quinta-feira, 18 de agosto de 2022

A um Passo da Eternidade

Título no Brasil: A um Passo da Eternidade
Título Original: From Here to Eternity
Ano de Produção: 1953
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Fred Zinnemann
Roteiro: Daniel Taradash, James Jones
Elenco: Burt Lancaster, Montgomery Clift, Deborah Kerr, Donna Reed, Frank Sinatra, Philip Ober

Sinopse:
Um grupo de militares americanos, a maioria deles da Marinha (U.S. Navy) estão levando suas vidas enquanto trabalham em navios ancorados no porto de Pearl Harbor, no Havaí. Então. sem nenhum aviso, são surpreendidos por um ataque massivo da Força Aérea Imperial do Japão, se tornando o estopim da entrada dos Estados Unidos na II Guerra Mundial.

Comentários:
Esse clássico do cinema americano é até hoje considerado o filme definitivo do ataque japonês ao porto militar de Pearl Harbor. Até aquele momento o governo americano não tinha intenção de entrar na Guerra. Depois do ataque, que matou milhares de militares dos Estados Unidos, a entrada se tornou inevitável. O grande mérito desse roteiro não foi apenas mostrar o ataque em si, em cenas realmente memoráveis, algumas tiradas de arquivo, filmagens reais, mas também de individualizar aqueles militares, mostrando a vida deles antes do ataque, suas paixões, planos, a vida que ia seguindo normal até aquele dia que o próprio presidente Roosevelt diria que "entraria para a infâmia". Dando rosto e história a cada um desses personagens o filme humanizou a face das vítimas do ataque. O filme foi um grande sucesso de público e crítica, sendo premiado em 8 categorias do Oscar. Até hoje é considerado um dos maiores clássicos da história de Hollywood.

Pablo Aluísio. 

 

5 comentários:

  1. Pablo:
    A imagem que mostra todos os aviões americanos alinhados recebendo o ataque mortal das forças militares japoneses é icônica, não só pelo fato em si, mas porque tal alinhamento dos aviões em Pearl Harbor, mostra o pouco caso que o alto comando das forças armadas americanas estavam fazendo da segunda guerra mundial, do sofrimento dos povos da Europa massacrados pelos nazistas, e pelo perigo que poderia representar o ataque desses potenciais inimigos.
    Assim com no 11 de setembro, os "superamericanos" foram pegos de calcas curtas devido a sua arrogância.

    ResponderExcluir
  2. Não esperavam nunca por aquele ataque, foi chocante para a época e mudou os rumos da história para sempre

    ResponderExcluir
  3. Pablo:
    Lembrando da morte do Elvis e nessa semana passada também da Olivia Newton-John, eu percebi que o Elvis, surpreendentemente, gostava mais da Olivia que o normal, afinal além de ter citado seu nome e cantando If You Love Me Let me Know, fazendo praticamente um cover na sua vocalização e também de arranjo, ele também cantou Le Me Be There, fazendo outro cover até no contracanto do vocalista JD. Sumner. A Olivia tão novinha e já estava bem na fita com o Rei.

    ResponderExcluir
  4. Perdeu uma longa batalha contra o câncer. Em disco deixou um agradável estilo pop.

    ResponderExcluir