quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Elvis Presley - Hound Dog / Don´t Be Cruel

Se existe um single que definiu toda a carreira de Elvis Presley na década de 50 esse foi o mega campeão de vendas "Hound Dog / Don´t Be Cruel". Após o sucesso de "Heartbreak Hotel" a RCA tinha esperanças de repetir o mesmo sucesso comercial, o mesmo boom de vendas. Isso não aconteceu com "I Want You, I Need You, I Love You" mas quando "Hound Dog" pintou nas lojas o sucesso foi imediato. Não era para menos. A canção já vinha causando alvoroço nas apresentações ao vivo quando Elvis usava de seu ritmo contagiante para apresentar sua já tão famosa dança selvagem. Além disso o Lado B do single era por si só um outro hit em potencial. "Don´t Be Cruel" caía como uma luva no gosto das adolescentes que na época sonhavam com Elvis em suas fantasias românticas.

De fato o que muitos ignoram é que "Hound Dog" jamais deveria ter sido gravada por Elvis Presley. A música foi composta por Leiber e Stoller para a cantora Big Mamma Thornton. "Hound Dog" era uma gíria dentro da comunidade negra que significava homens que não paravam quietos, sempre atrás, na "caça" de outras mulheres. Na música uma mulher negra pede para que seu homem dê o fora pois não passa de um "Hound Dog", um velho cão sempre farejando um novo rabo de saia. O tema obviamente se encaixava totalmente com "Big Mamma", uma senhora negra de meia idade já cansada da vida, mas não fazia o menor sentido para um cantor branco, garotão e jovial como Elvis. Na cabine de gravação até houve um certo debate sobre isso. A música poderia ser interessante para Elvis nos palcos, mas seria adequada para gravação? Presley não se importou muito com esse detalhe, mexeu em algumas coisas na letra (versos que nunca foram escritos por Leiber e Stoller) e foi à luta. As sessões foram penosas. Elvis não se dava por satisfeito e muitos takes foram gravados. Exausto, ouviu uma por uma as tentativas até finalmente escolher o take que considerava o melhor.

"Hound Dog / Don´t Be Cruel" fez um sucesso espetacular. Na primeira semana o single vendeu mais de 600 mil cópias e quando todos achavam que tinha atingido seu pico ele voltou a surpreender vendendo ainda mais na segunda semana. Elvis chegou ao primeiro lugar entre os mais vendidos da Billboard, mas o compacto não perdeu pique nas vendas. A Variety, famosa publicação de cinema e música, noticiou na época que a RCA Victor estava encontrando dificuldades em atender todos os pedidos de lojas espalhadas em todo o país. Mal os singles chegavam nas vitrines e eram logo esgotados em poucas horas. Em pouco tempo o single havia vendido a estupenda marca de 5 milhões de cópias, fato inédito para a gravadora! Não tardou para que os recordes de vendas fossem noticiados pelos EUA afora, aumentando ainda mais a procura pelo novo disco do jovem cantor. Uma coisa levava a outra e os números só aumentavam de semana para semana. Elvis estava agora no topo de todas as paradas, com duas canções ocupando a primeira e segunda posição na principal lista de hits mais vendidos (um feito que apenas os Beatles conseguiriam repetir na década de 60). Um sucesso realmente sem precedentes. Se alguém ainda tinha alguma dúvida sobre a força do novo cantor ela se dissipou completamente com o êxito fenomenal do novo compacto. Elvis Presley não era apenas um nome em potencial, era um sucesso absoluto de vendas. O novo astro de ouro da indústria do disco.

Hound Dog (Jerry Leiber - Mike Stoller) / (MCA Music, inc, Gladys Music Co, ASCAP) 2:16 - Data de gravação: 02 de julho de 1956 - Local: RCA Studios, New York. / Don't Be Cruel (Otis Blackwell - Elvis Presley) / (Elvis Presley Music, Unichapell Music, BMI) 2:02 - Data de gravação: 02 de julho de 1956 - Local: RCA Studios, Nova Iorque. / Músicos: Elvis Presley (vocal e violão), Scotty Moore (guitarra), Bill Black (baixo), DJ Fontana (bateria), Shorty Long (piano), Gordon Stoker (piano em "Hound Dog"), The Jordanaires (vocais de apoio) / Engenheiro de Som: Ernie Ulrich / Produção: Steve Sholes / Estúdio de gravação: RCA Studios, New York / Data de Lançamento: junho de 1956 (EUA) / Setembro de 1956 (Inglaterra) / Dezembro de 1956 (Brasil). 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Ontem eu vi no You Tube, o Elvis ainda muito jovem, contando Don't Be Cruel, com aquele seu jeito debochado de emitir as frases alternando graves e agudos de uma forma tão original até então que chega a ser surpreendente que ele tenha caido com tanta facilidade no gosto popular.
    O Elvis realmente foi um gênio da nossa época.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo que de forma involuntária ele acabou quebrando regras sociais, artísticas e musicais sua época, isso tudo feito com pouco mais de 20 anos de idade. Sim, é uma forma de generalidade.

    ResponderExcluir