domingo, 14 de agosto de 2022

The Old Man

The Old Man
Essa nova série apresenta um atrativo especial para os cinéfilos, a presença do ator Jeff Bridges no elenco. Ao longo do tempo houve um certo preconceito quando atores de cinema migravam para a televisão, mais isso faz parte do passado. Atualmente as séries estão em um nível tão bom que não é nenhum demérito para a carreira de qualquer ator fazer parte de séries, muito pelo contrário. Essa nova série parece ser bem promissora e eu apostaria minhas fichas nela. Abaixo segue comentários sobre os episódios que assisti até o momento. 

The Old Man 1.01 - I
Nesse primeiro episódio temos esse velho homem, como sugere o título original em inglês, que vive solitário em uma casa isolada do campo, perto de uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos. Ao seu lado vivem apenas dois cães de guarda que ele usa para se proteger e dar o alerta de qualquer invasão em sua propriedade. No começo pensamos que ele é apenas um homem com algum tipo de  paranoia de perseguição, mas seus cuidados logo se revelam verdadeiros quando um homem invade sua casa no meio da noite. O sujeito armado estaria ali a mando de alguém do seu passado. Fica bem claro que ele quer executar o velho homem. Assim começa esse primeiro episódio que eu achei muito coeso, muito interessante, promissor, que ainda não revelou totalmente o passado de seu protagonista, mas que ao longo dos episódios o fará com certeza. Jeff Bridges continua ótimo e a sua presença nessa série já é motivo suficiente para acompanhá-la.  / The Old Man 1.01 - I (Estados Unidos, 2022) Direção: Jon Watts / Roteiro: Jonathan E. Steinberg / Elenco: Jeff Bridges, John Lithgow, E.J. Bonilla.

The Old Man 1.02 - II
Nesse episódio descobrimos mais sobre o passado desse velho homem. Ele esteve envolvido em operações militares no Afeganistão quando a União Soviética invadiu aquele país, no começo dos anos 1980. Foi um brilhante comandante militar. E um assassino de rara eficácia. Sangue frio e grande precisão na arte de matar o inimigo. No presente, ele segue em fuga e acaba encontrando uma mulher madura e solitária. Poderia ele, nessa altura de sua vida, começar um romance a sério com uma mulher como ela? É uma dúvida que fica na mente de todos. Mesmo assim, esses momentos trazem algum tipo de tranquilidade e paz para ele. Algo raro, principalmente quando você está sendo caçado por assassinos profissionais pagos pelo governo dos Estados Unidos. / The Old Man 1.02 - II (Estados Unidos, 2022) Direção: Jon Watts / Elenco: Jeff Bridges, John Lithgow, Alia Shawkat.

The Old Man 1.03 - III
Não deixa de ser um pouco preocupante o fato de uma série que já em seu terceiro episódio demonstra sinais de repetição e saturação. Pois é justamente a conclusão que tirei após assistir a esse novo episódio. O roteiro é praticamente uma derivação, sem muitas novidades, dos roteiros anteriores. Situações se repetem. O personagem de velho Jeff Bridges, tenta escapar enquanto o governo vai atrás dele de forma impiedosa. Até mesmo um assassino profissional é contratado para lhe matar. E não falta o flashback tentando explicar de onde viria tanta ira por parte do ente governamental. Assim, a sensação que tive foi de assistir mais um episódio que é mais do mesmo. Ainda assim, pela expectativa de melhorar, vou seguir em frente por mais alguns episódios. Espero que mude a situação. / The Old Man 1.03 - III (Estados Unidos, 2022) Direção: Greg Yaitanes / Elenco: Jeff Bridges, John Lithgow, Alia Shawkat.

The Old Man - Episódios Finais
Como termina a série The Old Man? Ou melhor colocando... como termina a primeira temporada? Tenho notícias não muito boas para quem vinha acompanhando. O sétimo e último episódio dessa temporada termina de forma bem inconclusiva, jogando praticamene tudo para a próxima temporada, isso se ela for produzida, pois nada foi confirmado ainda. É um velho problema dessa série onde os roteiros se arrastam até o limite. Nesse último episódio o personagem de Jeff Bridges precisa decidir se vai se entregar ao seu velho desafeto desde os tempos do Afeganistão para salvar a vida de sua filha. E nada é mostrado pois na última cena ele chega em uma penintenciária, o que talvez indique que seja lá que esteja seu inimigo. Entretanto só podemos especular, pois o roteiro, mais um vez, não conclui nada. Acho que fico por aqui. Mesmo se houver uma segunda temporada não vou ver. Não curto séries que enrolam demais e não contam sua história.

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O Jeff Bridges anda trilhando os mesmos passos do John Wayne e vai fazendo papeis de acordo com a sua idade, mas com aquela dignidade e galhardia dos grandes atores.

    ResponderExcluir
  3. A dignidade de se ter a idade que se tem...

    ResponderExcluir
  4. Review Adicionado
    The Old Man 1.02 - II
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  5. Review Adicionado
    The Old Man 1.03 - III
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  6. The Old Man
    Episódios Finais
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir