quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Elvis Presley - I Want You, I Need You, I Love You / My Baby Left Me

O segundo single de Elvis pela RCA Victor foi composto pelas canções "I Want You, I Need You, I Love You" no lado A e "My Baby Left Me" no lado B. O fato é que o sucesso do single anterior com "Heartbreak Hotel" pegou muita gente de surpresa, em especial os críticos. Não tardou para que eles se posicionassem contra Elvis. Para uma parte considerável da crítica musical da época o novo cantor soava estridente e sem valor, um reflexo da pobreza cultural que atingia os jovens transviados de lambreta (a tal juventude que era rebelde sem causa). É claro que havia todo um preconceito contra o novo som e quando ele foi adotado pelos jovens a má vontade aumentou ainda mais. Como os jornalistas que escreviam sobre música na época eram senhores de mais idade, qualquer coisa que fosse curtida pela juventude era automaticamente vista com desconfiança.

O segundo single de Elvis chegou nas lojas em maio de 1956 sob fogo cerrado. As apresentações do cantor na TV rebolando causaram ainda mais ojeriza e o compacto recebeu bordoadas de todos os lados, principalmente a faixa principal onde Elvis cantava uma baladona romântica. O que afinal esse cara de costeletas está querendo? - pensaram os reacionários de plantão. Bobagem. Elvis Presley era apenas um artista tentando apresentar um bom material, mesmo que sob condições adversas. Quando Elvis gravou essa faixa sua popularidade começava a tomar conta do país. Viajando de um lado para o outro em excursões Elvis quase morreu após entrar em um velho avião que deu problemas técnicos. Abalado e abatido com o ocorrido ele entrou em estúdio justamente para gravar "I Want You, I Need You, I Love You". Imaginem ter que relaxar e entrar em um clima romântico após quase morrer em um acidente de avião. Foi isso que Elvis teve que superar nesse momento.

Ouvindo hoje percebemos um certo estado de tensão em Elvis. Ele canta a música corretamente mas não da forma suave adequada. "My Baby Left Me", gravada em Nova Iorque nas sessões do disco "Elvis Presley", me soa bem melhor. De autoria de Arthur "Big Boy" Crudup, a música tinha pegada e ritmo. No pique certo Elvis conseguiu um belo registro - um rock / blues no tom certo, correto. Para promover o single Elvis iria a TV algumas semanas depois e cantaria a faixa principal vestido de fraque e cartola (algo que detestou). A ironia era apresentar Presley como um sujeito fino e elegante, bem distante da imagem selvagem que estava se formando em torno dele na imprensa. Era uma piada que Elvis parece não ter gostado muito. No meio de tanta polêmica e marketing a canção alcançou um honroso terceiro lugar na principal parada de sucessos dos EUA. Bom, diante das circunstâncias realmente não foi nada mal no final das contas. Dias melhores viriam pela frente.

Elvis Presley
I Want You, I Need You, I Love You / My Baby Left Me (Estados Unidos, 1956) Selo: RCA Victor - Data de Lançamento: maio de 1956 / Músicos: Elvis Presley (vocal e violão), Scotty Moore (guitarra), Bill Black (baixo), DJ Fontana (bateria), Chet Atkins (guitarra), Marvin Hughes (piano), Short Long (piano), The Jordanaires (vocais de apoio) / Produção: Steve Sholes /  I Want You, I Need You, I Love You (Gladys Music Co, ASCAP) 2:40 - Data de gravação: 11 de abril de 1956 - Local: RCA Studios, Nashville. / My Baby Left Me (Unichappel Music / Grudup Music, BMI) 2:11 - Data de gravação: 30 de janeiro de 1956 Local: RCA Studios, NY.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Elvis Presley Discografia
    Singles de 1956
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. "A ironia era apresentar Presley como um sujeito fino e elegante".
    A turma sofisticada do Rat Pack, apesar de morrer de inveja do apelo que o Elvis tinha junto a milherada, tinha um especial desprezo pela sua persona caipira e nada sofisticada. Nos anos que se seguiram, com a ida do Elvis pra Hollywood, ele passou, ironicamente, a ser vestido pelo Sy Devore, o alfaiate mais sofisticado dos Estados Unidos, que não por acaso, também vestia o Frank Sinatra. A vida dá umas voltas.

    ResponderExcluir
  3. O fato é que Sinatra nunca gostou do rock, costumava chamar os artistas de sua época de delinquentes juvenis, no fundo ele estava era preocupado com a concorrência que chegava, depois do rock ele nunca mais teve o sucesso do passado.

    ResponderExcluir