles ficaram sem reação imediata. Como se viu eles realmente não estavam preparados para o que efetivamente ocorreu em Nova Iorque naquela data. Foi realmente uma surpresa e um choque. Dito isso vamos ao filme propriamente dito. "As Torres Gêmeas" conta a história real dos policiais John McLoughlin (Nicolas Cage) e Will Jimeno (Michael Pena). Após o colapso de uma das torres eles ficaram soterrados sob centenas de toneladas de escombros! De fato foram um dos poucos sobreviventes do ataque terrorista. A primeira parte do filme, mostrando os acontecimentos anteriores ao atentado, tem um ritmo lento, pouco interessante. Já o segundo ato é mais interessante pois a reconstituição é extremamente bem feita em seus mínimos detalhes. O problema é que o filme mesmo melhorando levemente nunca emplaca, nunca empolga. Talvez todos nós estejamos fartos do assunto que foi massivamente explorado pela mídia desde 2001 ou talvez o roteiro não seja tão instigante, caindo na vala comum. A escolha de Oliver Stone para dirigir o filme também foi equivocada. Esse é um cineasta contestador que gosta de expor as feridas da América. Já o roteiro desse filme tem doses extras de patriotada, como não poderia deixar de ser. O texto tenta a todo custo lamber as feridas deixadas pelos ataques. Em vão. Stone certamente não foi a escolha certa, notamos nitidamente um desconforto no trabalho dele. O resultado se vê na tela pois o filme parece truncado. A verdade pura e simples é que talvez nunca tenhamos um grande clássico no cinema sobre o 11 de setembro. O povo americano é muito centrado em si mesmo e odeia ver eventos históricos como esses retratados na tela grande. Eles não querem recordar suas derrotas mas sim suas vitórias, o que é normal. A conclusão que chegamos é que as feridas do 11 de setembro ainda estão bem abertas e longe de serem cicatrizadas.  

As Torres Gêmeas (World Trade Center, Estados Unidos, 2006) Direção: Oliver Stone / Roteiro: Andrea Berloff / Elenco: Nicolas Cage, Michael Pena, Douglas J. Aguirre, Maria Bello, Maggie Gyllenhaal, Jon Bernthal, Stephen Dorff / Sinopse: "Torres Gêmeas" acompanha a história de dois policiais que se encontram no centro do grande atentado terrorista ocorrido em 11 de setembro de 2001. 

Pablo Aluísio.

Conduzindo Miss Daisy

Quando "Conduzindo Miss Daisy" venceu o Oscar de Melhor Filme muitos ficaram surpresos. O filme era considerado o azarão daquele ano e conseguiu superar todos os favoritos. Produção pequena, mas muito charmosa, "Conduzindo Miss Daisy" mostrava a relação de amizade que se prolongava por muitos anos entre a senhora branca do título e seu chofer negro. O filme é cativante e trata a questão racial com extremo cuidado e bom gosto. O fato de ter vencido o Oscar não deveria ter surpreendido tantos assim. O problema do racismo, principalmente em Estados do Sul dos EUA, jamais foi superado de verdade, ainda é uma chaga aberta naquela sociedade. O roteiro ao mostrar uma amizade verdadeira entre um negro e uma branca tocou fundo novamente no problema, levando a simpatia dos membros da Academia, sempre dispostos a premiar filmes que tenham a coragem de tocar em assuntos polêmicos e relevantes. 

