sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Shame

Uma vez que o casamento se tornou uma instituição fora de moda e cafona as pessoas nos dias atuais procuram alternativas para suprir suas necessidades emocionais e sexuais. "Shame" lida justamente com isso. No filme acompanhamos a rotina de Brandon Sullivan (Michael Fassbender), um nova-iorquino bem situado, com bom emprego e um apartamento bem localizado. Sua vida sexual e emocional se resume a breves encontros com garotas para sexo casual que conhece pela cidade. Seu cotidiano porém muda com a chegada de sua irmã Sissy (Carey Mulligan). Ela é bonita, atraente e assim como Brandon também adota um estilo de vida liberal. "Shame" na realidade é uma pequena crônica sobre a vida sexual do homem moderno. O personagem principal é um solteiro em Nova Iorque, com toda a liberdade moral e sexual a que tem direito. Assim não se furta em aproveitar todas as oportunidades que a grande cidade tem a lhe oferecer. O problema é que diante de tal grau de permissividade sua procura pelo sexo oposto logo acaba se tornando um ciclo vicioso sem limites. A realidade de Brandon em pouco tempo foge de seu controle e ele se torna um viciado em sexo anônimo e pornografia. É a velha metáfora de que a liberdade desacompanhada de responsabilidade e comprometimento pode facilmente se tornar lesiva.

O elenco de Shame é bom e o destaque vai para Carey Mulligan. Além de ser uma gracinha ela é talentosa e carismática. A atriz tem aparecido em diversas produções que se destacaram nos últimos anos como "Educação", "Drive" e "Não me Abandone Jamais". Sua personagem é muito interessante dentro da trama de "Shame" uma vez que logo cria uma desconfortável tensão sexual com seu próprio irmão dentro do apartamento onde vivem. Já Michael Fassbender está apenas correto. O diretor negro Steve McQueen (homônimo do famoso ator) escolheu uma produção naturalista, com uso de longos planos sequência. Sua opção em explorar o nu frontal dos atores pode vir a desagradar algumas pessoas mas particularmente achei uma decisão acertada uma vez que o filme tem como tema a sexualidade de seus personagens e como tal não poderia adotar atitudes de falso moralismo com eles. Aliás sua posição de não levantar qualquer bandeira moralista é um de seus pontos mais positivos. Em suma "Shame" tenta entender a vida sexual das pessoas que vivem dentro de uma sociedade tecnológica e liberal. Só o fato de levantar esse tema para debates já o torna extremamente válido.

Shame (Shame, Estados Unidos, 2011) Direção de Steve McQueen / Roteiro de Steve McQueen e Abi Morgan / Elenco: Michael Fassbender, Carey Mulligan e James Badge Dale / Sinopse: O filme mostra os anseios e problemas de ordem emocional e sexual de dois irmãos na Nova Iorque dos dias atuais.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Os Descendentes

Sinceramente achei um filme de mediano para fraco, totalmente morninho. O filme em si se resume a duas situações: A esposa de George Clooney no filme está em coma irreversível e segundo seu próprio desejo deixado em uma declaração antes de estar nesse estado quer que seus aparelhos sejam desligados definitivamente. O segundo ponto é a venda de um imenso terreno no Havaí herdado por antepassados da grande família de Clooney (primos, primas, tios, tias e parentada em geral). No final as duas sub tramas irão se encontrar no clímax do filme. Como foi rodado nas ilhas havaianas há muitas tomadas belas das paisagens locais, trilha sonora cheia de músicas das ilhas e aquele ritmo cadenciado, sem muita pressa que acaba ficando chato.

O filme cai no marasmo várias vezes. Não consegui me interessar muito sobre a situação do personagem de Clooney. Esse aliás parece só funcionar em papéis mais relax, do tipo "quarentão garotão". Quando migra para personagens que exigem mais ele geralmente derrapa. É o que acontece aqui em minha opinião. Achei ele apático, meio disperso, como se não estivesse muito aí sobre tudo o que está acontecendo. Enfim, "Os Descendentes" é realmente um filme bem banal, com cara de telefilme sobre doença. Nada muito marcante e facilmente esquecível. Não merece as indicações que recentemente recebeu ao Oscar.

