sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Traição Cruel

Clay O'Mara (Audie Murphy) recebe uma notícia terrível. Seu pai e seu irmão foram mortos por ladrões de gado. Ele decide então ir até a cidade onde eles moravam para vingar suas mortes. Chegando lá, procura pelo xerife e se oferece para trabalhar como assistente. Mesmo relutante o xerife decide lhe dar a estrela que identifica os homens da lei. E vai além, lhe diz que um pistoleiro que vive no lugarejo de Diablo muito certamente sabe quem matou seus pais. O que O'Mara nem desconfia é que o próprio xerife e um advogado da região estão envolvidos na morte de seus familiares. Eles os mataram para não apenas roubar seu rebanho, mas também parte de sua propriedade rural. Bom filme que procura trazer elementos novos no velho tema da vingança pessoal. Aqui os responsáveis pelos crimes são os próprios homens da lei que fazem de tudo para o protagonista se dar mal, afinal é do interesse do xerife corrupto que ele se dê mal mesmo, que morra o mais rapidamente possível.

Há um personagem interessante nesse filme, um pistoleiro perseguido por O'Mara, um sujeito que foge dos padrões de personagens pistoleiros do velho oeste. Esse é um falastrão, sempre com tiradas irônicas e gargalhadas, mesmo quando é enviado para um julgamento que pode o condenar à forca. Só que por viver no mundo do crime Whitey Kincade (Dan Duryea) sabe muito bem do envolvimento do xerife na morte dos familiares de Clay O'Mara. E por uma ironia do destino se torna o principal parceiro na vingança que o personagem de Murphy tanto deseja. Enfim, um western da Universal que apesar de seu modesto orçamento - é nitidamente um filme B - mantém o interesse por causa desse grupo de personagens que transitam entre o crime e a lei, sem muita cerimônia ou culpas pessoais. Vale a pena assistir, principalmente para os fãs de Audie Murphy, ator que sempre foi muito querido em nosso país pelos admiradores dos antigos filmes de faroeste.

Traição Cruel (Ride Clear of Diablo, Estados Unidos, 1954) Estúdio: Universal Pictures / Direção: Jesse Hibbs / Roteiro: George Zuckerman, D.D. Beauchamp / Elenco: Audie Murphy, Susan Cabot, Dan Duryea / Sinopse: Após a morte de seu pai e irmão, Clay O'Mara (Audie Murphy) parte em busca de vingança. Ele se torna auxiliar do xerife que, sem que ele desconfie, esteve envolvido no crime de seus familiares. Quem acaba o ajudando é o pistoleiro procurado Whitey Kincade (Dan Duryea) que de inimigo se torna seu improvável parceiro.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Os caras materem o pai e o irmão do Audie Murphy até na vida real seria uma sandice, o cara era casca grossa de verdade.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, os roteiristas, pelo visto, exageraram nas tintas. É o mundo cão do velho Oeste americano. rsrs

    ResponderExcluir