Esse também é um filme de atuações, acima de tudo. O roteiro se apóia quase que inteiramente entre a relação de amizade dos personagens interpretados por Morgan Freeman e Jessica Tandy. Ambos estão muito inspirados em cena, esbanjando talento e carisma. Para Jessica Tandy em particular a produção pode ser considerada uma justiça tardia feita em homenagem à longa carreira da atriz nos palcos e telas. Embora muito respeitada no meio teatral americano Jessica Tandy jamais conseguiu se tornar uma estrela de primeira grandeza no cinema, embora fosse mais talentosa que muitas delas. De certo modo foi uma atriz injustiçada pelo cinema ao longo de sua extensa carreira artística. O Oscar que recebeu por sua interpretação de Miss Daisy foi de certa forma um pedido de desculpas da indústria de cinema americano em relação a ela, por ter sido tão subestimada por tantos anos. Morgan Freeman também foi indicado mas não conseguiu levar o Oscar para casa. Idem Dan Aykroyd, um ator de comédias, que conseguiu pela primeira e única vez uma indicação ao prêmio. "Conduzindo Miss Daisy" acabou sendo indicado a nove prêmios e venceu quatro (Filme, Atriz, Roteiro Adaptado e Maquiagem). Também venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme e Melhor Atriz (Jessica Tandy). Com tanto reconhecimento não precisa mais de recomendação. Tudo é extremamente delicado e bem escrito. Mostra acima de tudo que basta um roteiro bem desenvolvido, bem trabalhado para realizar um belo filme, aqui no caso um pequeno belo filme, quase um poema cinematográfico. Merece ser redescoberto.  

Conduzindo Miss Daisy (Driving Miss Daisy, Estados Unidos, 1989) Direção: Bruce Beresford / Roteiro: Alfred Uhry, baseado em sua própria peça teatral / Elenco: Jessica Tandy, Morgan Freeman, Dan Aykroyd, Patti LuPone, Esther Rolle / Sinopse: O filme retrata a longa amizade de uma senhora branca do sul dos EUA, Miss Daisy (Jessica Tandy), e seu chofer negro, Hoke Colburn (Morgan Freeman).  

Pablo Aluísio.

Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 1

Já bastante envelhecido e afastado do uniforme de Batman há dez anos o milionário Bruce Wayne vê sua Gotham City ser devorada por uma onda de crimes sem precedentes. Liderados por um criminoso irracional, centenas de jovens resolvem entrar para as fileiras de uma gangue auto denominada “Os Mutantes”. Espalhando terror e violência entre os habitantes da cidade o grupo acaba ameaçando a vida do comissário Gordon, nas portas de sua aposentadoria. Vendo tudo ruir ao seu redor Bruce Wayne resolve agir vestindo novamente seu personagem, Batman, para limpar as ruas da cidade pela última vez. Essa nova animação da Warner e DC Comics traz para as telas uma das estórias mais conhecidas do universo de Batman, a Graphic Novel de Frank Miller. Não é de hoje que a Warner vem investindo em produções assim, animações feitas para venda direta aos fãs de Batman. Curiosamente o resultado tem sido muito acima da média, para a alegria dos fãs do homem morcego.

A técnica segue a animação mais tradicional com pequenos trechos feitos em efeitos digitais. O Batman retratado aqui está com 55 anos de idade, melancólico e deprimido. Mesmo sentindo o peso da idade ele resolve retornar para mais um confronto contra o crime. Ao seu lado surge um novo Robin, na verdade uma garota, que sendo fã do super-herói decide segui-lo em suas aventuras. Dois vilões tradicionais do universo Batman surgem em cena, Duas Caras e Coringa, mas esse último aparece apenas em cenas pontuais. Sua participação certamente será decisiva na continuação que está prevista para ser lançada no ano que vem nos EUA. O traço foi feito em cima do que os fãs já conhecem da Graphic Novel original. Batman está pesado, soturno e velho. Sua forma física volumosa vai deixar muita gente surpreso. Seu maior inimigo é o chefe da gangue “Mutantes”, um sujeito musculoso e casca grossa que sai no braço com ele numa bem realizada sequência final, no meio da lama e do esgoto de Gotham. Outros acessórios e equipamentos de Batman surgem com algumas modificações interessantes. O Batmóvel, por exemplo, mais parece um tanque de guerra, com artilharia pesada. Há boas cenas de lutas e diálogos bem trabalhados. Embora essa adaptação seja sombria e pessimista não há como comparar com os filmes de Christopher Nolan. Como animação porém é bem eficiente. Produto bem feito que merece ser assistido pelos fãs do universo do homem morcego mesmo que ele esteja na terceira idade.

Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 1 (Batman: The Dark Knight Returns, Part 1, Estados Unidos, 2012) Direção: Jay Oliva / Roteiro: Bob Goodman baseado nos personagens criados por Bob Kane e na Graphic Novel escrita por Frank Miller / Elenco: Peter Weller, Ariel Winter, Michael McKean / Sinopse: Um envelhecido Batman volta às ruas de Gotham City pela última vez para tentar barrar a onda de criminalidade que asola a cidade. Para isso terá que enfrentar uma gangue de jovens criminosos auto denominada "Os Mutantes".

Pablo Aluísio.

Falcão, O Campeão dos Campeões

Sylvester Stallone nunca foi bobo. Se uma fórmula estava dando certo por que mudá-la? O exemplo maior é esse filme “Over The Top” (que no Brasil recebeu um título espalhafatoso e, na minha opinião, sem impacto). A fórmula em questão já havia dado muito certo na série Rocky então o próprio Stallone resolveu requentar esse prato, criando uma espécie de genérico daquele seu personagem mais famoso. Aqui temos o mesmo argumento que foi usado em Rocky: um homem comum que tenta superar seus problemas pessoais vencendo no mundo dos esportes. A única diferença é que sai o boxe de Rocky e entra as competições de queda de braço de Falcão. No núcleo familiar acompanhamos a tentativa de Lincoln Hawk (Stallone) em se aproximar de seu único filho, um garoto introspectivo que foi criado em uma escola militar. Stallone repete aqui todos os seus maneirismos em cena. Usando de seu carisma ele tenta conquistar a amizade do filho que não vê há anos. “Falcão, o Campeão dos Campeões” foi lançado no auge da popularidade de Stallone na carreira mas curiosamente não conseguiu repetir o êxito de bilheteria de seus outros filmes na época. Só para relembrar o filme foi lançado nas telas logo após “Stallone Cobra” e pouco antes de “Rambo III” mas teve desempenho apenas mediano nas bilheterias americanas. Provavelmente o público não comprou a idéia de ver o astro disputando competições de quedas de braços com outros caminhoneiros ao longo de toda a fita.

O filme foi dirigido por Menahem Golan. Ele era um dos donos da Cannon Group, produtora muito atuante no cinema de ação da década de 80. Tendo dirigido Chuck Norris no sucesso “Comando Delta”, Golan agora dava um passo ousado contratando o maior nome do cinema na época. Por um cachê milionário ele trouxe Stallone para a Cannon mas o resultado modesto de faturamento logo desfez a parceria. Pouco tempo depois a própria Cannon fecharia as portas encerrando definitivamente suas atividades. Visto hoje em dia “Falcão – O Campeão dos Campeões” se revela até um bom passatempo. Claro que os longos anos que separam de seu lançamento deixaram “Falcão” datado. De qualquer forma se o espectador deixar isso de lado pode até mesmo se divertir com as cenas de queda de braço, tudo com muito suor e caretas por parte de Stallone e elenco. Embora tenha rendido uma bilheteria de respeito no Brasil o filme anda esquecido. No saldo final não deixa de ser uma boa opção para se conhecer a fórmula Stallone de fazer cinema na década de 80. Um pipocão que apesar dos anos ainda pode funcionar caso você não seja demasiadamente exigente.