Os Descendentes (The Descendants, Estados Unidos, 2011) Direção: Alexander Payne / Roteiro: Alexander Payne e Nat Faxon / Elenco: George Clooney, Matthew Lillard, Judy Greer e Shailene Woodley / Sinopse: O filme conta a história de um rico proprietário de terras do Havaí que precisa reestabelecer sua ligação com as duas filhas depois que a sua esposa sofre um acidente de barco.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

The Beatles - Nova música dos Beatles?

Nova música dos Beatles?
O Paul McCartney soltou essa informação em uma recente entrevista na BBC. Haveria sim uma música inédita dos Beatles a ser lançada no mercado. Mas afinal que música seria essa? Acredita-se que seja a velha conhecida "Now and Then". Se for mesmo não tem novidade nenhuma nessa questão. 

Pior do que isso, essa canção já havia sido descartada por George Harrison no projeto Anthology. Seria a música trabalhada pelos 3 Beatles sobreviventes a ser lançado no "Anthology 3" nos mesmos moldes de "Free as a Bird" e "Real Love". Só que na época George Harrison achou a música fraca demais e disse que não iria trabalhar nela. Paul ficou desapontado e o CD saiu sem nenhuma novidade. 

Ao meu ver "Now and Then" é uma demo amadora muito mal acabada por John Lennon. Não haveria sentido em lança-la agora. John estava testando músicas para o álbum "Milk and Honey" e essa era uma das músicas que ele tentava finalizar. A questão é que se trata de um esboço, um borrão. Acredito que nem John Lennon estaria disposto a lança-la no mercado do jeito que estava. Era algo muito cru e primitivo. 

No caso acredito que Paul McCartney está pensando somente no lado financeiro da questão. Lançada como "A nova música dos Beatles" certamente iria vender muito e colocar os Beatles na mídia, como aliás já fez nesses últimos dias, sendo anunciada até mesmo no Jornal Nacional. Mas a despeito de tudo isso é bom ficar com as barbas de molho. Não tem muita novidade se formos pensar bem. 

Pablo Aluísio. 

Cinema 2024 - Abril de 2024


Cinema 2024 - Abril de 2024

Filmes em Cartaz - Abril de 2024:
Guerra Civil
Ghostbusters: Apocalipse de Gelo
Godzilla e Kong: O Novo Império
Planeta dos Macacos: O Reinado
Kung Fu Panda 4
Abigail
Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2
A Primeira Profecia
Duna: Parte 2

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A Morte de Donald Sutherland

A Morte de Donald Sutherland
Morreu o ator Donald Sutherland. Mais um talento que se vai. Eu sempre gostei do trabalho dele, sempre achei muito digno, mesmo quando fazia filmes ruins e de baixo orçamento, algo que não estava à altura de seu status. Mas é a tal coisa, as pessoas esquecem que ser ator é como uma profissão qualquer. Algumas vezes há bom material para se trabalhar, outras vezes não! São coisas da vida. E a única certeza da vida é a morte, infelizmente. 

Pois bem, no começo eu sempre o associei à sua imagem um tanto esquisitona. Era um tipo alto, magro, com um rosto fora dos padrões. Tinha até mesmo cara de gaiato. Talvez por isso o Diretor Robert Altman o tenha escalado para atuar em MASH. Depois do sucesso de crítica desse filme bem alternativo a carreira dele aconteceu em Hollywood. 

Mas engana-se quem pensa que aconteceu com ele virando um astro. Talvez por causa de sua aparência fora mesmo dos padrões de beleza de Hollywood, nessa indústria que preza sempre justamente nisso em um profissional, ele nunca se tornou um grande astro. Pelo contrário, virou um coadjuvante de luxo, algumas vezes estrelando um filme B aqui e acolá. E assim fez sua vida, com toda dignidade, não raro roubando os filmes em que aparecia no segundo plano.

Depois da idade madura ele passou a interpretar vilões mais velhos, sim, velhos, mas com ar de respeitabilidade, embora ele nunca perdesse aquele jeitão de esquisito dele. Personagens como o velho malucão perverso era com ele mesmo. O Donald Sutherland foi bem isso. Quem o via em qualquer fime, fosse bons ou ruim, jamais o esquecia. E durante muitos anos ele foi aquele tipo de ator em que as pessoas perguntavam: como era o nome dele mesmo? Não faz diferença, ele sempre será lembrado por seu talento, que é o que conta no final de tudo. 

Pablo Aluísio. 

domingo, 10 de janeiro de 2010

Filmes na TV aberta

 

Filmes na TV aberta - Edição I
Os melhores filmes são da Globo, como era de se esperar. No domingo três bons filmes serão exibidos. Na madrugada de Sábado para domingo a Globo exibe "Náufrago" com Tom Hanks. Já é um clássico moderno, não tem jeito. Na Temperatura Máxima, na tarde, vem a ficção "O Destino De Júpiter", uma surpresa pois não tem cara de filme para o povão no domingão. Por fim, para finalizar um bom domingo, será exibido "Tróia" com o Brad Pitt lutando na Grácia Antiga. Eficiente épico de ação. 

No resto da semana nada de muito especial. Na Sessão da Tarde vai ter na terça a simpática comédia com Sandra Bullock, o filme "Miss Simpatia" sobre tiras e concursos de misses, não necessariamente nessa ordem. E depois disso só haverá um bom filme para assistir na madrugada do próximo sábado, a comédia romântica "Letra e Música" cpm o Hugh Grant. E é só isso aí. 

Pablo Aluísio. 

sábado, 9 de janeiro de 2010

Tiros na Broadway

Título no Brasil: Tiros na Broadway
Título Original: Bullets Over Broadway
Ano de Produção: 1994
País: Estados Unidos
Estúdio: Miramax Films
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen, Douglas McGrath
Elenco: John Cusack, Dianne Wiest, Jack Warden, Chazz Palminteri, Joe Viterelli, Jennifer Tilly, Rob Reiner, Mary-Louise Parker.

Sinopse:
Nova Iorque, década de 1920. O dramaturgo e escritor David Shayne (John Cusack) é um idealista que não aceita vender a dignidade de sua arte. Sem trabalho e passando por dificuldades acaba porém aceitando o financiamento de um gângster valentão para a produção de uma de suas peças. Para isso há uma condição que o escritor terá que aceitar, a escalação da namorada pouco talentosa do chefe criminoso, Olive (Jennifer Tilly), que terá que ganhar um destaque dentro da encenação.

Comentários:
Arranjar um lugar numa peça para alguém sem qualquer talento. Como se isso não fosse um problema e tanto Shayne ainda tem que lidar com o complicado temperamento de sua estrela principal, Helen Sinclair (Dianne Wiest). No meio de tanta confusão todos são surpreendidos ainda pelo improvável talento para a dramaturgia do grandalhão capanga do chefe mafioso, o truculento Cheech (Chazz Palminteri). Um filme muito querido do diretor por seus fãs. Por essa época Woody Allen pareceu ter flertado com o cinemão americano mais comercial. Seus roteiros mais intelectuais, intimistas, interiores, que discutiam questões existenciais foram deixados de lado para dar mais espaço ao humor, aos figurinos luxuosos e à uma produção bem mais trabalhada. Mesmo assim o diretor conseguiu fazer tudo isso sem deixar de lado sua inteligência, além da fina ironia que sempre o caracterizou. Um Allen excelente!.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Livros Escritos por Pablo Aluísio

Nesse ano de 2024 andei publicando livros... quem diria... Achei uma empresa - aplicativo que publica o livro que você quiser a custo zero. Não deixou de ser uma experiência inovadora em minha vida. Eu que sempre escrevi na net até agora já publiquei vários livros! Abaixo um resumo sobre cada um deles...

Contos da Alma Sombria 
Esse foi meu primeiro livro. Apenas peguei duas histórias góticas que havia escrito para o público, as melhorei um pouquinho e lancei nessa coletânea de contos de 120 páginas. Fiz revisão, mas me escapou uns 3 errinhos. Acho que nem vou consertar. Faz parte desse livro os contos "Lobo da Escócia" e "O Vampiro de Versalhes". Minha opinião é que ficaram bem interessantes. 

Contos das Sombras Eternas
Nesse livro eu reuni diversos contos avulsos que havia escrito há muitos anos. Patrulha Policial, Assassina das Estradas, Fantasmas da Velha Mansão, entre outros, fazem parte desse livro. Gostei bastante de escrever na época esses contos e não havia cogitado e nem planejado de reunir todos eles em um livro, mas eis que aconteceu. Penso que ficou muito bom! É um bom exemplo de meu lado puramente contista! 

Marlon Brando 
Minha primeira publicação com o tema cinema que dizem não vender livros nenhum no Brasil. Pode ser. Aqui minha ideia inicial era escrever um livro sobre Cinema Clássico, mas no meio do caminho decidi escrever apenas sobre Brando. Apenas juntei todos os textos que tinha no blog e os uni nesse livro. Acabou virando uma edição com 170 páginas!

Faroeste Selvagem 
Meu terceiro livro é na verdade um Bolsilivro de 70 páginas que fiz para homenagear os livrinhos que havia lido na minha juventude. Juntei dois pequenos contos aqui do blog chamados Um Winchester para Ringo e Ringo e a Montanha Dourada. Um Livrinho pequeno com preço promocional. Um exercício de nostalgia da minha parte! Esse livro encontra-se esgotado atualmente. 

Marilyn Monroe
O melhor livro que escrevi até o momento. Apenas reuni uma série de textos, crônicas e materiais diversos que escrevi ao longo dos anos sobre a adorável Marilyn e publiquei. Penso que ficou realmente muito bom. Com papel creme é um daqueles livros que realmente dão prazer em ler. Além disso é o único que conheço que comenta detalhadamente (inclusive com fichas técnicas) sobre todos os filmes da carreira de Marilyn Monroe. Um bom livro de Cinema Clássico para os cinéfilos possuírem em sua biblioteca particular. 

Elvis Presley
Estamos lançando nessa semana o primeiro livro sobre Elvis Presley. Esse volume 1 traz muitas informações sobre os primeiros discos e filmes da carreira de Elvis. Será uma coleção de livros sobre Elvis daqui em diante. Nossos planos é de lançar um novo volume a cada seis meses, para no final termos uma coleção completa de textos sobre o cantor. Um material realmente muito bom. Abaixo segue a sinopse do livro e os endereços para adquirir seu exemplar. Nesse primeiro volume escrito por Pablo Aluísio, o leitor é apresentado aos primeiros discos e filmes da carreira de Elvis Presley. Um resgate com muitas informações, fruto de uma pesquisa que durou anos por parte de seu autor. Essa é a história do jovem artista que revolucionou o mundo da música desde os seus primeiros anos de fama, sucesso e impacto cultural. 

Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Brad Pitt: As Lembranças que São Para Sempre!

Brad Pitt: As Lembranças que São Para Sempre!
Eu sou um velho cinéfilo. Estou com mais de 50 anos de idade e acompanho cinema desde a minha infância! Então são milhares de filmes que passaram pelos meus olhos por todos esses meus anos! Em relação ao Brad Pitt posso dizer que acompanhei toda a sua carreira, vi todos os seus filmes, fossem no cinema ou em vídeos VHS. Quando Pitt lançava um novo filme, não se engane, eu estava lá para conferir se era bom ou não! 

Acredite no que lhe digo: Pitt foi o último dos grandes astros de Hollywood. Esse ator fez mesmo muito sucesso! Seu rosto, nos bons e velhos tempos, estava em todas as capas de revistas, fossem eles sobre cinema ou sobre qualquer outro assunto. Ele era um megastar da velha Hollywood que por acaso surgiu nos anos 90. Nas escolas as garotas tinham cadernos com ele na capa! Todos ficavam falando do Brad Pitt, sobre quem ele estava namorando ou não, etc. Sua fama foi uma febre entre os jovens! 

Uma das lembranças mais carinhosas que tenho de seus filmes aconteceu quando foi lançado no Brasil o filme "Nada é Para Sempre". Esse filme foi muito elogiado no Brasil. As comparações com Robert Redford foram óbvias, mas sempre achei esse tipo de comparação como algo meio bobo, que inclusive deveria ser evitado. Afinal Pitt tinha brilho próprio, vamos ser bem claros!

Então esse filme foi lançado em nosso país com grande prestígio, sendo exibido em cinemas mais elegantes, luxuosos. Era um filme realmente Classe A, tinha muito bom gosto envolvido. E foi em um desses velhos cinemas bonitos que assisti a esse filme! A sensação foi maravilhosa, porque verdade seja dita, "Nada é Para Sempre" é uma dessas produções com o glamour da velha Hollywood. Uma maravilha, com linda direção de fotografia! E o Pitt, nem preciso dizer, estava no auge de sua juventude e beleza. As mocinhas da sala suspiravam sempre que ele aparecia, pescando nos rios mais bonitos que já vi numa tela de cinema!

É interessante que essa Sessão de Cinema tenha ficado em minha mente, mesmo após tantos anos! Eu assisti a centenas de filmes (talvez milhares) em cinemas ao longo de minha vida, mas algumas sessões jamais esqueci, exatamente pelos ótimos filmes que eram! 

Pois é, apesar do filme se chamar "Nada é Para Sempre", pelo menos nesse caso a memória dessa noite ficou mesmo para sempre em minhas memórias... É a magia do cinema em nossas vidas! 

Pablo Aluísio. 

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Vestígios do Dia

Terminei de rever "Vestígios Do Dia". Fazia tempo que tinha visto pela última vez então foi um prazer renovado. Nem é preciso dizer que mesmo após todos esses anos o filme não perdeu nem uma cota de seu charme, de sua delicadeza e de sua elegância. Na minha opinião ainda continua sendo uma grande obra prima do cinema. Muita gente não consegue até hoje captar a essência desse roteiro, o que é uma pena, pois a mensagem é tão sutil e delicada que passa despercebida a muitos. Não chegam a entender que "Vestígios do Dia" tem um dos enredos mais românticos já filmados. O mais interessante de tudo é que o filme consegue fazer isso sem nenhum tipo de afeto físico entre os protagonistas. Tudo é apenas sugerido, insinuado. Não há um beijo sequer entre eles, por exemplo. Isso porém acaba não tendo importância pois a emoção e o sentimento são tão presentes que esse tipo de coisa acaba sendo um mero detalhe.

A atração entre o mordomo (Hopkins) e sua governanta (Emma Thompson) é latente mas não assumida abertamente por causa das convenções sociais a que ambos estão submetidos. Além disso Hopkins brilha como uma pessoa que simplesmente não consegue expressar suas emoções. Criado para ser um mordomo a vida inteira e possuir uma educação exemplar ele acaba perdendo a capacidade de se revelar a quem quer que seja, mesmo para a mulher que sente atração e nutre sentimentos românticos. Assim é erguido um muro invisível que não deixa que ambos se declarem um ao outro. Tudo isso é de uma sutileza fenomenal. Apenas um cineasta com a sensibilidade de James Ivory conseguiria transportar isso para a tela no tom certo.

Desnecessário dizer que o resultado é excelente. O roteiro é um primor, a direção e a reconstituição de época são soberbas mas o melhor vem da interpretação dos atores. Esse filme traz a melhor atuação da carreira de Anthony Hopkins, embora isso possa causar surpresa em muitos é a mais pura verdade. Ele faz um mordomo de um Lord inglês que se apaixona por uma empregada da mansão, feita pela Emma Thompson. É um filme de momentos sutis. Existe uma cena maravilhosa em que Hopkins tenta se declarar à sua paixão mas por questões sociais, timidez, nervosismo e até mesmo preconceito se reprime. Poucas vezes vi um momento tão divinamente interpretado no cinema como esse. É genial. Vestígios do Dia é um primor, um filme feito para pessoas sofisticadas e de muito bom gosto. Como não poderia deixar de ser é uma produção britânica do mais alto nível. O diretor Ivory é um dos meus preferidos de todos os tempos. E é por essa e outras razões que considero "Vestígios Do Dia" uma perfeição da sétima arte. Poucas vezes algo assim tão sutil encontrou um veículo tão competente nas telas. Um primor!

Vestigios do Dia (The Remains of the Day, Estados Unidos, Inglaterra, 1993) Direção: James Ivory / Elenco: Christopher Reeve, Anthony Hopkins, Emma Thompson, Caroline Hunt / Sinopse: 1958. James Stevens (Anthony Hopkins), um homem de idade, em um grande carro antigo começa uma viagem pela Inglaterra em direção ao mar. Por muitos anos ele foi o mordomo-chefe de Darlington Hall, uma famosa casa de campo. Neste época sacrificou sua vida pessoal por vários anos para ter um alto desempenho profissional, mesmo reprimindo seus sentimentos e passasse uma frieza que na verdade não era parte da sua personalidade. Ele está indo visitar Sally Kenton (Emma Thompson), que ele não vê há muito tempo e tinha sido governanta em Darlington. Ele pensa que talvez ela possa ser persuadida a retomar a sua antiga posição, trabalhando para o novo proprietário de Darlington, um congressista americano aposentado.

Pablo Aluísio.