Falcão – O Campeão dos Campeões (Over The Top, Estados Unidos, 1987) Direção: Menahem Golan / Roteiro: Sylvester Stallone, Gary Conway, David Engelbach, Stirling Silliphant / Elenco: Sylvester Stallone, Robert Loggia, Susan Blakely, Rick Zumwalt / Sinopse: Lincoln Hawk (Sylvester Stallone) é um caminhoneiro que participa de competições de quedas de braço. Agora terá que lidar com seu filho que não vê há muito tempo.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Cocoon

Alguns filmes vencem pela simpatia e boas intenções. Esse foi o caso dessa simpática produção, "Cocoon". Sucesso de bilheteria o filme inovava dentro do gênero ficção científica ao colocar em cena um grupo de velhinhos em um asilo que recuperava a energia de sua juventude ao mergulhar em uma piscina onde extraterrestres guardavam grandes casulos, os tais que dão origem ao título do filme. "Cocoon" de certa forma era inspirado na imagem positiva dos ETs que o público havia visto no grande sucesso de Steven Spielberg, "ET - O Extraterrestre". Como se sabe os seres de outros planetas quase sempre eram retratados como agentes do mal, invasores e dominadores em relação ao nosso planeta. Essa visão era extremamente popular na década de 50 com poucas exceções (como "O Dia em Que a Terra Parou"). No geral prevalecia o retrato malvado dos seres espaciais como em "Guerra dos Mundos". 

Depois de ET de Spielberg a coisa mudou de foco. Se eram seres tão avançados a ponto de virem até nosso planeta não fazia o menor sentido serem guerreiros ou destruidores, pelo contrário o nível que tinham atingindo só poderia ser fruto de uma civilização avançada e bondosa. Assim são os extraterrestres de "Cocoon". Seres que não se importam em ajudar os idosos que se tornam seus amigos. E por falar em velhinhos simpáticos "Cocoon" trazia para as telas um excelente grupo de atores veteranos (alguns em seu último trabalho nas telas). Os destaques são Don Ameche (sempre ótimo, com um feeling de humor raro) e Jessica Tandy (uma veterana dos palcos e dos filmes, a primeira atriz a contracenar com Marlon Brando em "Uma Rua Chamada Pecado" no teatro). Completando o elenco dois atores que fizeram muito sucesso na década de 80: Steve Guttenberg (da franquia de humor de grande sucesso "Loucademia de Polícia") e Brian Dennehy (dos sucessos "Rambo" e "Silverado"). Na direção o subestimado diretor Ron Howard, amado por uns e odiado por outros que o consideram superficial em excesso. Aqui pelo menos em "Cocoon" ele encontrou o tom certo, uma fábula muito graciosa sobre amizade, dignidade na terceira idade e beleza interior. Teve uma continuação dispensável alguns anos depois por causa do sucesso de bilheteria desse. Bons tempos em que os efeitos existiam para dar suporte a um bom roteiro e argumento. Se você gosta de um bom filme de ficção não pode deixar de assistir "Cocoon".  

Cocoon (Cocoon. Estados Unidos, 1985) Direção: Ron Howard / Roteiro: Tom Benedek baseado na estória de David Saperstein / Elenco: Don Ameche, Jessica Tandy, Steve Guttenberg, Brian Dennehy, Wilford Brimley, Hume Cronyn, Maureen Stapleton / Sinopse: Um grupo de velhinhos em um asilo recupera a energia e a alegria de sua juventude ao mergulhar em uma piscina onde extraterrestres guardam grandes casulos, os tais que dão origem ao título do filme.  

Pablo Aluísio.

Conspiração Xangai

Um agente da inteligência americana investiga a morte de um amigo em Xangai, na China, durante a invasão japonesa ao país. "Conspiração Xangai" é um filme irregular. A trama segue com problemas de ritmo e roteiro. De fato se percebe facilmente que o texto de autoria de Hossein Amini não é muito bom pois não consegue apresentar os personagens de forma satisfatória pois tudo é jogado na tela sem maiores explicações. Desse modo o espectador demora um pouco para entender bem quem é quem e quais são os objetivos deles dentro da estória. Além do roteiro desencontrado a direção de Mikael Håfström não é nada brilhante pois não sabe muito bem criar o clima adequado para filmes de espionagem. Aos poucos porém as coisas vão melhorando, vamos nos situando melhor na trama e o filme fica melhor. O problema é que muitos espectadores não terão paciência para chegar até lá e simplesmente abandonarão o filme pela metade. 

"Conspiração Xangai" se inspira em muitas fontes mas principalmente nos antigos filmes de espiões. Até a cena de cassino com o ator John Cusack vestindo um elegante terno branco (igual ao de Sean Connery na franquia 007) se encontra no filme. Felizmente as semelhanças param por aí, pois o roteiro segue a linha mais realista, sem os exageros pirotécnicos de Bond. Na minha concepção o desfecho do filme não é muito interessante uma vez que ficamos com a sensação de que tudo o que aconteceu durante todo o filme não tem a menor importância pois a guerra acontece do mesmo jeito e o Japão finalmente invade a cidade (coisa que era óbvia desde as primeiras cenas). Assim se fica com a sensação de perda de tempo. Enfim, poderia ser bem melhor, melhor dirigido e principalmente melhor roteirizado. Filmes de espionagem precisam do clima e suspense adequados e isso não é uma mera opção, é uma obrigação. Infelizmente "Conspiração Xangai" não é muito bom nesse aspecto.  

Conspiração Xangai (Shanghai, Estados Unidos, China, 2010) Direção: Mikael Håfström / Roteiro: Hossein Amini / Elenco: John Cusack, Li Gong, Yun-Fat Chow, David Morse, Ken Watanabe, Franka Potente, Jeffrey Dean Morgan, Hugh Bonneville, Yuan On, Hon Ping Tang, Benedict Wong / Sinopse: Um agente da inteligência americana investiga a morte de um amigo em Xangai, na China, durante a invasão japonesa ao país. 

Pablo Aluísio.

domingo, 9 de setembro de 2012

Meu Malvado Favorito

Outra animação para falarmos nesse domingão: Meu Malvado Favorito. Essa realmente é uma das melhores de 2010. Gostei de praticamente tudo, do bom roteiro, do design muito bem feito dos personagens, do estilo leve e divertido. Acredito que "Meu Malvado Favorito" seja indicado para crianças mais jovens - entre 8 e 10 anos - já que todos os personagens seguem a linha "fofinha". Seu grande sucesso de bilheteria (ficou entre os dez maiores campeões de bilheteria de 2010) parece confirmar que os produtores e os diretores acertaram em cheio ao mirar no gosto do público. Com tanto dinheiro em caixa agora resta apenas esperar pela continuação, já que essa é certa. Aliás é bom chamar a atenção para o fato de que o sucesso de tantas animações no cinema tem aberto as portas para muitos novos talentos na área. 

Pierre Coffin, um dos diretores desse filme por exemplo, é praticamente um novato, não tendo nada de muito significativa em seu curriculum. Idem para o outro diretor da animação, Chris Renaud, que apenas participou de "A Era do Gelo 2" mas não como diretor e sim apenas como animador. Com o sucesso absoluto de "Meu Malvado Favorito" certamente os dois entrarão no primeiro time da animação. Assim novos talentos são revelados. Essa parece ser a melhor coisa mesmo do êxito do filme. Enfim, recomendo, o filme me deixou bastante satisfeito. Vale a pena assistir.  

Meu Malvado Favorito (Despicable Me, Estados Undos, França, 2010) Direção: Pierre Coffin, Chris Renaud, Sergio Pablos / Elenco: Vozes de Steve Carell e Jason Segel / Roteiro: Ken Daurio, Cinco Paul / Gru (Steve Carell) sente orgulho de ser o "maior vilão do mundo". O problema é que surge um novato para atrapalhar seu posto, Vetor (Jason Segel). Para piorar tudo três meninas órfãs vão morar com ele, o que irá causar vários problemas na execução de seus planos de maldades. 

Pablo Aluísio.

Megamente

Megamente (Will Ferrell) é um vilão que deseja conquistar a cidade de Metro City. Para isso precisará enfrentar Metro Man (Brad Pitt), o super-herói da cidade. Como hoje é domingo vamos falar um pouco sobre animação aqui no blog. A começar por esse "Megamente". Duas coisas me chamaram a atenção: a repetição do argumento que já tinha sido usado em "Meu Malvado Favorito" e a sátira em cima da mitologia do Superman. Realmente "Megamente" não traz nada de muito novo. Esse argumento do vilão bonzinho já tinha sido usado no sucesso "Meu Malvado Favorito" e lá pelo menos com mais talento. Os personagens são visualmente bem bolados, cheios de referências à cultura pop mas apesar disso tudo ficou com o gostinho de "Deja Vu" no ar. Até mesmo a trilha sonora é mais do mesmo, usando de várias canções já conhecidas para momentos chaves na animação (entre as músicas temos "A Little Less Conversation" de Elvis Presley e "Bad" de Michael Jackson).

Já a sátira em cima da mitologia do Superman é bem mais óbvia. Megamente nada mais é do que uma paródia de Lex Luthor e Megaman nada mais é do que uma visão cartunesca e bem humorada do próprio Superman. Esse inclusive forja sua própria morte (numa bem humorada referência pop ao mito de que Elvis teria forjado sua morte para fugir da fama e assédio). No final das contas Megamente é bem feito na questão técnica mas peca pela repetição em seu argumento. Está na hora da Dreamworks ser mais original, evitando inclusive de imitar suas próprias animações anteriores.

Megamente (Megamind, Estados Unidos, 2010) Direção: Tom McGrath / Roteiro: Alan J. Schoolcraft, Brent Simons / Elenco: vozes de Brad Pitt, Will Ferrell, Tina Fey, Jonah Hill / Sinopse: Megamente (Will Ferrell) é um vilão que deseja conquistar a cidade de Metro City. Para isso precisará enfrentar Metro Man (Brad Pitt), o super-herói da cidade.

Pablo Aluísio.

sábado, 8 de setembro de 2012

A Ponte de San Luis Rey

Durante a inquisição espanhola no Peru o jovem frei Juniper (Gabriel Byrne) resolve contar em livro a história de cinco pessoas da comunidade que morreram em um acidente na ponte de San Luis Rey. O livro acaba desagradando a Igreja Católica que acaba o acusando de heresia. "A Ponte de San Luis Rey" é um bom exemplo de que nem sempre um grande elenco e um argumento interessante garantem um bom filme. O que mais me chamou atenção aqui é realmente o elenco espetacular em cena. Todos grandes atores, passando por Robert De Niro, F. Murray Abraham, Harvey Keitel e Kathy Bates. Todos são profissionais consagrados. O argumento também é chamativo: a atuação da inquisição espanhola na colônia do Peru durante o século XVII. Tudo levaria a crer que com todos esses ingredientes teríamos certamente um belo filme pela frente. Infelizmente não é isso o que acontece. 

A obra não se desenvolve, não progride. Tem sérios problemas de edição e ritmo (em certos momentos a trama parece correr rápida demais, para em outros tudo fluir lentamente, chegando a estagnar). A direção é muito fraca, até mesmo os atores parecem perdidos. Um exemplo é a caracterização do vice rei da Espanha feita pelo grande ator F. Murray Abraham. Ele não consegue achar um tom certo, em algumas cenas o personagem parece um bufão, em outras ele soa dramático e finalmente tenta se tornar charmoso. Isso cansa, principalmente ao espectador. A edição do filme, como eu já citei, é desastrosa. Alguns cortes de cena não tem motivo de ser, as coisas vão acontecendo ao acaso, sem estrutura. Por isso o filme sofre muito com essas rupturas de desenvolvimento. Robert De Niro também está muito irregular. Na maioria das cenas ele parece no piloto automático para só então dar pequenos espasmos de seu talento (como na cena final). Mas tudo muito breve, sem empolgação. Enfim, uma boa idéia e um ótimo elenco totalmente desperdiçados. Um filme que cai no abismo da banalidade (e nem precisou atravessar aquela ponte digna de Indiana Jones para isso).

A Ponte de San Luis Rey (The Bridge of San Luis Rey, Estados Unidos, 2004) Direção: Mary McGuckian / Roteiro: Mary McGuckian baseado na novela de Thornton Wilder / Elenco: Robert De Niro, Kathy Bates, Harvey Keitel, F. Murray Abraham, Gabriel Byrne /Sinopse: Durante a inquisição espanhola no Peru o jovem frei Juniper (Gabriel Byrne) resolve contar em livro a história de cinco pessoas da comunidade que morreram em um acidente na ponte de San Luis Rey. O livro acaba desagradando a Igreja Católica que acaba o acusando de heresia.

Pablo Aluísio.

O Esconderijo

Jovem casal decide comprar uma linda casa mas desconhece sua história. Ex propriedade de um grande narcotraficante a residência esconde sob suas paredes um enorme carregamento de heroína. Para recuperar o que eles chamam de "pacote" dois assassinos são enviados pelo cartel, sendo um deles um grandalhão de poucas palavras e muitos músculos interpretado pelo ator Dolph Lundgren. "Stash House" não é como alguns podem crer um filme de ação pura e simples com muito sangue e tiros. O surpreendente é que essa produção modesta tem um roteiro esperto que joga muito mais com a situação de "gato e rato" entre o casal e os assassinos do que qualquer outra coisa. O fato é que o casal fica preso dentro da residência sem condições de chamar a polícia pois os enviados do narcotráfico ficam do lado de fora tentando entrar de todas as formas (como pertenceu a um narcotraficante o lugar é super seguro com sistema de segurança de última geração). A partir daí vamos acompanhando as tentativas do jovem casal em conseguir algum tipo de ajuda enquanto os dois grandalhões armam maneiras de liquidá-los.

Dolph Lundgren está tendo mais uma sobrevida em sua carreira após o sucesso da franquia "Mercenários". O mais curioso é que com 52 filmes no currículo o ator nunca desistiu de continuar a fazer cinema, trabalhando sempre, mesmo que em produções bem modestas e simples. Essa persistência lhe valeu uma grande popularidade no leste europeu e esse fã clube do ator tem mantido sua carreira viva. Só para se ter uma ideia da produtividade de Lundgren basta citar o fato que ele está diretamente envolvido com nada mais, nada menos do que nove novos filmes após esse Stash House (que é desse ano, 2012). Ou seja, o grandalhão realmente é um operário padrão, sempre trabalhando, sempre atuando. Embora tenha feito muito filme fraco ao longo de toda sua carreira esse "Stash House" é dos melhores dentro de sua filmografia. O foco nem é tanto dirigido para a ação mas sim para o suspense e tensão decorrentes da situação central do roteiro. No final das contas é um thriller que consegue prender a atenção do espectador embora seja modesto e simples em suas pretensões. Para os fãs do ator sueco por outro lado a produção é obrigatória.

O Esconderijo (Stash House, Estados Unidos, 2012) Direção: Eduardo Rodriguez / Roteiro: Gary Spinelli / Elenco: Dolph Lundgren, Briana Evigan, Sean Faris / Sinopse: Jovem casal decide comprar uma linda casa mas desconhece sua história. Ex-propriedade de um grande narcotraficante a residência esconde sob suas paredes um enorme carregamento de heroína. Para recuperar o que eles chamam de "pacote" dois assassinos são enviados pelo cartel. Presos na residência que mais parece um bunker o casal tentará chamar por socorro de alguma forma.

Pablo Aluísio.